Maior indústria de tintas do Brasil com capital 100% nacional e a terceira maior do país em volume de produção, a Tintas Iquine lança a Cor do Ano 2025 intitulada “Forró”. O vermelho terroso eleito é uma cor que sugere uma reconexão com a terra, a natureza e o orgulho das raízes brasileiras.
Inspirada por elementos naturais como o Pau Brasil, o açaí, o jamelão e as terras vermelhas do cerrado, “Forró” invoca a necessidade de se buscar pertencimento e equilíbrio em meio a um cenário mundial cada vez mais instável.
Facilmente encontrada no artesanato e na arte popular brasileira, a cor traz autenticidade aos ambientes, resgatando e valorizando elementos das culturas locais, imprimindo personalidade e levando sempre em consideração temas importantes como a consciência sustentável e a reconexão com a natureza.
A escolha foi feita por meio de uma pesquisa detalhada conduzida pela Tintas Iquine em parceria com a Justine Fox, um bureau de tendências britânico especializado em identificar tendências globais. O processo de escolha vai muito além da estética e leva em consideração tendências sociais e econômicas, culturais e até geopolíticas que estão moldando o comportamento no mundo.
Em 2025, é esperado se ver um mundo em busca de reconexão com o essencial, onde as pessoas querem se sentir enraizadas e conectadas à sua origem, enquanto enfrentam um cenário de incertezas e transformações rápidas.
A gerente de Marketing e Inovação da Tintas Iquine, Magaly Marinho, explica que a escolha reflete o momento em que a crise ambiental e o cenário político de instabilidade fazem com que as pessoas busquem mais segurança e conforto, especialmente no lar, ambiente que oferece refúgio, bem-estar e regeneração. “Empática e calorosa, ‘Forró’ reflete a força e a resiliência necessárias para enfrentar os desafios futuros, ao mesmo tempo em que promove o luxo tranquilo de se estar em casa”, afirma.
Combinações
A Iquine preparou diversas paletas e composições, expandindo o uso das cores além das paredes, trazendo-as como possibilidades na decoração e em objetos de design. As cores complementares foram selecionadas com o objetivo de criar uma harmonia que permita diversas interpretações e aplicações em projetos de decoração. Cada cor foi escolhida por sua capacidade de complementar o tom terroso de “Forró”, trazendo equilíbrio e contraste ao mesmo tempo. Essas combinações foram pensadas para oferecer uma flexibilidade que atenda a diferentes estilos de decoração, indo do minimalista ao vibrante.
O processo de seleção envolveu um estudo detalhado de como essas cores interagem entre si e como podem ser utilizadas em diferentes ambientes para transmitir emoções variadas. A ideia é que essas cores ofereçam uma base versátil para que designers e consumidores possam criar ambientes diversos.
“Forró” é um tom ideal para transição, perfeito para misturar ambientes internos e externos, onde é possível criar impacto e aumentar a intensidade visual do verde complementar de um jardim exuberante ou das plantas de varanda. Ela promove relaxamento ao mesmo tempo que imprime uma presença marcante. Segundo Magaly, ela reforça o senso de pertencimento e representa as relações humanas entre as pessoas, com outras espécies e o planeta. “A cor nos convida a pensar em uma sociedade mais justa e igualitária, enaltecendo valores como inclusão, acolhimento e empatia.”, conclui.
A campanha de lançamento da Cor do Ano 2025 da Iquine conta com filme para internet, que pode ser conferido por este link.
Sobre o Grupo Iquine
O Grupo Iquine detém a maior indústria de tintas do Brasil com capital 100% nacional e a terceira do país em volume de produção, envolvendo 700 colaboradores diretos. Atuando nos segmentos de tintas imobiliárias e industriais, seus produtos estão presentes em mais de 20 mil pontos de vendas em todo o país. Fundada como Tintas Iquine em fevereiro de 1974, no Polo Industrial de Jaboatão dos Guararapes (Grande Recife), o Grupo Iquine se transformou em um dos maiores do Brasil, consolidando sua marca no mercado nacional através da qualidade de seus produtos. As operações do Grupo Iquine ganharam ainda mais força com a aquisição da Tintas Hidracor, em Outubro de 2020. O Grupo Iquine é vinculado à Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), com certificação de qualidade concedida pelo Programa Setorial de Qualidade (PSQ) e está em conformidade com todas as exigências e normas de qualidade do segmento. Atualmente, possui capacidade de produção de 220 milhões de litros por ano, somadas as três unidades fabris, sendo duas localizadas no estado do Ceará (em Maracanaú e Acarape) e uma em Pernambuco (Jaboatão dos Guararapes), além de um centro de distribuição no estado de São Paulo (Guarulhos).