A arquitetura de interiores é responsável por inúmeras transformações e avanços no que diz respeito aos recursos estéticos e utilitários para compor a funcionalidade dos diferentes ambientes e cômodos de um imóvel. Nesse contexto, as inovações não poderiam deixar de compreender os itens importantes para o funcionamento de um lar, como os ralos.
Como tendência nesse segmento, os ralos ocultos se consolidaram como mecanismos não só esteticamente bonitos, como muito funcionais, uma vez que cumprem a sua finalidade com eficiência e discrição.
Cuidados importantes
Mesmo com inúmeros benefícios, como uma maior facilidade no momento de limpar e higienizar, o ralo oculto necessitam de alguns cuidados importantes, principalmente na circunstância de sua instalação, sendo necessário deixá-lo nivelado com o piso para que a água escorra e a superfície não entre em atrito com os pés das pessoas que estiverem no espaço.
Cada ralo oculto possui uma maneira diferente de instalação, variando de fornecedores e modelos. Isso se reflete em comprimentos diferentes, que para serem adaptados no projeto, devem contar com o auxílio profissional para realizar o nivelamento e o chumbamento no piso. Outro ponto de atenção diz respeito à paginação do piso, pois o local de instalação deve seguir a mesma orientação das demais.
Ralo quadrado oculto
Um dos tipos mais comuns é o quadrado ou Square, com medida de 15 x 15 cm e profundidade de 2,5 cm. Em muitos desses modelos é possível encontrar itens acoplados que impedem o acúmulo de sujeira e barram, por exemplo, a passagem de fios de cabelo. Travas antirrefluxo e que impedem a passagem de insetos também podem ser encontradas nos modelos quadrados, dependendo da marca do ralo.
Ralo Linear
Outro são os ralos lineares, que contam com layout retangulares e tamanhos personalizados, uma vez que podem ser adaptados conforme a necessidade do ambiente. Assim como no ralo quadrado, a grelha é chumbada no contrapiso e os módulos podem ser colocados conforme a demanda, podendo apresentar uma distância de fora a fora.
Um dos principais atrativos desse modelo é a maior vazão de água que ele proporciona, tornando-se ideal para banheiros e salas de banho com um espaço de box mais amplo, assim como quando existe mais de um chuveiro no ambiente. Um dos cuidados que esse modelo exige é uma impermeabilização muito bem-feita do espaço que conecta a saída da água para a tubulação, evitando que a água fique parada. O segredo é garantir a angulação correta da canaleta.
Diferentes materiais, mesma elegância!
Outro mecanismo que pode ser empregado nos ralos ocultos é a utilização de uma peça com material diferente do usado no revestimento do piso, como por exemplo as canaletas de alumínio, chapas metálicas ou PVC, que fornecem um caimento diferenciado para o ralo e brincam com a decoração do ambiente, propondo texturas e uma camada diferenciada de composição. Normalmente, elas são de fácil retirada, favorecendo a limpeza e higienização dos ralos.