Entre os revestimentos mais especificados dos últimos anos, o piso vinílico proporciona uma excelente relação custo-benefício dada as vantagens que ele oferece.
Entre as vantagens que o vinílico proporciona para a decoração de interiores de casas e apartamentos, destacam-se a agilidade na instalação, a praticidade na limpeza e o conforto termoacústico.
Outro grande diferencial é variedade de formatos, modelos e designs. Com tantas opções disponíveis no mercado, é compreensível ter dúvidas sobre qual escolher. Uma das maneiras mais efetivas de se encontrar um caminho é pesquisar tendências.
Pensando nisso, consultamos a Tarkett, a líder mundial em pisos vinílicos, para listar algumas das tendências que, na visão da marca, estão despontando no mercado recentemente.

Aconchego, mas com personalidade
Por conta da pandemia, muito se falou em aproveitar ao máximo a casa, transformada em uma espécie de “refúgio”. Na intenção de maximizar a sensação de conforto e acolhimento, escolhas mais seguras para a base da paleta, como o branco, o bege e o cinza, além de amadeirados clássicos, se sobressaíram.
Embora sejam escolhas sofisticadas e atemporais, é mais difícil expressar uma personalidade marcante com essa base, fomentando uma grande procura por tons que mantenham a essência neutra, mas em cores mais expressivas.

É um dos fatores que ajudam explicar a atual grande procura por variações de marrom, vermelho, amarelo e verde, os chamados tons terrosos, como terracota, ocre, verde-oliva, entre outros. Neste cenário, até mesmo os amadeirados ganham novo foco em tonalidades médias que remetem a experiências sensoriais, com padrões que remetem a um café quentinho ou chocolates com cremes de avelã.
Muito além do amadeirado
Quando o assunto é piso vinílico, é provável que a primeira imagem que venha à cabeça é a de réguas no padrão amadeirado dando forma a um ambiente. As opções, contudo, vão muito além de imitar o visual da madeira e hoje o vinílico tem tantas opções de design quanto outros tipos de revestimentos, como cerâmicas e porcelanatos.
Com tecnologias cada vez mais sofisticadas aplicadas na fabricação dos pisos, hoje é possível incorporar no vinílico, sobretudo nos heterogêneos, características que vão além do visual, implicando até mesmo em texturas diferenciadas que variam conforme o material a ser interpretado pelo produto.

Hoje, por exemplo, é possível escolher designs que vão das cores sólidas aos mármores clássicos, passando pelo visual moderno do granilite e do concreto aparente para chegar ao frescor contemporâneo trazidos pelas pedras e minerais.
Espinha e escama de peixe voltaram com tudo!
No lugar das réguas alinhadas, entra em cena a combinação entre a elegância das formas geométricas e a sensação de movimento que elas induzem. A espinha e escama de peixe se tornaram uma espécie de objeto de desejo no universo dos vinílicos.

Embora tenham nomes parecidos, não são a mesma coisa. A grande diferença entre é a maneira como as peças são instaladas no contrapiso/base. Na espinha, as réguas formam um ângulo de 45 graus em relação à parede. Já a escama forma um ângulo de 90 graus em relação à parede, com as peças intercaladas na vertical e horizontal.
Se até mesmo nas paginações mais convencionais o planejamento é indispensável, imagine em uma opção mais ousada. É fundamental contratar mão de obra capacitada em piso vinílico e, preferencialmente, com experiência prévia neste tipo de paginação.
Formatos diferenciados
Paginações criativas, como a espinha ou a escama de peixe citadas acima, sempre vão demandar uma margem maior que convencional para cobrir as perdas de material, pois a disposição delas no ambiente requer uma quantidade maior de recortes.
Essa margem pode ser maior ou menor a depender da relação entre as dimensões do ambiente com o tamanho da régua de vinílico, e é por isso que hoje existem formatos diferenciados pensando em cobrir diferentes cenários de aplicação.

A Tarkett, por exemplo, desenvolveu uma régua em tamanho menor, a metade da convencional, justamente para facilitar paginações criativas em ambientes pequenos e estreitos, onde peças maiores implicariam em uma quantidade grande de recortes. Por outro lado, também há opções de placas na categoria grande formato, ideais para ambientes mais amplos e com ambientes integrados.
Mantas: por que não?
Pela aplicação em larga escala em hospitais, escolas, lojas e restaurantes, provavelmente se criou a imagem em torno do piso vinílico em manta de que ele só pode ser utilizado nesse tipo de projeto, mas é importante lembrar que as mantas residenciais também são excelentes opções para o décor de interiores.
Embora não seja modular como as placas e réguas, as mantas oferecem vantagens adicionais. Além do visual monolítico e a selagem das juntas durante a instalação. As mantas podem revestir praticamente todos os ambientes, exceto banheiros com chuveiro. São especialmente indicadas para quartos, cozinhas e ambientes infantis, como brinquedotecas.
As mantas podem ser lavadas, mas não é necessário utilizar grandes quantidades de água nem produtos químicos específicos para limpar. A dica é diluir detergente neutro em água e aplicar sobre todo o piso usando um rodo com pano limpo. Enxague utilizando baldes ao invés de mangueiras, secando em seguida com um pano limpo.
Sobre a Tarkett
Com uma história de mais de 140 anos, a Tarkett é líder mundial em soluções inovadoras de pisos e superfícies esportivas, com vendas líquidas de € 3,3 bilhões em 2024. O Grupo tem cerca de 12.000 funcionários, 24 centros de P&D, 8 centros de reciclagem e 35 unidades industriais. A Tarkett desenvolve soluções para hospitais, escolas, residências, hotéis, escritórios, lojas e campos esportivos, atendendo clientes em mais de 100 países. Para construir o caminho para pisos melhores “the way to better floors”, o Grupo está comprometido com a economia circular e a sustentabilidade, alinhado com a abordagem Tarkett Human-Conscious Design®. A Tarkett está listada no mercado regulado Euronext (compartment B, ISIN: FR0004188670, ticker: TKTT).
Site: www.tarkett.com.br
Instagram: @tarkettbrasil e @oficinatarkett
Facebook: Tarkett Brasil
YouTube: Tarkett Brasil
LinkedIn: Tarkett
TikTok: @tarkett.brasil