No mercado imobiliário brasileiro, os apartamentos estúdio seguem em alta, refletindo um novo comportamento e estilo de morar. Segundo a arquiteta Natália de Souza, do ResiliArt Arquitetura, a percepção de uma moradia apertada e desconfortável é um atributo ultrapassado e o segredo está no desenvolvimento de um projeto de interiores sob medida que atenda a combinação entre as características do imóvel com as demandas do morador.
“O conceito de estúdio vem acompanhado por um novo lifestyle que reflete o ‘menos é mais’ e que atende o momento de vida ou as necessidades de quem decide habitar em uma planta reduzida. E isso não tem nada a ver com o fato de renunciar ao bem-estar. Muito pelo contrário”, relativiza a profissional à frente de inúmeros projetos de aptos compactos.
Acompanhe a reforma do estúdio, de 24m², que foi realizada para uma cliente que mora fora da capital paulista. Por frequentemente passar temporadas na cidade, ela decidiu pela comodidade de se hospedar em seu próprio apartamento.
Soluções criativas e multifuncionais
Em plantas compactas, Natália explica que é preciso considerar a aplicação de soluções inteligentes realizadas por meio da marcenaria e a escolha dos eletrodomésticos. Na pequena cozinha presente logo na entrada do imóvel, o escritório executou armários superiores e inferiores e considerou a incorporação dos eletros como o filtro e o forno com função de micro-ondas.
Realizada em MDF, a cama queen size apresenta gavetas e o banco para refeições rápidas se movimenta e tem o seu lugar certo para não obstruir a passagem. “Em projetos estúdio, cada milímetro importa”, reforça a arquiteta Gabrielle Ravaneli, que atua no escritório junto com Natália Souza. Entre as alterações também foi removida a porta balcão que existia anteriormente, realizado o envidraçamento de sacada para que o estúdio ganhasse um espaço a mais e o porcelanato claro foi utilizado como uma base neutra para destacar as cores eleitas para a marcenaria.
Décor com o mesmo refinamento de um apartamento mais amplo
De acordo com Natália, os apartamentos estúdios não são limitantes e o trabalho do escritório está em valorizar a m² existente para prover um bem-estar muito próximo daquele que o morador desfrutaria em um imóvel maior. “Mesmo com as adaptações do modo de vida, focamos na máxima satisfação que nosso cliente desfrutará. É fundamental que exista uma excelente convivência entre suas necessidades e a estrutura planejada”, analisa.
Ao lado da cozinha, a marcenaria entrega a versatilidade que envolve o painel da TV, mesa de jantar que também faz as vezes home office. Na continuidade, um pequeno armário com vidro reflecta e um cantinho com nichos para rótulos de vinho e uma cervejeira. “Não podemos deixar de fora os prazeres da vida”, contextualiza a arquiteta Natália Souza. No décor, a curadoria realizada pelo escritório envolveu uma seleção de objetos com peças da própria moradora, como o cocar indígena emoldurado
A arquiteta enumera que a decoração é um fator que se soma para a harmonia entre tudo que compõe o estúdio. Na iluminação, spots no teto e fitas de LED embutidas deixaram o estúdio ainda mais aconchegante. “Nos inspiramos em referências do maximalismo para dar esse ar contemporâneo ao apartamento”, relata Gabrielle Ravaneli.
Sobre ResiliArt Arquitetura
Uma equipe de arquitetos que contempla a integração entre o espaço e o indivíduo. Por meio de soluções customizadas, desenvolvem projetos a partir do diálogo e da tradução das aspirações dos clientes. Dessa maneira, exploram opções de layout que se materializam em ambientes atemporais, ao combinar tendências, personalidade e tecnologia. Os projetos podem ser concebidos e conduzidos do início ao fim pela equipe de arquitetos, desde a obra até o enxoval, com a missão de garantir comodidade, eficiência e confiança aos clientes.
@ resiliart_arq
https://resiliartarquitetura.com/ | [email protected]
(11) 91304-2284 |