Num momento em que financiar um imóvel se tornou uma equação cada vez mais cara, o consórcio ressurge como alternativa estratégica — e o QuintoAndar não quer ficar de fora dessa onda. A plataforma, conhecida por transformar a locação e a compra de imóveis com tecnologia e agilidade, acaba de anunciar sua estreia no mercado de consórcio imobiliário. O lançamento oficial foi feito nesta terça-feira (6), em parceria com a Bamaq Consórcios, e representa uma nova frente de negócios da proptech.
A iniciativa vem em sintonia com o comportamento de um mercado em transformação. Com os juros do crédito habitacional ultrapassando a marca de 13,5% ao ano em diversas instituições financeiras, muitos brasileiros adiaram o sonho da casa própria ou passaram a buscar outras formas de adquirir um imóvel. O consórcio, que até pouco tempo era visto como uma solução de longo prazo e com poucas garantias, ganhou força. E os números comprovam essa tendência.
Entre janeiro e junho de 2025, mais de 590 mil cotas de consórcios imobiliários foram comercializadas no Brasil, um aumento de 40,8% em relação ao mesmo período do ano passado. No caminho inverso, os financiamentos tradicionais, com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), recuaram 10,4% no mesmo intervalo, segundo dados apurados pelo InfoMoney.
Em outras palavras, enquanto o financiamento fica mais restrito, o consórcio ganha protagonismo por permitir parcelas acessíveis e ausência de entrada imediata — dois atrativos especialmente relevantes em um país onde, como aponta o Censo de Moradia realizado pelo próprio QuintoAndar, 87% dos brasileiros ainda sonham com a casa própria.
“A compra da casa própria é o sonho de 87% dos brasileiros. Só que o processo para conquistar esse sonho é cheio de dores, como a necessidade de juntar o valor da entrada – que aqui equivale a mais de dois anos da renda média de uma família – além da baixa educação financeira, evidenciada pela dificuldade do brasileiro em guardar dinheiro”, explicou Marcelo Nelzow, diretor de Novos Negócios do QuintoAndar, em entrevista ao InfoMoney.
A partir dessa leitura de mercado, a empresa decidiu entrar de forma definitiva no segmento, oferecendo um produto digital, automatizado e nacional. O consórcio QuintoAndar tem como objetivo alcançar até o fim de 2025 mais de 1.500 clientes em seu grupo inaugural, o que representa um volume de R$ 500 milhões em cartas de crédito.
A mecânica será similar à de outros consórcios, mas com o diferencial da integração tecnológica e da experiência digital proposta pela marca. Os planos terão prazo de até 15 anos (180 meses) — o mesmo tempo de vigência do contrato firmado com a Bamaq. Ainda segundo Nelzow, o foco será atender famílias de diferentes faixas de renda, com cotas variáveis e processo 100% online, desde a simulação até a contemplação.