Ao trocar a agitação de São Paulo pela serenidade do interior, a família (casal com duas filhas) desejava uma casa que proporcionasse mais conforto no dia a dia e amplos espaços de lazer para compartilhar com a família e amigos. Nessa mudança de vida, os clientes contrataram o arquiteto Frederico Sabella, à frente do escritório Sabella Arquitetura, que já esboçou os primeiros croquis nas conversas iniciais e visitas ao lote, situado em um condomínio urbano no munícipio de Bragança Paulista, interior de São Paulo.
A partir desse contato in loco e uma cuidadosa análise, o arquiteto aceitou o desafio de construir a residência da família em um terreno de 500 m² com duas esquinas e declive acentuado. “O lote era desafiador: em uma esquina ele apresentava dois recuos obrigatórios e uma diferença de 5 m entre os pontos mais alto e mais baixo, criando um desnível diagonal”, descreve.
Segundo o arquiteto, um dos principais desafios era evitar que o telhado parecesse visualmente comprimido entre os limites estreitos do terreno. Para tanto, a resposta foi apoiar a estrutura de madeira do telhado sobre uma viga metálica escura que, embora exposta, praticamente desaparece na sombra do beiral. Além disso, ao redor da área social ele ainda previu uma faixa envidraçada que percorre o topo das paredes, logo abaixo da viga. “Esse recurso proporcionou a falsa percepção de uma cobertura flutuante, se desvinculando visualmente do restante da construção,” explica.
Fixação e acesso à casa
No nível de acesso, que se eleva em relação à rua principal, o arquiteto situou os ambientes mais utilizados pela família no dia a dia. Na planta em ‘L’ ele incluiu três suítes, sala de TV, uma charmosa cozinha integrada às salas de jantar e estar, além de uma varanda gourmet.
O desenho formado pela edificação também envolve a piscina e o deque, criando uma configuração que maximiza a integração entre os espaços internos e externos. “Esse artifício não só fortaleceu a conexão entre os ambientes internos e externos, como acrescentou uma elegância sutil ao conjunto,” destaca Frederico.
O acesso à casa é elevado em relação à rua principal e o programa, neste pavimento, foi organizado pelo arquiteto respeitando os principais usos da família no dia a dia.
A configuração desses ambientes envolve a piscina e o deque, criando um arranjo que dilui e integra os espaços internos e externos. “Esse artifício não só fortaleceu a conexão entre os ambientes internos e externos, como acrescentou uma elegância sutil ao conjunto,” destaca Frederico.
Parte Interna da Casa
Aqueles que habitam a casa usufruem de espaços generosos que receberam acabamentos sofisticados e agradáveis tanto ao toque, quanto ao olhar. Na área social, o piso mescla a elegância quente da madeira de alta qualidade e a originalidade dos ladrilhos hidráulicos, proporcionado contrastes visuais e táteis que enriquecem o ambiente.
O forro em freijó proporciona um acabamento refinado e natural, enquanto o painel de pedra filetada, presente na área externa, imprime durabilidade e beleza.
Sala de estar e jantar
A integração entre os ambientes é uma das características marcantes da área social, onde a continuidade é enfatizada pela aplicação do mesmo piso de madeira que se estende por ambos os cômodos. Este design fluido foi arrematado por móveis confortáveis e com uma certa característica vintage.
Cozinha charmosa
Em uma justa harmonia entre o rústico e o contemporâneo, a marcenaria verde e o desenho do ladrilho hidráulico proporcionam uma viagem no tempo. A ilha central recebe destaque, projetada como ponto central no ambiente, setoriza o programa em conceito aberto, e promove funcionalidade no uso diário com a instalação do cooktop e coifa de teto.
Varanda gourmet e área de piscina
A varanda gourmet projetada pelo arquiteto prevê uma área de preparo bem planejada, churrasqueira de alta qualidade, bancadas amplas e uma extensa mesa de jantar que acomoda todos com facilidade. Centralizada, a piscina é envolta pelo gramado, deque de madeira e paisagismo, tornando-se um espaço agradável tanto nos dias de calor, quanto pela chance de apreciar todo o conjunto nos dias em que um mergulho não é opção.
Tal qual uma pousada
As suítes foram cuidadosamente projetadas de modo a aproveitar o máximo da luz natural e da vista, através de esquadrias em madeira com vidro piso/teto. Externamente as folhas em veneziana-camarão mimetizam a composição da fachada e bloqueiam a luz solar se assim desejado.
Ambientes extras
Fazendo uso do perfil natural do terreno em declive, o arquiteto incorporou dois pavimentos discretos à construção. O superior, com janelas generosas que oferecem vistas panorâmicas, abrigando um pub completo e mesa de sinuca. Já o inferior é dedicado ao acolhimento com uma suíte de hóspedes, um escritório, um ateliê para as crianças e uma sauna.
Sobre o Sabella Arquitetura
Sabella Arquitetura é um ateliê liderado por Frederico Sabella, dedicado ao segmento residencial de alto padrão. Fiel aos princípios da arquitetura contemporânea, valoriza a simplicidade formal, o acabamento primoroso e a conexão com a natureza. O escritório atua desde a concepção até o acompanhamento da obra, com colaboradores especializados em paisagismo, design de interiores e iluminação. Seus projetos visam encantar os clientes, focando na viabilidade financeira e atendimento personalizado, resultando em uma arquitetura única e atemporal. Localizado em Pinheiros, na capital paulista, Sabella Arquitetura convida você a conhecer seu trabalho.
R. Francisco Leitão, 653, cj 21, Pinheiros, São Paulo
(11) 2691 2696
www.sabella.com.br
Instagram: @sabella.arquitetura