Quartos bem planejados se tornam um refúgio para recarregar as energias e elevar o relaxamento e a descontração dos moradores. Mais do que caprichar na escolha da cama, é preciso se dedicar ao planejamento do espaço, que deve ser leve e fluido, e aos materiais eleitos, que estão intimamente ligados a sensação de bem-estar pretendida do ambiente. Portanto, essas necessidades norteiam a solução que vai preencher com estilo e personalidade a parede de frente da cama, seja pintura, revestimento ou painel de madeira.
“É muito comum que se queira focar na parede que acolhe a cama, com cabeceiras inventivas e mesas laterais de igual destaque, porém a parede em frente à cama também pede um olhar caprichado durante o planejamento do quarto”, destaca a arquiteta Mari Milani.
A profissional revela que existe uma infinidade de opções quando o assunto é decorar essa parede tão especial, podendo trabalhar com ela a partir de seu protagonismo dentro do projeto ou mesmo assumindo uma postura mais minimalista e clean na composição.
Confira, a seguir, uma seleção de ideias propostas pela arquiteta e inspire-se com as potencialidades dessa parede que tem todos os motivos para fugir da monotonia!
Protagonistas do ambiente
As potencialidades para quem deseja dar destaque para esse setor são inúmeras, como reafirma a arquiteta Mari Milani: “É muito bacana quando a parede se torna um recurso multifuncional e integrativo, se conectando a outros elementos do dormitório e sendo a protagonista do décor”, acrescenta. Para quem deseja trabalhar com esse artifício, poder contar com um projeto de marcenaria sob medida ajuda na construção de um ponto focal organizado no espaço.

Com uma marcenaria bem planejada é possível desenvolver o painel de sustentação da TV, além de rack, nichos e prateleiras. Tudo isso somado com possíveis divisórias para outros ambientes. “Em um dos nossos trabalhos, onde a parede em frente a cama virou a protagonista, conseguimos uma conexão com o closet, desenvolvendo um rack que segue até a penteadeira”, diz Mari Milani. O resultado não poderia ter ficado mais estilizado, com prateleiras, gavetas e nichos num tom mentolado de verde e ripas de madeira que delimitam os dois cantinhos.
Para esse recurso, onde a parede ganha múltiplas funções, é primordial contar com um profissional da arquitetura que desenvolva um projeto harmonioso e bem coordenado, afinal, ao assumir o protagonismo, os demais detalhes e revestimentos do dormitório precisam ser condizentes com a proposta como um todo.

Aposta no uso da cor

Para quem adora cor, destacar essa parede num tom que se conecta aos demais elementos do quarto é uma excelente saída. “As cores são bem-vindas, uma vez que destacam a parede na mesma medida em que podem ser eleitas a partir do moodboard do ambiente”, explica Mari.

Ripados que encantam em meia parede
As ripas não são apenas mais uma tendência do décor, elas se firmaram como um recurso atemporal e valoroso ao trazerem textura e brincarem com a volumetria dos espaços onde são inseridas. Em frente a cama, elas criam um destaque poderoso ao dividir a parede em duas estações.

“Trabalhar com meia parede na vertical é interessante, principalmente, quando a TV é o ponto de divisão entre os dois resultados que se criam”, explica a arquiteta Mari Milani.

Minimalismo que nunca sai de moda

Com uma busca por ambientes com, cada vez menos, estímulos visuais e mais atrelados com o minimalismo e o aconchego, é perfeitamente possível desenvolver uma parede clean, com poucos elementos, e mesmo assim muito personalizada.
“Essa opção é ideal para quem busca deixar o dormitório com os estilos mais puxados para o boho e o japandi”, reflete Mari Milani.






