Saiba como evitar exageros ao compor ambientes

Veja a seguir os principais pontos que explicam como usar essa tendência com equilíbrio e propósito estético.

By: Enfeite Decora

O perigo da mistura sem critério

Combinar materiais diferentes sem planejamento pode criar ambientes confusos e cansativos, com excesso de estímulos visuais e falta de unidade estética.

Ler materia

Escolha um material protagonista

Um dos segredos para harmonizar estilos é eleger um material principal e permitir que os demais dialoguem com ele, evitando disputas visuais no espaço.

Contraste com consciência

Texturas e acabamentos diferentes só funcionam bem juntos quando há equilíbrio de tons, superfícies e volumes no ambiente em que estão inseridos.

Temperatura visual influencia no conforto

Materiais quentes, como madeira e couro, aquecem o espaço. Já vidro e mármore trazem leveza. Misturar sem cuidado pode causar desconforto sensorial.

Erros que comprometem a identidade

Ignorar o estilo predominante da casa ao inserir novos materiais cria um ambiente desconexo, que não reflete a personalidade do morador.

O contraste deve contar uma história

A decoração deve ter propósito. Usar materiais distintos sem narrativa deixa o ambiente genérico, como uma colagem de tendências aleatórias.

Quer mais dicas de decoração? Acesse nosso site

Acessar

Iluminação ajuda a equilibrar

Uma iluminação bem pensada suaviza contrastes. Luzes amareladas, por exemplo, ajudam a aquecer ambientes com predominância de materiais frios.

Estética coerente acima das tendências

Mais do que seguir modismos, a decoração precisa revelar a identidade de quem vive ali. A mistura de materiais deve servir a essa expressão pessoal.