Localizada na Vila Assunção, bairro próximo ao Rio Guaíba, em Porto Alegre, a Casa Carajá é um exemplo perfeito de integração entre arquitetura e natureza. Com uma área de 441,22 m², o projeto assinado pelo escritório Stemmer Rodrigues, destaca-se por preservar as 34 árvores nativas do terreno, conforme o desejo dos clientes – um jovem casal com três filhos e vários animais de estimação.
Entrada de luz constante
O projeto foi desenvolvido e executado entre 2020 e 2023, e envolveu a demolição da antiga residência para dar lugar a uma nova construção que se funde com o entorno pré-existente. Grandes aberturas envidraçadas na área social permitem a entrada constante de luz natural e um contato direto com o exterior.
Rodeada de árvores nativas
A casa é rodeada por árvores nativas, e um Jacarandá foi inserido em um pátio interno circular. A paleta de cores e materiais reflete a inspiração no entorno, com destaque para a madeira, que reveste paredes e forros internos e externos, conferindo calor e aconchego. O forro de louro-freijó na área social contribui para a sensação de bem-estar.
Valorização do design nacional
O projeto de interiores valoriza o design nacional, com peças como o Pendureiro de Ingrid Stemmer (uma das arquitetas à frente da Stemmer Rodrigues), a mesa Concrete do estudiobola, o aparador Pele de Roberta Banqueri e a chaise Pitu de Aristeu Pires.
Os painéis de ladrilho hidráulico, também criação de Ingrid Stemmer, inspirados na cestaria da tribo Carajá, adornam o living, a cozinha e os banheiros.Já a varanda, em balanço sobre a piscina-lago com carpas, é pavimentada com seixos brancos, criando uma harmonia visual com a água e o ambiente circundante.
Ficha Técnica
Projeto: Casa Carajá
Arquitetura: Stemmer Rodrigues Arquitetura
Gerenciamento/Coordenação da Obra: Stemmer Rodrigues Arquitetura
Local: Porto Alegre / RS
Ano: 2023
Área: 441m²
Sobre a Stemmer Rodrigues
A arquitetura é uma ferramenta que reinventa o espaço urbano, traduzindo projetos em manifestações culturais para o viver bem. É uma linguagem que oportuniza a imaginação e a felicidade. Nas últimas três décadas, criamos meios e habilidades para que as pessoas se sintam compreendidas. Por isso, nos desafiamos a ouvi-las e traduzi-las em projetos únicos.