O universo da cerveja tem expandido seu público nos últimos anos, indo além do consumo de uma das bebidas mais queridas dos brasileiros. Em resposta ao crescente interesse pela fabricação, a Academia da Cerveja, escola cervejeira da Ambev que surgiu ainda no mundo digital, buscou o escritório de arquitetura Superlimão para criar seu espaço físico.
O objetivo era expandir as atividades da Academia na especialização da mão de obra de toda a cadeia ligada à cerveja – da gastronômica à execução em escala. O bairro de Pinheiros, de fama boêmia na capital paulista, foi o endereço escolhido. O galpão de 700 metros quadrados, pré-existente, se alinhava à identidade fabril da Academia da Cerveja.
O time do Superlimão criou o layout a partir de novas construções em estrutura metálica, focando em soluções que facilitassem a interação entre os espaços, tanto fisicamente quanto em visual. O programa foi dividido entre áreas técnicas, com uma nano cervejaria que possibilita a prática do processo de fabricação, e espaços de aprendizagem, com 4 salas de aula que cumprem funções diferentes.
Logo na entrada, um balcão e bar equipado com torneiras para retirada de cervejas ocupa a margem esquerda. Mesas servem de apoio, seja para a espera pelas aulas ou para eventos especiais organizados pela Academia, e uma pequena loja com produtos da marca completa essa área de aspecto social.
Ao longo de todo o galpão, o lado direito é dedicado a ambientes para momentos teóricos. A primeira sala de aula é marcada pela versatilidade: suas mesas são modulares, o que otimiza a interação entre turma e professores. Além disso, a caixilharia permite, quando desejada, a integração com a área social do bar.
Outras duas salas de aula completam a estrutura à direita. Uma delas, com carteiras tradicionais, é dedicada aos momentos de troca teórica; já a terceira é preparada para aulas de degustação e sommelieria de cervejas. Mobiliário, pinturas na infraestrutura aparente e até as madeiras escolhidas para revestimento ambientam todo o galpão com cores que remetem à identidade da Academia da Cerveja, e também aos tons dos diferentes tipos da bebida.
Na ala esquerda da sede ficam as áreas técnicas. No coração do espaço está a nano cervejaria, com toda a estrutura necessária para o preparo das bebidas. Mais uma vez a caixilharia funciona como conector, permitindo a ampliação da área e, consequentemente, o acesso facilitado de grupos maiores aos detalhes do processo de fabricação.
A Academia conta também com laboratório de qualidade, item essencial para a produção de cervejas. Banheiros e salas administrativas se concentram numa construção pré-existente, nos fundos do galpão.
PROJETO / PROJECT – Academia da Cerveja
Ficha Técnica / Data Sheet
Arquitetura / Architecture: Superlimão
Equipe de Arquitetura / Architecture Team: Lula Gouveia, Thiago Rodrigues, Antonio Carlos Figueira de Mello, Ana Galante, Marília Vicentini, Giovanna Sarnelli, Ana Carolina Hidalgo, Letícia Reis, Maria Fernanda Bellodi, Gabriela Lamanna, Diego Alves
Ano / Year: 2021 (iniciou o processo); 2023 (inauguração)
Endereço / Address: R. Mourato Coelho, 560 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05417-001
Área / Area: 700m²
Fotos / Fotografia: Israel Gollino
Fornecedores / Suppliers: LDArti, Teco Paisagismo, Acústica e Sônica, Memo, JGV Engenharia, Guimaro & Associados Engenharia, Steel Controller, Thermovalle, Grupo Skabe, Maqmóveis