A arquitetura de interiores, assim como a literatura, carrega traços clássicos que atravessam séculos, tal qual os bons livros! Nessa herança sólida, materiais de expressão, como a madeira e o mármore, se reinventaram na forma de uso através das décadas e seguem com seu protagonismo em contextos modernos e aconchegantes.
A arquiteta Mari Milani aposta na pluralidade desses itens nos projetos de reforma que realiza, assim como na obra de um apartamento localizado no tradicional bairro da Mooca, localizado na capital paulista, para um casal com duas filhas adolescentes. Tal qual uma tela em branco, uma vez que o imóvel foi entregue pela construtora, ela combinou referências contemporâneas com releituras refinadas e clássicas do décor. Acompanhe:
A sincronia do mármore com a madeira nas áreas sociais
Uma das primeiras alterações promovidas foi a ampliação da sala, através da integração com a varanda, que resultou em área social ampla, arejada e bem iluminada com a luz natural oriunda do fechamento de vidro da fachada. Na composição do estar, a profissional convocou a madeira e o revestimento marmorizado para a elaboração do painel da TV.
Do lado oposto, uma espécie de pórtico envolve o home bar com os mesmos materiais do estar: a madeira que forma o ‘U’ e os armários em vidro reflecta que servem como cristaleira. Completando a peça, o encaixe para a cervejeira e adega, a base para o cantinho do bar e as prateleiras em serralheria que foram adornadas com objetos decorativos.
Amplo espaço de convívio
Com a integração proposta pela arquiteta Mari Milani, o espaço social do apartamento ganhou mais espaço para que os moradores recebam seus convidados. “Aproveitamos o fechamento de vidro para deixar a varanda bem completa”, diz ela com a formação do espaço gourmet com churrasqueira, mesa de jantar e mais uma possibilidade de estar.
Em unidade com as paredes, o revestimento marmorizado também foi escolhido para sua extensa paginação no piso. “Com essa base mais clara, inserimos alguns tapetes, também nessa paleta neutra, para criar pontos aconchegantes no setor”, complementa a profissional.
O azul como protagonista
A cozinha do apartamento trouxe uma tendência em alta: a marcenaria azul que evoca a serenidade marcante da cor, que por sua vez foi devidamente balanceada com o cinza que reveste a outra parte dos armários e vãos para o encaixe dos eletrodomésticos.
O aconchego clássico das áreas privativas
Explorada na área social, a estética também entrou em cena na elaboração da cabeceira. “A ideia foi surpreender com uma combinação personalizada e que abraçou a unidade de todo projeto de interiores” conta Mari.
Sobre a arquiteta Mari Milani
Formada em arquitetura e urbanismo em 2009, pós-graduada em master arquitetura em 2012, com mais de 300 projetos realizados em lares e negócios, Mari Milani está sempre presente nas maiores feiras e eventos de design do mundo acompanhando e trazendo as últimas tendências de mercado para seus clientes.
Para ela, a construção de um ambiente transformador vai além de erguer paredes e distribuir cômodos; é a habilidade de criar um espaço que reflita a personalidade e os sonhos de cada cliente, pensando sempre no conforto e segurança. Cada projeto é uma oportunidade de criar sensações diferentes e únicas, seja por meio da iluminação, do formato ou da decoração.
@marimilani_arquiteta
R. Marina Jacomini, Nº 57 – Santa Paula, São Caetano do Sul – SP