Natureza em foco: valorize as áreas externas através da iluminação
Você sabia que existem artigos de iluminação próprios para a instalação ao ar livre? A Yamamura indica alguns modelos que podem ser usados para realçar vegetações e demarcar caminhos com segurança. Conheça!
A chegada da Primavera representa um convite para aproveitar as áreas externas, tais como quintais, jardins, varandas e espaços de lazer próximos à piscina. Entretanto, para que os fins de tarde e as noites sejam vivenciados plenamente, a presença de uma iluminação eficiente se faz necessária – tanto para proporcionar o conforto de todos, quanto para destacar a beleza das espécies. A Yamamura, especialista em iluminação, mostra alguns exemplos de como iluminar esses locais.
ADVERTISEMENT
Entre os artigos mais utilizados externamente estão os balizadores, os embutidos de solo, as arandelas, os projetores, os espetos, os postes e cordões de luz e, até mesmo, as luminárias de piso. Dessa forma, cabe ao cliente ou o arquiteto/paisagista responsável definir quais as peças mais adequadas de acordo com o projeto.
Também é importante ressaltar que esses produtos devem ter um Índice de Proteção (IP) específico para a permanência em áreas externas, que deverá ser escolhido de acordo com cada necessidade. Sendo assim, quando o produto possui IP65 significa que é à prova de poeira e a respingos d’água. Já, o IP66 resiste à poeira e a jatos d’água, enquanto os produtos com IP67 são resistentes à poeira, jatos d’água e, também, à imersão temporária na água. Essa informação pode ser encontrada na embalagem ou no descritivo da peça (no caso de pesquisas online).
Na primeira imagem, arandelas com efeitos, que exploram a luz como complemento do projeto. Na outra foto, espetos de luz que evidenciam as áreas verdes e contribuem com a melhor visualização do espaço | Projeto da arquiteta Gisele Bizzo e fotos de Emerson RodriguesOutro exemplo de arandela, um modelo em cimento da Yamamura Collection, bem-vinda em varandas. Seu estilo industrial combina com paredes verdes e prateleiras em metal | Divulgação YamamuraEsta luminária de piso redonda pode decorar áreas externas, pois possui o índice de proteção IP65 | Projeto do arquiteto Giancarlo Filgueiras e foto de Emerson Rodrigues
Dica: para a iluminação próxima às vegetações, a temperatura de cor branco quente (2700K a 3000K) é uma boa alternativa, em razão do clima aconchegante. Outra opção é o branco neutro (até 4000K), temperatura bem próxima à iluminação natural à pino. Recomenda-se manter uma distância razoável entre plantas e artigos de iluminação.
Arandelas com efeitos de fachos “uplight”, “downlight” e de “fio”de luz | Divulgação
A Uplighting, por exemplo, é quando a luz vem de baixo para cima. Esse método consiste na distribuição dos pontos de luz no nível do solo (com o uso de embutidos, espetos e/ou refletores), direcionando-os para as copas das árvores.
No Downlighting acontece o contrário, de cima para baixo. É ideal para quem busca um efeito mais natural usando postes e refletores instalados a um nível acima da vegetação.
Há ainda, entre outras soluções, a Backlighting, com o objetivo de valorizar a silhueta de vegetações mais altas, como árvores e palmeiras. Nela, a luminária (representada usualmente pelos refletores) é aplicada por trás da estrutura da planta.
Cláudio P. Filla é comunicador social e especialista em mídias digitais, com mais de 11 anos de atuação na curadoria de tendências para o mercado de arquitetura e decoração. Como editor-chefe do Enfeite Decora, Cláudio lidera um conselho editorial composto por arquitetos, designers de interiores e paisagistas registrados (CAU/ABD), garantindo que cada artigo combine inspiração visual com rigor técnico e normativo. Sua missão é traduzir o complexo universo da construção e do design em soluções práticas, sustentáveis e acessíveis, sempre sob o respaldo de profissionais renomados do setor brasileiro.
Para mais conteúdos do Enfeitedecora, siga o nosso X (Twitter), Instagram e Facebook, inscreva-se no nosso canal no Spotify, Pinterest e acompanhe as atualizações sobre decoração, arquitetura, arte e projetos inspiradores.
A Yamamura, com mais de 50 anos de história, prioriza a proximidade com os seus clientes. Através de seu time de especialistas em iluminação, com toda a expertise técnica, a empresa contribui com as melhores escolhas de iluminação para os lares brasileiros. Com milhares de itens de altíssima qualidade, a equipe da rede seleciona cada opção de produto com um olhar atual, para surpreender cada vez mais o público que visita as suas lojas. Tanto para os consumidores finais, quanto para profissionais da área, arquitetos, decoradores e lighting designers, a empresa disponibiliza um departamento próprio de criação com profissionais capacitados para compartilhar todo o seu conhecimento nas mais avançadas plantas luminotécnicas. Sempre se reinventando, a marca está atenta às novas tendências da iluminação e do design do Brasil e do mundo. A Yamamura possui três lojas em SP: Rua da Consolação, Shopping Lar Center e Santo André, além do e-commerce: www.yamamura.com.br com vendas para todo o Brasil.
Com mais de 30 projetos que anunciam as principais tendências do universo do morar, a 6ª edição da CASACOR Ribeirão Preto conta em seu elenco com 20 profissionais estreantes entre os mais...
Inspirar-se nas construções elevadas de palafitas — típicas de regiões alagadiças — para dar vida a um móvel de linhas elegantes e presença marcante. Essa foi a provocação que guiou o designer...
As paredes não precisam mais ser apenas uma superfície comum, que delimita espaços e dá apoio para os móveis e objetos decorativos da casa. Elas estão cada vez mais ganhando protagonismo e...
A anual Mostra Artefacto na Haddock Lobo está aberta ao público e trouxe o tema “Viver com Arte” como o pilar da edição de 2025, guiando profissionais renomados de arquitetura para desenvolverem...