Retrospectiva: as cores que definiram a primeira metade da década

Há mais de 15 anos, a Suvinil lança estudos de tendências de cores, relembre os lançamentos desde 2020

Anualmente, há mais de quinze anos, a Suvinil, líder no mercado de tintas no Brasil, apresenta um estudo aprofundado de tendências que analisa aspectos comportamentais da sociedade às novas demandas de casa, decoração, moda e estilo de vida, o Suvinil Revela.

Com o objetivo de traduzir os sentimentos e o espírito do tempo em cores, o estudo oferece uma curadoria refinada que reflete as tendências mapeadas no Brasil e no mundo. Combinando pesquisa e criatividade, o Suvinil Revela propõe paletas harmoniosas e combinações inspiradoras, facilitando a escolha de cores para os consumidores e transmitindo sensações e personalidade aos ambientes.

“Sabemos do poder transformador das cores, e com o Suvinil Revela, não apenas antecipamos tendências no universo da decoração, mas também alcançamos novos patamares ao conectar as escolhas de cores com os sentimentos e o contexto de cada momento. Nosso propósito é criar uma conexão genuína, em que as pessoas se identifiquem com as cores tanto quanto nós, propondo significado e inspiração. Afinal, a cor está presente em todas as esferas da vida”, comenta Sylvia Gracia, Gerente de Marketing, Cor e Conteúdo da Suvinil.

Em 2025, o Suvinil Revela introduz o conceito de Co(r)existir como uma resposta aos desafios contemporâneos de convivência e harmonia em um mundo em constante transformação. A proposta reflete a necessidade de conectar pessoas, natureza e tecnologia em uma relação equilibrada e sustentável. Materializado em três cores do ano – DespertarMarrom-Luxo e Sossego Noturno – e em uma coleção de 25 tonalidades organizadas em cinco paletas, Co(r)existir surge como um convite à reflexão sobre como interagimos com o espaço ao nosso redor e com as dinâmicas que moldam a sociedade.

Ambiente que materializa o conceito Co(r)existir, com as cores DespertarMarrom-Luxo e Sossego Noturno | Foto: André Klotz

Mais do que um estudo sobre cores, o conceito traduz os anseios de um tempo em que a coexistência é uma questão central, promovendo diálogos e possibilidades para uma convivência mais integrada e significativa.

Retrospectiva

Em uma retrospectiva dos últimos cinco anos de Suvinil Revela, a marca resgata suas cores do ano mais recentes, destacando as tendências e os contextos que inspiraram cada uma delas. Confira:

Cor de 2024: Conforto

Ambiente que materializa a Cor Conforto | Foto: André Klotz

Conforto, um azul claro acinzentado, é a cor do ano de 2024, a tonalidade representa equilíbrio e tranquilidade em um mundo cada vez mais acelerado pela tecnologia. Inspirada no céu e nos ambientes digitais, Conforto reflete a necessidade de pausa e reconexão.

Cor de 2023: Calcita Alaranjada

Ambiente que materializa a Cor Calcita Alaranjada | Foto: André Klotz

Calcita Alaranjada, cor do ano de 2023, é um laranja terroso inspirado no mineral homônimo que equilibra inovação e acolhimento. O tom reflete reconexão com a natureza, renovação e otimismo, destacando-se também por sua versão com pigmentação 100% mineral, que reforça o compromisso da marca com a sustentabilidade.

Cor de 2022: Eclipse

Ambiente que materializa a Cor Eclipse | Foto: André Klotz

Eclipse, cor do ano de 2022, é um verde ácido que simboliza transformação, renovação e esperança. Inspirado no fenômeno astronômico, reflete mudanças globais e convida a um novo começo em um mundo em transição. Sua tonalidade vibrante une o natural e o digital, traduzindo o espírito de reconexão e a busca por novas possibilidades.

Cor de 2021: Meia-Luz

Meia-Luz, cor do ano de 2021, é um rosa lilás inspirado no pôr do sol que simboliza transição, contemplação e otimismo. A tonalidade reflete equilíbrio e pausa em um período marcado pela pandemia e profundas mudanças globais, evocando coragem e esperança para um futuro mais harmonioso.

Ambiente que materializa a Cor Meia-Luz | Foto: André Klotz

Cor de 2020: Mantra

Ambiente que materializa a CorMantra | Foto: Renato Navarro

Mantra, cor do ano de 2020, é um verde azulado que simboliza reflexão, regeneração e equilíbrio. A tonalidade, acompanhada pelos subtons Horizonte e Contemplação, reflete a necessidade de pausa e reconexão em um período de transformações profundas. Inspirada pelo início de uma nova década, a cor traduz o desejo por ambientes mais meditativos, resgatando a essência e o equilíbrio entre mente e espaço.

“Essa retrospectiva celebra não apenas as cores escolhidas, mas também as histórias que elas contam. Cada uma delas marcou um capítulo importante no diálogo entre a Suvinil e seus consumidores, inspirando transformações pessoais e coletivas. Nosso objetivo é continuar conectados, criando pontes entre cores, pessoas e momentos”, finaliza Sylvia.

Sobre a Suvinil: Somos a Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF. Em mais de 60 anos de relacionamento próximo com clientes, consumidores e parceiros, estamos presentes em todas as regiões do Brasil, facilitando a jornada de pintura das pessoas e atuando de maneira sustentável. Oferecemos ferramentas e produtos que ajudam nossos consumidores nas diversas situações vivenciadas ao longo da jornada, como aplicativos para escolha de cores, ferramentas para encontrar um pintor qualificado por perto, sem contar na linha completa de produtos para pintar paredes, pisos, tetos, azulejos, madeiras, metais e outras superfícies disponível no nosso site e nas lojas dos nossos parceiros. 

Sair da versão mobile