Assinado pelo escritório Nati Minas & Studio, o projeto da nova sede da Clínica Medibel, especializada em cirurgia plástica em São Paulo, parte de referências às formas do corpo humano para estruturar um espaço de escuta, cuidado e permanência.
O desenho arquitetônico evita ângulos retos e privilegia linhas curvas, presentes na marcenaria, nos forros de gesso, na iluminação e no mobiliário. A fluidez aparece já na entrada da clínica, marcada por uma claraboia artificial circular que conduz o olhar e suaviza a transição entre o exterior urbano e o ambiente interno. Mesmo sendo uma fonte de luz artificial, o elemento faz referência à presença do natural, e reforça a proposta de acolhimento quase doméstico.

Na recepção, o espaço se organiza a partir de uma peça central em travertino baiano bruto, talhada manualmente. A textura da pedra cria contraste uma dicotomia interessante entre o desenho minimalista do restante do ambiente, reforçando a combinação entre solidez e delicadeza que atravessa o projeto.
Na sala de espera, bancos contínuos em marcenaria e estofados sob medida acompanham a geometria do espaço. No centro da sala, módulos móveis permitem adaptar o uso à rotina dinâmica da clínica, que recebe uma quantidade expressiva de pacientes.

Além disso, nas paredes, o cinza queimado introduz uma dualidade de texturas que destaca os materiais e traz profundidade aos volumes. Nos consultórios, a linguagem curva permanece presente nos detalhes do mobiliário e da marcenaria. Ao longo de todo o percurso do espaço, a arquitetura busca uma proposta cromática que acompanha o tempo de permanência dos pacientes, criando uma atmosfera mais íntima e tranquila.

Projeto: Nati Minas & Studio
Equipe: Nati Minas, Kelly Daronco, Nathalia Sayuri Oura, Guilherme Costa, Beatriz Melo
Fotos: Miti Sameshima
Sobre Nati Minas & Studio
Estamos sempre buscando pelo novo, pesquisando novas materialidades, formas e jeitos de morar. É essa metamorfose constante que move o Nati Minas & Studio.
Por aqui, fazemos uma arquitetura com propósito, que respeita a individualidade e dinâmica dos clientes, traduzindo em projeto a essência e desejos de quem irá habitar aquele espaço.
Nossa arquitetura não é do ontem, é uma arquitetura do hoje e do amanhã. Existe para dar possibilidade ao usuário em se ver no imóvel, para potencializar a personalidade de quem vive ou habita aquele espaço.
x