Funcionalidade, leveza e acolhimento guiaram a reforma de um studio, de apenas 27 m², pelo escritório ResiliArt Arquitetura. Localizado no bairro de Perdizes, a arquiteta Natália de Souza esteve à frente do projeto e conta que o projeto se concentrou no uso estratégico do espaço e, junto com a marcenaria, conceber ambientes versáteis e convidativos, mesmo em metragens reduzidas.
“Embora compacto, de maneira algum o studio pode ser desconfortável. Por isso, nosso foco esteve em produzir um local onde o hóspede possa se sentir em casa, mesmo que por pouco tempo. E claro, com uma estética agradável, moderna e capaz de agradar todos os perfis de pessoas”, afirma.
Ambiente integrado e bem resolvido

Em projetos de studios, a integração dos ambientes é mandatória e nesse não foi diferente. Nos 27 m², a profissional distribuiu a área em cozinha, sala e quarto, tendo a varanda separada pela esquadria que contribui para a entrada de luz natural.

Armários, prateleiras, mesa e até uma sapateira
Nas resoluções trazidas pelo escritório, logo na entrada o banco/sapateira propicia um hábito que muitos brasileiros adotaram durante o período pandêmico: retirar os sapatos antes de entrar em casa. “Gostamos de oferecer essa possibilidade, pois dessa forma a organização é presente desde a chegada. O banco tornou-se uma alternativa ao sofá e facilita o momento de calçar”, explica a arquiteta.

Nessa mesma polivalência do mobiliário, a mesa atende tanto os momentos das refeições, como a necessidade de uma bancada para o home office. “Ainda que em um curto período, os armários são essenciais. Por isso, incluímos um no studio e outro situado na varanda”, detalha.
Bicama planejada para até três pessoas

Com a marcenaria muito bem arquitetada, a cama de casal guarda a possibilidade de acomodar mais uma pessoa com a estrutura e o colchão de solteiro guardado em seu interior. Para deixar a cama mais charmosa, a cabeceira em ‘L’ acompanha o mesmo tom de madeira utilizado no móvel.
Cozinha e banheiro mantêm pedras originais, com nova marcenaria

Na cozinha, armários, gavetas e uma bancada ampla permite que os locatários possam preparar, com conforto, suas refeições. “Incluímos um cooktop de indução, que resolve bem a vida, um micro-ondas e uma geladeira de porte médio. Entendemos que não havia necessidade de incluirmos um forno”, diz Natália. Com a bancada entregue pela construtora, assim como na cozinha, no banheiro o projeto contemplou a instalação de um armário e o box.
Sobre ResiliArt Arquitetura
Uma equipe de arquitetos que contempla a integração entre o espaço e o indivíduo. Por meio de soluções customizadas, desenvolvem projetos a partir do diálogo e da tradução das aspirações dos clientes. Dessa maneira, exploram opções de layout que se materializam em ambientes atemporais, ao combinar tendências, personalidade e tecnologia. Os projetos podem ser concebidos e conduzidos do início ao fim pela equipe de arquitetos, desde a obra até o enxoval, com a missão de garantir comodidade, eficiência e confiança aos clientes.
@resiliart_arq
https://resiliartarquitetura.com/ | [email protected]
(11) 91304-2284