Um apartamento repleto de histórias e localizado no coração do Jardins, tradicional bairro de São Paulo, passou por uma intensa reforma que modernizou sua estrutura. Com 103m² e a planta original do edifício com mais de 30 anos, o trabalho empreendido pela arquiteta Daniela Funari focou em uma renovação voltada para os novos tempos, mas com o cuidado de manter a essência do imóvel.
Acompanhando as características do morar, que valoriza a vivência na área social, ela diz que a integração dos ambientes foi um dos principais pontos destacados durante o briefing. Assim, a reestruturação do layout eliminou as paredes que compartimentavam os cômodos e unificou as salas de estar, jantar e a cozinha. “Com essas aberturas, adicionamos a amplitude e a fluidez que não existia na arquitetura da época em que o apartamento foi construído”, entrega a profissional.
Após a parte estrutural, a parte de interiores reuniu móveis soltos e multiuso, todos desenhados de acordo com as funcionalidades esperadas pelos moradores. “Ainda dedicamos uma atenção especial para duas paixões dos moradores: música e literatura”, relata Daniela.
Integração como sinônimo de leveza

Durante o processo de obra, uma viga foi encontrada e transformada em um pórtico revestido no mesmo tom da marcenaria planejada. “Mantive uma unidade estética que ficou super interessante”, avalia.

Móveis soltos como protagonistas da área social!
A curadoria dos móveis foi pensada de maneira minuciosa e abrangeu escolhas que possibilitaram à arquiteta entregar cenários que instigam o desejo de usufruir do aconchego.

Na seleção das peças da Dunelli, ela destaca a importância de considerar detalhes que vão desde o tecido, no caso do sofá, e a disposição delas dentro do ambiente. “Essa sincronia conta demais para o resultado que entregamos”, decreta.

Para setorizar a sala em dois ambientes, o sofá-ilha separa o estar da área de descanso. Desse outro lado, uma ampla estante, que acompanha o castanho claro característico da madeira Freijó, protagoniza com a imponência de seu porte, os nichos que acomodam itens diversos e a seção retrátil que acomoda o teclado do morador, que é apaixonado por música.

Sala de jantar e cozinha e as possibilidades de integração

O granito rústico foi eleito por Daniela para revestir a parede onde está o buffet, marcando um contraste elegante no espaço da sala de jantar. Na outra lateral, a fusão entre cristaleira e adega, ambos com portas de vidro reflecta, reúne a coleção de vinhos, taças e os demais acessórios para esses momentos.

Minimalismo e elegância na área privativa

Uma suíte completa entrega o conforto merecido: no dormitório, a cabeceira azul faceia toda a parede e é complementada pelo painel cinza. “Fiz questão de evidenciar os encontros das peças, que deixou o visual muito mais envolvente”, analisa a profissional.

Sobre Daniela Funari Arquitetura
Daniela Funari Arquitetura é um escritório de arquitetura e interiores voltado para projetos residenciais e comerciais buscando sua individualidade, originalidade e funcionalidade. A arquiteta Daniela Funari é jovem, arrojada e apaixonada em criar espaços e ambientes personalizados e combinados. Seu grande objetivo é fazer parte do sonho das pessoas, trazer à baila o convívio em espaços prazerosos e aconchegantes, gerando satisfação, alegria e vivacidade. Sua paixão é revelada em projetos com ênfase em interiores e ambientes integrados. Em 2024, teve sua estreia na CASACOR São Paulo 2024 e recebeu o Prêmio VEJA SP de Melhor Ambiente CASACOR na categoria “Ilha de bem-estar e lounge”.
Daniela Funari Arquitetura
(11) 95500-0293
@danielafunariarquitetura
Av. Ordem e Progresso, Nº 157, CJ. 1104, São Paulo, SP

Sou Cláudio P. Filla, formado em Comunicação Social e Mídias Sociais. Atuo como Redator e Curador de Conteúdo do Enfeite Decora. Com o apoio de uma equipe editorial de especialistas em arquitetura, design de interiores e paisagismo, me dedico a trazer as melhores inspirações e informações para transformar ambientes.
E-mail: [email protected]