Reforma em plena reta final de 2024? O que ainda dá tempo de realizar e o que é melhor deixar para o próximo ano
A contagem regressiva para 2025 já começou e é preciso saber o que ainda dá tempo de ser concluído para aproveitar as festividades ou aceitar que certos projetos não estarão prontos para o Natal. Para sanar dúvidas, o arquiteto Bruno Moraes compartilha um pouco de sua experiência
Com a proximidade do final de ano, começam a falar mais alto as expectativas daquilo que ainda desejamos concluir que no período vigente e os planos (ou a sua continuidade) que queremos efetivar depois da virada. Entre essas realizações está a conclusão das obras residenciais, sejam as mais pontuais ou reformas robustas.
Segundo o arquiteto Bruno Moraes, responsável pelo BMA Studio, o incremento do 13º salário contribui para a motivação de conquistar os sonhos desejados e viver a transformação do novo. Porém, ele explica que a época é marcada pelo grande volume de obras, um prazo curto em função dos recessos e as condições climáticas características do calor. “As chuvas intensas acarretam uma série de imprevistos e inconveniências, particularmente quando a reforma inclui intervenções no telhado, muros de contenção e calçadas, entre outros”, afirma.
Mais do que a rapidez do trabalho realizado para a mão de obra, outros quesitos como a disponibilidade de materiais e a facilidade para receber os suprimentos, bem como o tempo de cura designado para as tantas etapas são reflexões que, quando bem compreendidas, ajudam a diminuir a ansiedade. “Por mais que queiramos, ciclos precisam ser respeitados, como uma laje, que nos pede entre 7 e 14 dias para a secagem do concreto e o escoramento por praticamente um mês”, exemplifica o profissional. Ele ainda acrescenta que, quando uma parede é rebocada, a pintura só deve ser realizada depois de 28 dias. “Antes disso, certamente haverá uma reação entre o cimento e a tinta”, completa.
Esses e tantos outros fatores externos são contornados com a realização de um projeto muito bem acertado e composto por um conjunto de informações sobre as fases e seus tempos. E é mediante esse calendário que o profissional de arquitetura e seu cliente decidem sobre a conveniência de iniciar e concluir uma obra até o final do ano ou deixar para o próximo.
Segundo Bruno, embora as estações da primavera e verão sejam populares para as construções, a realidade demonstra que a melhor época do ano para empreender uma reforma é aquela em que o orçamento esteja adequadamente provisionado e o nível de incômodo, como as chuvas seja minimamente reduzido | Foto: Pexels
Antes de começar o processo, o arquiteto consulta suas equipes de obras e fornecedores sobre os prazos estimados para o trabalho e as entregas. “O cenário é variado e tanto encontramos empresas que adotam as férias coletivas, como também contamos com equipes que mantêm suas operações ininterruptas ao longo de todo o ano”, compartilha.
Por conta das tradições, confraternizações entre colegas, amigos e familiares, a agenda concorrida é um contratempo difícil de ser driblado. Com a produção do cronograma, que engloba todas as datas previstas, a equipe do BMA Studio acompanha à risca, tendo como norte o início e o dia estimado para o término.
O arquiteto Bruno Moraes delibera que o acompanhamento de um profissional é o antídoto para as dores de cabeça diante de resoluções que o cliente, por falta de experiência, tem dificuldades de tomar | Foto: Guilherme Pucci
Se entendermos que as datas não batem dentro do calendário, nosso papel é deixar claro para o cliente e acalmar suas expectativas. “Gostamos de enfatizar que, ao contrário de novembro e dezembro, o mês de janeiro já é muito mais sereno, pois não temos aquela sensação de uma urgência fora do compasso”, analisa.
Em muitos casos, uma reforma simples e em ponto específico alcança a expectativa sobre resultado aguardado em uma atuação precisa e célere. Isso inclui uma pintura e a instalação de acabamentos, entre outras atividades mais ligadas às fases de finalização. Nesse apto realizado pelo arquiteto Bruno Moraes, as intervenções do projeto permitiram que seus clientes pudessem se mudar em um breve prazo de 30 dias | Foto: Guilherme Pucci
A segurança de contar com um profissional especializado
Com o desejo de economizar, o barato pode sair mais caro quando o morador entrega sua confiança para profissionais sem os devidos conhecimentos e experiências. Considerando que cada obra é uma obra, a confiança em uma indicação de um amigo ou parente que já trabalhou com determinada pessoa, mas sem a formação necessária, é sucedida por muitos problemas a serem resolvidos. “
A depender do grau de complexidade, o estresse e o desembolso financeiros só crescem, pois ambas as partes não sabem qual a decisão certa a ser tomada”, reforça Bruno. “A contratação de um profissional que começa na época do projeto e termina ao entregar as chaves se torna muito mais eficiente e econômico, sem contar a tranquilidade de saber que a obra ficará de acordo com o sonhado”, finaliza.
Sou Cláudio P. Filla, formado em Comunicação Social e Mídias Sociais. Atuo como Redator e Curador de Conteúdo doEnfeite Decora. Com o apoio de uma equipe editorial de especialistas em arquitetura, design de interiores e paisagismo, me dedico a trazer as melhores inspirações e informações para transformar ambientes.
Para mais conteúdos do Enfeitedecora, siga o nosso X (Twitter), Instagram e Facebook, inscreva-se no nosso canal no Spotify, Pinterest e acompanhe as atualizações sobre decoração, arquitetura, arte e projetos inspiradores.
O arquiteto Bruno Moraes atua há mais de 19 anos no mercado de arquitetura e interiores, com sólida experiência em projetos e execução de obras. Formado pela Faculdade Belas Artes de São Paulo (FEBASP) e pós-graduado em Gerenciamento de Empreendimentos na Construção Civil pela FAU Mackenzie, Bruno iniciou sua carreira em grandes escritórios, como o do renomado arquiteto Siegbert Zanettini.
Em 2017, fundou o escritório Bruno Moraes Arquitetura, com foco em projetos residenciais, reformas de apartamentos e espaços comerciais. O crescimento demandado por obras completas levou à criação de uma estrutura própria para execução e gerenciamento de obras, com equipe especializada e treinada. Essa expansão culminou, alguns anos depois, na transição da marca para BMA Studio, unificando os serviços de arquitetura e execução sob um novo posicionamento, mais alinhado aos diferenciais do escritório. O BMA Studio é a evolução da Bruno Moraes Arquitetura, mantendo a mesma essência, equipe e compromisso com a qualidade.
O escritório atua em projetos de casas, reformas, retrofits, espaços corporativos, áreas comuns de edifícios e stands de apartamentos decorados. Conta com um aplicativo próprio para a gestão das obras, otimizando processos e comunicação com os clientes.
Entre os principais clientes estão o Grupo Volkswagen, as multinacionais Arauco e Fabbri, os escritórios da Tecban (Banco 24h), as Sorveterias Rochinha e um projeto de revitalização urbana no bairro do Bixiga. Também participou da Mostra Casa Saudável HBC e tem obras executadas em diversas regiões do país.
A marca já teve seus projetos e vídeos publicados em importantes veículos de arquitetura. Bruno também assina colunas no Portal PiniWeb, apresenta o podcast de Arquitetura Corporativa para o Club&Casa Design, e foi apresentador do podcast do Viva Decora. De 2019 a 2024, participou do quadro de decoração do Programa da Eliana, no SBT.
Em 2023, estreou na CASACOR São Paulo com o ambiente ‘Cozinha Funcional’ e foi premiado pela VEJA São Paulo como Melhor Ambiente na categoria Cozinha Integrada ou Cozinha Gourmet. Em 2024, retornou à mostra com o espaço ‘Acalanto e Encontros’, reafirmando seu compromisso com a inovação, funcionalidade, bem-estar e brasilidade nos projetos.
Para receber a primeira loja do Grupo Cosentino na América Latina, o escritório mw.arq | moema wertheimer transformou uma antiga casa na zona oeste de São Paulo em um showroom convidativo e...
A cama pode ser considerada o elemento mais importante do quarto. Ela é imprescindível para nosso descanso, e sua qualidade reflete diretamente em nossa saúde e bem-estar. Dessa forma, uma boa cama...
Nos projetos residenciais, é comum que o foco seja concentrado nas áreas sociais, banheiros, cozinhas e dormitórios, deixando de lado um ambiente que resolve a dinâmica de boa parte da morada: a área...
Essa época das altas temperaturas vem acompanhada daquele forte desejo de passar os dias em ambientes sempre fresquinhos e confortáveis. Quem vive nas grandes cidades sabe que a sensação de um clima...