A Casa Cerdá, localizada na Vila Madalena, em São Paulo, ganhou um projeto de arquitetura do escritório Pro.a Arquitetos, das sócias Adriana Weichsler, Daniella Martini e Viviane Saraiva marcado pela ressignificação de antigos ambientes em áreas de convívio, e para atender novas necessidades e etapa de vida dos moradores.
A reforma aconteceu no piso térreo, numa área de 150m², tendo iniciado com a reforma da edícula, anteriormente usada como lavanderia da casa. Com o tempo, esta reforma se estendeu para o pátio e para a cozinha, que ganhou um destaque especial: um dos integrantes da casa é chef de cozinha e precisava de um ambiente que refletisse a sua profissão e o permitisse dar continuidade ao seu negócio de comidas sob encomenda.
Com um conceito aberto, bem iluminado e atmosfera acolhedora, a cozinha assumiu o protagonismo de ‘cômodo principal da casa’. A disposição dos eletrodomésticos e equipamentos, assim como a pia, o forno separado do fogão e o amplo espaço para mise en place foram pensados para facilitar o uso e seguir a lógica exigida por grandes referências da gastronomia.
Ainda neste mesmo ambiente, temos a presença dos painéis de azulejos da artista brasileira Calu Fontes que, a partir da sua paleta equilibrada e motivos gastronômicos e florais, traz um ponto de convergência e diálogo entre os elementos decorativos e texturas da casa.
“Na cozinha, de um lado temos a presença de um caixilho “camarão” horizontal, que funciona com contra-peso que libera e amplia toda a bancada e, do outro, três grandes folhas que se abrem totalmente ao espaço externo, proporcionando uma maior interação de quem está dentro da cozinha com quem está fora, além de facilitar a iluminação natural”, explica Adriana Weichsler.
Na área da antiga edícula, foi desenhado um quarto para um dos moradores, além de um escritório com uma ampla folha de vidro interno, acompanhado por um brise externo que se estende ao longo desse espaço. Essa configuração levou um controle da iluminação e da privacidade nos ambientes, incluindo um banheiro canadense que atende tanto o dormitório como o escritório.
Elementos como os caixilhos e as portas piso-teto da edícula enfatizam o pé- direito, ampliam o ambiente e permitem uma conexão harmoniosa entre a parte interior com o pátio.
Já o pátio central, como fruto desse replanejamento dos demais ambientes, passa a funcionar como uma grande varanda descoberta de uso comum da casa, com a proposta de levar mais integração e harmonia entre a parte térrea da casa e os moradores, além de ganhar a presença marcante de um banco em concreto, solução adotada tirando partido do desnível que havia entre os espaços.
Sobre Pro.a Arquitetos
Habitar espaços cheios de almaSomos apaixonadas pela nossa profissão. Arquitetas inquietas e atentas às necessidades dos nossos clientes, nós, Dri, Dani e Vivi levamos para cada projeto uma abordagem holística, onde nos envolvemos e entendemos as necessidades individuais dos nossos clientes sempre com um propósito muito claro: fazer, pensar e entregar uma arquitetura para quem quer habitar espaços cheios de alma.
Por isso, aqui na Pro.a, cada projeto carrega consigo muita experiência e pesquisa, tendências, design, custos e processos definidos de trabalho, que visam não só o resultado, mas o bem- estar dos nossos clientes em todo processo de reformar ou construir.No decorrer desta trajetória, temos orgulho em afirmar que desenvolvemos uma grande rede de bons clientes e um vasto portfólio – que soma mais de 900 projetos – e engloba a criação de projetos residenciais, comerciais, coorporativos, decorados, stands de vendas e áreas comuns de empreendimentos imobiliários.
Atendemos clientes finais e os do mercado de arquitetura, construção e incorporação, sempre com o objetivo de encantá-los do início ao fim – o que significa que nos envolvemos desde a arquitetura até o último detalhe que vai compor os espaços que criamos.
Adriana Weichsler, Daniella Martini e Viviane Saraiva