O painel de TV deixou de ser apenas um complemento para se tornar parte integrante da composição da sala de estar. Ao emoldurar a televisão e oferecer sustentação visual ao conjunto, ele contribui para uma leitura mais organizada do ambiente, ajudando a integrar tecnologia e decoração. Na opinião da arquiteta Cristiane Schiavoni, a utilização da madeira não é uma condição sine qua non para a execução do painel de TV.
“É óbvio que se trata de um material bastante considerado e que nos trabalhar de diversas maneiras. Porém eu gosto de mostrar para os clientes que é possível acrescentar outras possibilidades que entregam acabamentos, cores, e pontos de contrastes para explorar o projeto”, avalia.
A madeira protagoniza de diversas formas
Reconhecida por tornar os ambientes mais aconchegantes, no décor de interiores a madeira pode encarnar diversas roupagens que se associam com a personalidade da sala de estar:
Embutido na marcenaria

Nesse home theater, a arquiteta Cristiane Schiavoni contextualizou o painel dentro da estrutura de marcenaria que concebeu armários para organização de itens dos moradores, embutiu as caixas de som e organizou os equipamentos de áudio de vídeo.
“Centralizada, a TV participa do contexto multifuncional que os moradores esperavam para o ambiente”, conta.
A discrição de um painel com porta mimetizada

Um ‘que’ de minimalismo foi a tônica para a execução do painel que compreende toda a parede desta sala de estar projetada pela profissional. Na parte central, a TV parece flutuar, embora esteja devidamente fixada. “Concebemos um visual mais clean e sem a presença do rack, que ficou super interessante”, comenta.
O clássico efeito ripado
A utilização do efeito ripado tornou-se sim um queridinho nos projetos e, conforme a arquiteta, assim continuará. Além da estética moderna que pode ser implementada em diferentes leituras, ela enumera o conforto acústico, a estética acolhedora e a capacidade de inserir volume e textura no ambiente.

O charme das pedras naturais
Cristiane também exalta a sofisticação que as pedras, em suas diversas nuances, acrescentam aos painéis de TV:

Desde sempre, o aspecto exótico dos mármores desperta a admiração pelos desenhos oriundos dos processos geológicos dos locais onde são encontrados no mundo. Nesta sala, Cristiane investiu na sofisticação ao realizar o painel angulado e acabamento facetado que entregou volumetria e imponência na decoração de interiores da sala de estar.
Revestimentos
O charme do tijolinho

Conciliar a elegância com a aparência rústica do tijolinho é outra tendência que cabe muito bem nos projetos de interiores e que a arquiteta produziu nessa sala de estar. No formato brick, ela escolheu um tom mais claro que trouxe suavidade ao ambiente.
O impacto do 3D
A profissional já mencionou a busca por elementos que agreguem volumetria ao ambiente e o revestimento cerâmico é outro artifício que considera como interessante.

Embora, à primeira vista, nossa mente associe com o mármore, Cristiane definiu o porcelanato para revestir o painel da TV, promover sua continuidade para a base do rack, conceber o volume onde inseriu a lareira ecológica e complementar a parede que forma um ‘L’ dentro da área social integrada.





