Revestimentos retrôs despertam as raízes afetivas nos projetos residenciais

Na arquitetura contemporânea, a mescla entre o novo com referências que marcaram épocas é um dos atributos mais buscados nos projetos. Especialista em revestimentos cimentícios, a Palazzo aposta em clássicos com novas roupagens e tecnologia, tornando as peças resistentes e longevas

No projeto assinado pelo arquiteto Luiz Sentinger para a CASACOR SC 2024, intitulado Refúgio Axell, o revestimento Fóssil, da Palazzo, contribuiu para conceber um espaço de relaxamento e de contemplação à natureza em um ambiente que se debruça sobre o mar de Florianópolis | Foto: Lio Simas

No morar, muitas vezes nos deparamos com o desejo inerente de nos reconectarmos com lembranças ou gostos representados por elementos que hoje classificamos como retrô. Nos projetos de arquitetura, esse é um movimento bastante presente, principalmente quando a ideia é criar ambientes contemporâneos, mas que tragam em sua composição essas referências clássicas e que não saem ‘de moda’.

Entre esses itens estão os revestimentos e, movida pela paixão de ofertar produtos com as mais diversas referências, a Palazzo, marca catarinense especialista em materiais cimentícios de alto padrão, entrega em seu portfólio uma série de produtos que categoricamente transportam essa atmosfera nas padronagens, cores e nas texturas.

À frente na inovação, a empresa demonstra seu pioneirismo ao empregar matérias-primas que asseguram leveza e ainda mais resistência aos acabamentos que frequentemente são referidos como o estilo ‘casa de vó’ ou de outras memórias que nos fazem bem. Acompanhe a seleção de revestimentos que nos conectam a tempos de outrora, mas com a tecnologia de atual:

Romanza

A aclamada medida 20 x 20 cm, que remonta de um passado mais distante, sempre fez a cabeça daqueles que apreciam a delicadeza que as peças expressam em seus traços e tonalidades.

Da Palazzo, o ladrilho Romanza possui acabamento cimentício pigmentado com agregados que evitam cores uniformes e chapadas, realçando sua produção semiartesanal. Com 1,5 cm de espessura, é indicado para pisos e paredes de áreas internas e externas e está disponível nas cores Baru, Linho, Capim, Telha e Latte | Foto: Divulgação Palazzo Revestimentos

Assim, inspirado nos ladrilhos artesanais, que no século XIX foi apresentado em Paris como uma alternativa ao mármore, a Palazzo desenvolveu o Romanza, que recria esse clássico no traço cimentício. Produzido para assentamento em pisos e paredes de áreas externas e internas, Romanza é encontrado em 5 cores.

Terrazzo

Os granilites, que nas décadas de 1960 e 1970 viveram seu apogeu devido à estética dos grânulos coloridos avistados nos pisos de salas, varandas e quintais, são mais um dos materiais que ganharam uma nova geração de apreciadores. Para a felicidade de quem sonha com o efeito nos projetos, a Palazzo desenvolveu a coleção Terazzo que se traduz como a união singular entre a sofisticação das cores e a nobreza por sua variedade de acabamentos.

A linha Terrazzo apresenta formatos de 80 x 80 cm nas cores Cascata, Saibro, Sépia, Calcário e Cascalho | Fotos: Divulgação Palazzo Revestimentos

Terrazzo não se trata de uma impressão, mas sim do granilite verdadeiro que assegura a autenticidade almejada e o toque de exclusividade, uma vez que na produção semiartesanal uma peça nunca será perfeitamente idêntica a outra. No capítulo resistência, a série se destaca pela performance superior ao material comum encontrado no mercado.

Desenvolvido pela Palazzo para aplicação em pisos e paredes, o composto cimentício elaborado com pedras e lascas naturais conta com 5 opções de cores – Calcário, Cascalho, Cascata, Sépia e Saibro –, dimensões de 80 x 80 cm e 2,5 cm de espessura e 3 estilos de acabamento: fosco, alternativa versátil indicada para áreas internas e externas, oferecendo um aspecto de sobriedade ao traço cimentício; o escovado, com sua experiência tátil devido ao relevo suave das pedras em sua superfície; e o polido, admirado por seu toque acetinado, com acabamento mais sofisticado e refinado, que se enquadra para o uso em ambientes internos.

Fóssil

Dentro dos formatos menores, também é possível apostar em peças que fundem a modernidade tecnológica com a regionalização que personaliza a memória afetiva ligada à cultura local. É o caso do Fóssil, produto que homenageia o município de Corupá (SC), onde a fábrica da Palazzo está sediada, com o desenho da folha de bananeira – o município é popularmente conhecido por ter a banana mais doce do Brasil.

Aplicado em paredes de áreas internas, Fóssil possui 15 x 15cm e apenas 0,5cm de espessura graças à tecnologia UHPC | Foto: Divulgação Palazzo Revestimentos

Assinado pelo escritório catarinense de arquitetura Metroquadrado, o Fóssil combina o primitivo e o contemporâneo com a formulação UHPC – Ultra-high Performance Concrete ou, em português, Concreto de Ultra Alto Desempenho, e no Brasil a Palazzo é pioneira no emprego dessa técnica em revestimentos aderidos.

Sobre a Palazzo Revestimentos

A Palazzo é uma fabricante especialista em revestimentos cimentícios para pisos e paredes, além de outros elementos especiais em concreto arquitetônico. Pautada em autenticidade, desenvolve revestimentos de alto padrão utilizando tecnologia de ponta em suas formulações, e processos semiartesanais na fabricação. Isso confere a cada peça aspectos mais naturais e humanos a serem utilizados como diferenciais em projetos audaciosos. Pioneira na utilização do UHPC (CUAD) em revestimentos aderidos, traz inovações em produtos mais leves e mais resistentes, com cores, formatos e texturas produzidas com o que há de mais avançado no universo da tecnologia em concreto atualmente.

Palazzo Revestimentos

Corupá, Santa Catarina

Tel.: (47) 3375-0200

E-mail: palazzo@palazzo.ind.br

@palazzorevestimentos

www.palazzo.ind.br

Sair da versão mobile