Saiba como incorporar o cantinho de fé ou meditação no conforto do lar

A arquiteta Cristiane Schiavoni explica como harmonizar o projeto arquitetônico com o estilo e a fé do cliente

Este dormitório recebeu um oratório juntamente com uma estante de vidro dedicada à coleção de imagens religiosas da moradora | Projeto: Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores | Fotos: Rafael Renzo

Cada pessoa possui a sua própria forma de viver a fé, assim como busca maneiras de atrair as melhores energias para o ambiente onde vive. Independente de religião ou filosofia de vida de cada um, o desejo se expressa como os versos da música ‘Se Eu quiser falar com Deus’, de Gilberto Gil: “Se eu quiser falar com Deus | Tenho que ficar a sós | Tenho que apagar a luz | Tenho que calar a voz | Tenho que encontrar a paz….”. E para encontrar essa tranquilidade, o fato é que muita gente gosta de ter um espaço para que possa se reconectar com sua força interior e receber bênçãos.

A arquiteta Cristiane Schiavoni, do escritório que leva seu nome, já realizou projetos que receberam esses cantinhos especiais – feitos para orações ou meditações. Por isso, ela explica como pode ser feito um projeto para quem deseja ter uma área (mesmo que pequena) com a intenção de aprofundar os seus momentos de fé. Confira!

Entendendo o desejo do cliente

Ainda no mesmo projeto, temos de destaque no hall de entrada do apartamento, a obra de arte com a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, do artista Romero Britto | Projeto: Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores | Fotos: Rafael Renzo

A profissional afirma que, muitas vezes, ao iniciar o projeto o cliente pode não se sentir à vontade para comunicar o desejo de ter uma área dedicada à religião que ele prega. Assim, ela procura compreender e conhecer mais as pessoas envolvidas no planejamento com o intuito de agregar ainda mais na proposta e solução para espaços.

“No geral eles [clientes] ficam mais reservados. Porém, conforme o profissional vai ganhando a confiança e conhecendo melhor os seus gostos pessoais, essas conversas acabam acontecendo naturalmente, assim é possível auxiliar na criação desses espaços tão importantes”, conta a arquiteta.

Corredor com oratório e quadros religiosos dos moradores introduzem ao quarto do casal | Projeto: Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores | Fotos: Rafael Renzo

Agora, na sala de jantar, Cristiane trouxe um pouco mais da personalidade do cliente, inserindo a imagem da santa de devoção da moradora ao balcão de detalhes vazados tendo o fundo das paredes com boiseries que realçam o décor com velas e castiçais.

Imagem da santa de devoção da moradora na sala de jantar | Projeto: Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores | Fotos: Rafael Renzo

“Era muito importante entender como acomodar as obras e imagens que eles já tinham, fazer um estilo de “moldura” que desse destaque e integração ao décor da casa, a boiserie surgiu como uma forma de valorizar esses pertences, como a imagem da sala de jantar”, conta a arquiteta.

Adaptação às diversas crenças

A depender do objetivo do espaço dedicado à fé, Cristiane afirma que a sua localização pode ser tanto no espaço social ou privado da casa ou apartamento, ela conta que isso irá depender da vontade do morador de ter um local para orações e contemplações ou uma área de exposição de imagens.

“Tem pessoas que têm aquele momento realmente de meditação e tudo mais, então, eu busco colocar em um lugar um pouco mais reservado para que ela tenha esse momento de concentração. Assim, no período de início do projeto, a ideia é tentar entender como que aquela pessoa se relaciona com essa religiosidade e aí pensar em um cantinho que seja adequado”, relata.

Altar budista em um dos projetos da arquiteta Cristiane Schiavoni | Foto: Carlos Piratininga

Neste projeto, a arquiteta precisou incorporar a estética da casa ao desejo do cliente de ter um altar budista. No caso deste trabalho, o morador queria ter um lugar de contemplação e não de zazen ou meditação para repousar a mente, segundo os budistas. Assim, ela inseriu o altar em um dos corredores entre a área social e a área íntima dos quartos. A aplicação de tons terrosos e sóbrios, traz ao local um toque mais contemplativo e sensorial instigado pela filosofia budista e faz jus ao desejo do morador.

Para fazer um projeto harmonioso com a personalidade do cliente e de sua fé, a arquiteta afirma que é preciso ter o compromisso profissional de conhecer o básico da religião para poder estruturar um cantinho de meditação sob medida.

“Na reunião para decidir os detalhes de um projeto, o morador me disse que precisaria de um lugar para colocar o seu altar budista. Então, esse foi o ponto de partida para criar uma decoração que resgatasse os gostos e a história deles, com referências da cultura japonesa”, conta Cristiane.

Luzes adequadas

A iluminação também é um item importante para se considerar neste tipo de espaço, afinal tais momentos pedem relaxamento e concentração. Por isso, a arquiteta indica luminárias e lâmpadas com temperatura de cor branco quente (2400K a 3000K), luzes indiretas e peças com cúpulas (como abajures e arandelas), que auxiliam no bem-estar.

Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores.

Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.

Tel. (11) 3649-4900

www.cristianeschiavoni.com.br

@cristianeschiavoni

Sair da versão mobile