A Pantone acaba de revelar a cor do ano de 2025: Mocha Mousse (PANTONE 17-1230). Esse marrom quente e rico é descrito como “evocativo e prazeroso”, remetendo às nuances do cacau, chocolate e café. Segundo a Pantone, a Mocha Mousse é “uma tonalidade rica que nutre com sua sugestão de cacau, chocolate e café, trazendo aconchego e prazer”. Essa cor surge como resposta à busca por bem-estar e conexão, elementos que têm guiado o design de interiores em tempos desafiadores.
Mas como traduzir essa tendência global para os espaços da sua casa? Para isso, a arquiteta especialista em criar ambientes elegantes e funcionais, Priscilla Corbellini, compartilha estratégias práticas para adotar a Mocha Mousse na decoração, transformando qualquer ambiente em um refúgio de sofisticação e harmonia.
“Essa cor tem o poder de nutrir o olhar e os sentidos, trazendo aconchego e refinamento aos ambientes. É uma escolha atemporal que dialoga com a busca por conforto e bem-estar.”, destaca a Co-fundadora e diretora o escritório Corbellini Lopes Arquitetura.
Elegância atemporal com couro
Para quem busca incorporar a Mocha Mousse com sofisticação e durabilidade, o couro é uma escolha perfeita. Ícones do design brasileiro, como a Poltrona Mole de Sergio Rodrigues, já trazem essa tonalidade em sua versão clássica.
“Peças de couro nessa cor são investimentos que aliam funcionalidade e beleza. Além de criar um ponto de destaque em qualquer ambiente, o material natural dialoga com a proposta sensorial da Mocha Mousse, remetendo ao conforto e à textura orgânica”, explica a arquiteta. Além de poltronas, você pode apostar em sofás, pufes ou até detalhes como almofadas e cabeceiras de cama revestidas em couro.
Madeira scura
A madeira em tons mais escuros é um complemento natural para quem deseja explorar a cor do ano. Aparadores, mesas de jantar ou laterais em madeira nobre, como nogueira ou jacarandá, criam uma base elegante e acolhedora, ressaltando o calor do marrom suave.
“A madeira escura agrega sofisticação e profundidade aos ambientes, criando um diálogo harmonioso com a Mocha Mousse. Um aparador ou mesa com acabamento fosco, por exemplo, pode ser o ponto focal de uma sala. Além de transmitir uma sensação de conforto, peças de madeira trazem uma conexão com a natureza, valorizando texturas e tons orgânicos”, destaca a arquiteta Priscilla Corbellini.
Paredes com personalidade
Segundo Priscilla, usar a Mocha Mousse nas paredes é uma forma certeira de destacar o tom. “Por ser uma cor neutra, mas com muita presença, ela funciona bem tanto em salas de estar quanto em quartos, criando um clima envolvente e intimista.” Para um toque moderno, combine com molduras em tons off-white ou dourado.
Estofados e tecidos luxuosos
“A Mocha Mousse é perfeita para estofados. Pense em sofás de veludo, poltronas ou cabeceiras de cama. A textura potencializa a sofisticação da cor”, explica a arquiteta.
Pequenos detalhes, grande impacto
Se a ideia é começar com algo discreto, Priscilla sugere apostar em acessórios decorativos. “Vasos, luminárias ou tapetes em Mocha Mousse trazem charme ao ambiente. Além disso, peças de cerâmica nesse tom remetem ao artesanal e ao natural.”
Contrastes que Enriquecem
Para um visual equilibrado, Priscilla recomenda combinar a cor com tons claros ou vibrantes. “Mocha Mousse e azul petróleo, por exemplo, criam um contraste sofisticado. Já com bege ou branco, o efeito é mais suave e clássico.”
Cozinhas e banheiros acolhedores
A arquiteta destaca o uso da cor em armários e revestimentos. “Na cozinha, armários em Mocha Mousse são uma escolha inusitada e elegante, enquanto no banheiro, a tonalidade em pastilhas ou pintura realça o conforto do espaço.”