A chegada da Primavera representa um convite para aproveitar as áreas externas, tais como quintais, jardins, varandas e espaços de lazer próximos à piscina. Entretanto, para que os fins de tarde e as noites sejam vivenciados plenamente, a presença de uma iluminação eficiente se faz necessária – tanto para proporcionar o conforto de todos, quanto para destacar a beleza das espécies. A Yamamura, especialista em iluminação, mostra alguns exemplos de como iluminar esses locais.
Entre os artigos mais utilizados externamente estão os balizadores, os embutidos de solo, as arandelas, os projetores, os espetos, os postes e cordões de luz e, até mesmo, as luminárias de piso. Dessa forma, cabe ao cliente ou o arquiteto/paisagista responsável definir quais as peças mais adequadas de acordo com o projeto.
Também é importante ressaltar que esses produtos devem ter um Índice de Proteção (IP) específico para a permanência em áreas externas, que deverá ser escolhido de acordo com cada necessidade. Sendo assim, quando o produto possui IP65 significa que é à prova de poeira e a respingos d’água. Já, o IP66 resiste à poeira e a jatos d’água, enquanto os produtos com IP67 são resistentes à poeira, jatos d’água e, também, à imersão temporária na água. Essa informação pode ser encontrada na embalagem ou no descritivo da peça (no caso de pesquisas online).



Dica: para a iluminação próxima às vegetações, a temperatura de cor branco quente (2700K a 3000K) é uma boa alternativa, em razão do clima aconchegante. Outra opção é o branco neutro (até 4000K), temperatura bem próxima à iluminação natural à pino. Recomenda-se manter uma distância razoável entre plantas e artigos de iluminação.
Técnicas de Iluminação

- A Uplighting, por exemplo, é quando a luz vem de baixo para cima. Esse método consiste na distribuição dos pontos de luz no nível do solo (com o uso de embutidos, espetos e/ou refletores), direcionando-os para as copas das árvores.
- No Downlighting acontece o contrário, de cima para baixo. É ideal para quem busca um efeito mais natural usando postes e refletores instalados a um nível acima da vegetação.
- Há ainda, entre outras soluções, a Backlighting, com o objetivo de valorizar a silhueta de vegetações mais altas, como árvores e palmeiras. Nela, a luminária (representada usualmente pelos refletores) é aplicada por trás da estrutura da planta.





