Quarto “Era Uma Vez”: designer Patrícia Bigonha investe na criança como protagonista

Quarto "Era Uma Vez" é o primeiro infantil da história da Modernos Eternos BH

quarto era uma vez 2 jpeg Quarto "Era Uma Vez": designer Patrícia Bigonha investe na criança como protagonista

Hoje (18 de junho), as portas da Modernos Eternos BH 2024 se abrem ao público e segue até o dia 14 de julho. O evento apresenta pela primeira vez um ambiente infantil. À frente deste desafio está a designer de interiores, a mineira Patrícia Bigonha, do Lipê Design Infantil. Com projetos autorais e ousados,

Patrícia comemora o momento e atribui sua escolha ao fato de unir em seus projetos a criatividade e a sensibilidade, entregando um ambiente infantil acolhedor, lúdico e totalmente autoral.

A importância do universo das crianças na decoração

“A inclusão de um ambiente infantil em uma mostra é uma forma de reconhecer e valorizar a importância do universo das crianças na decoração de interiores. Meu espaço é acolhedor e inspirador, de maneira que os pequenos possam explorar, brincar e deixar a imaginação voar. Um quarto bonito, muitos fazem, mas um quarto que reflete o perfil da criança e entende a família, é criado somente por um especialista muito bem capacitado”, discorre.

FOTOS – Gustavo Xavier

Para a concepção do quarto “Era uma vez”, buscou referências no próprio Instituto de Educação, local que abriga a Mostra. “Encontrei na Escola peças que estão muito alinhadas com as metodologias pedagógicas das quais eu me inspiro.

Um brinquedo, um papel de parede, um quadro que conta a história do barquinho amarelo que fez parte da alfabetização daquela criança. É um espaço em que as crianças que ali viverão conseguem construir uma memória e, quando for mais velho, resgatar isso”, explica.

Um único ambiente para duas crianças

Além de criar pela primeira vez um quarto infantil na Mostra, a designer se propôs a mais um desafio: unir em um único ambiente um quarto para duas idades – um bebê e uma criança entre 3 e 5 anos. “Vejo que as pessoas estão buscando praticidade e uma relação mais próxima entre os irmãos, o que é muito benéfico. Temos de um lado, os apartamentos que são cada vez menores e é preciso essa integração e, de outro, casas e apartamentos que os quartos até sobram mas, as famílias querem colocar os irmãos juntos até uma certa idade”, comenta.

Patrícia proporciona aos pais e responsáveis a oportunidade de explorar as últimas tendências em decoração infantil, oferecendo ideias criativas e práticas para transformar os espaços em ambientes lúdicos e envolventes.

Quarto “Era uma Vez”

Intitulado “Era Uma Vez”, o quarto que Patrícia apresenta não é nada convencional, além do que, grande parte da decoração é autoral e feito especialmente para esse evento. Uma sala de 29 m² que foi transformada em um ambiente onde a criança é a protagonista. “Era uma vez”, o primeiro quarto infantil em 9 edições de Modernos Eternos, é mais do que um simples espaço físico; é um lugar onde as histórias ganham vida, onde os laços afetivos são celebrados, e onde a imaginação é livre para voar.

FOTOS – Gustavo Xavier

Este quarto é um tributo à infância dos pais, uma ponte entre gerações e, acima de tudo, um lar para os sonhos de duas crianças de idades diferentes. Além da escolha de móveis e objetos que incentivam atividades adequadas as diferentes fases da infância, o projeto expressa um conceito claro em cada detalhe: o design afetivo. A paleta de cores se destaca por sua originalidade; em vez dos tradicionais tons claros, a escolha recai sobre a neutralidade dos terrosos, proporcionando uma sensação de acolhimento.

Sair da versão mobile