É natural desejar um lar acolhedor, que seja refúgio para todos os dias e que exale calma e identidade. Foi exatamente isso que motivou os moradores deste apartamento de 160 m², na Vila Mariana (SP), a buscar uma renovação sem o tradicional quebra-quebra.
A reforma, assinada pelo arquiteto Paulo Tripoloni, à frente do Atelier Paulo Tripoloni, traduziu esse desejo em uma composição de marcenaria sob medida, soluções discretas e eficientes e uma paleta harmoniosa de azuis, brancos e madeira. O resultado? Ambientes fluidos, afetivos e completamente alinhados ao dia a dia da família formada por um casal com dois filhos meninos.
“Eles desejavam algo simples: um lugar com cara e abraço de casa. Por isso, reformulamos todos os espaços de forma estratégica para promover soluções práticas e uma modernização completa, sem alterar estrutura, piso e paredes, ou seja, sem deixar marcas definitivas no imóvel alugado”, relembra o arquiteto.
Sala de TV e Living: paleta tranquila conecta os ambientes

Ao entrar no apartamento, o tom dos acabamentos da área social já se anuncia como ambientes amplos e totalmente reconfigurados por marcenaria, iluminação e mobiliário.
A sala de TV, que também funciona como home theater, ganhou um painel ripado de MDF freijó, responsável por organizar eletrônicos, esconder fios e criar uma presença arquitetônica marcante. O painel se desdobra em prateleiras delicadas e um rack contínuo, trazendo ordem, equilíbrio e calor ao espaço.

Para permitir diferentes configurações de uso no dia a dia da família, o living e a sala de TV são conectados por um sofá-ilha com encosto flexível, possibilitando ajustes sutis entre momentos de descanso, conversas ou diversão com as crianças.
Sala de jantar atemporal

Na sala de jantar, a parede principal recebeu uma textura que remete ao cimento queimado, além disso uma fotografia da natureza ressalta modernidade e toque urbano. A janela próxima garante uma boa iluminação natural.
Cozinha: mudança radical
Embora sem alterações estruturais, a cozinha passou pela transformação mais significativa do projeto. “Agora, ela traduz o ritmo de vida da família e se torna um espaço de convivência, preparo de refeições e encontros cotidianos”, ressalta Paulo.

O arquiteto trabalhou uma composição em laminado azul-mineral, freijó e granito branco itaúnas escovado, que se desdobra em uma bancada em C. No backsplash, as cerâmicas Athos Bulcão adicionam movimento e cor. “As escolhas foram econômicas, mas inteligentes, bastante resistentes e coloridas que dão um novo ar ao espaço”, diz.
Home office prático

O antigo espaço neutro foi redesenhado para se tornar o home office do casal. A marcenaria ocupa toda a parede com prateleiras mais espessas destinadas à ampla coleção de livros, resultando em uma biblioteca particular. A composição em preto e branco equilibra seriedade e acolhimento.
Lavanderia compacta e bem resolvida

Seguindo a mesma estética da cozinha, a lavanderia repete freijó, azul-mineral e granito itaúnas na bancada. Mas o diferencial é a solução que elevou a máquina de lavar com marcenaria, evitando a necessidade de abaixar para carregar roupas.
- Veja também: O charme atemporal das cômodas no décor
Quarto dos filhos aposta no mix branco e azul

Um dos maiores desafios desse cômodo era criar um quarto que atendesse tanto a um pré-adolescente quanto a uma criança pequena, e que ainda unisse descanso, rotina e lazer dentro do mesmo quarto. Para atender essas várias demandas, Paulo projetou zonas bem definidas e colocou as camas sobrepostas e duas áreas de estudo foram posicionadas nas extremidades. Um armário que já existia foi apenas modernizado com novas portas e puxadores e realizado uma manutenção interna.
Suíte do casal: mudanças pontuais

No quarto do casal, a reforma foi pontual e precisa, vista a partir da nova marcenaria, pintura alinhada à paleta geral do apartamento e um closet repensado que conecta dormitório e banheiro.

O banheiro da suíte foi totalmente reconstruído. Como não havia acesso à unidade inferior para ajustes hidráulicos, o arquiteto trabalhou com soluções flexíveis e elevou o piso dentro do limite possível. A antiga banheira deu lugar a um box amplo com nicho e revestimentos azulados que refletem harmonia. A nova bancada de mármore Carrara, a marcenaria de freijó e os metais atualizados completam a atmosfera contemporânea.





