A automação residencial já é uma realidade em muitos lares brasileiros e, se expande cada vez mais, através de inúmeras potencialidades, conforme a tecnologia inserida no cotidiano das pessoas ganha mais recursos, como aplicativos de comando remoto e assistentes virtuais. Todas essas facilidades se combinam com a arquiteta para proporcionar praticidade e conforto, como é o caso do Flap: equipamento com suporte para TV que fica embutido no teto e acionado por meio de sistema automatizado ou telecomando com movimentos de abrir e fechar.
“Geralmente, instalamos o flap quando não temos paredes disponíveis para colocar a televisão ou quando precisamos de uma angulação determinada para todos que estiverem no ambiente conseguirem visualizar a TV”, explica arquiteta Rosangela Pena, a frente do escritório homônimo, que utiliza esse artifício como forma de criar ambientes modernos e funcionais em seus projetos. “Acontece muito nas varandas de apartamentos residenciais, por exemplo”, completa a profissional que vê com bons olhos a inserção do recurso nas áreas de convivência, como varandas gourmet.
Acionada com um simples comando, a TV Flap dispõe de facilidade para quem está planejando o projeto de interiores, adaptando o suporte do Flap, instalado no teto, de forma que ele ‘desapareça’ do campo visual ou seja incorporado no projeto de iluminação.
Pré-requisitos para a instalação
Composto por um suporte adaptável de alumínio, o equipamento é perfeito para os variados tipos de ambientes. Contudo, sua presença demanda alguns ajustes pontuais no projeto, como a definição do local, uma vez que esse ponto de teto precisa passar por uma adaptação que abrigará todos os componentes do sistema, incluindo suporte de TV. “Entre os cuidados que analisamos, verificamos a fixação em uma laje ou em uma estrutura resistente e a aplicação do forro deve apresentar uma altura de 18 a 21 cm para o encaixe preciso”, detalha a arquiteta.

Já a automatização, isto é, para que o sistema seja acionado e a TV desça e volte a ficar oculta, um simples toque de controle remoto e até o comando de voz, através de assistentes virtuais, funciona. Algumas marcas de Flap trazem aplicativos próprios também, deixando o controle na tela do celular.
Vantagens da TV Flap
Não há dúvidas que entre as principais vantagens do Flap se resume a praticidade: nas mais variadas situações de projeto, ele entra em cena quando não há uma parede disponível para a instalação da TV, tão pouco o espaço para a disposição de um rack. Com diversos tamanhos, que compreende desde eletrônicos de 36’’ até 65’’, ele não produz nenhum ruído sonoro.

Nos dormitórios, onde é preciso colocar a TV voltada para a cama e, muitas vezes não há uma estrutura para tanto, o sistema Flap é muito bem-vindo devido ao conforto que proporciona, já que o usuário não tem necessidade de sair de onde está para que o sistema seja acionado. Outro ponto importante é o bem-estar visual, uma vez que a decoração fica mais clean e leve com a ausência da TV no campo de visão. Além disso, o sistema permite ajustes de altura, adequando a distância para que não seja prejudicial à saúde. “Fica super bacana em dormitórios de crianças e idosos, preservando assim a saúde ocular”, observa a arquiteta.
Este sistema já era recorrente nos ambientes comerciais e em residências de alto padrão. Contudo, a modernização popularizou o equipamento, tornando-se mais acessível nos últimos anos.
Cuidados importantes!
A TV Flap também conta pontos devido a segurança reforçada, já que o televisor fica em uma altura de difícil acesso e preso a um suporte resistente que impossibilita qualquer tipo de queda.

Já para os cuidados mais importantes, definidos pela profissional, estão a compra do sistema de um fabricante qualificado e também uma análise geral do ambiente, para que toda a instalação seja feita de maneira simétrica e bem equilibrada com o décor. “É necessário que tenha um estudo e preocupação para que todos que estão no ambiente consigam assistir a TV”, finaliza Pena.





