Apesar da marcenaria sob medida e dos móveis planejados soarem como a mesma coisa, as diferenças entre ambos são tão significativas que impactam desde o design até a funcionalidade e o custo do projeto. Enquanto um oferece total liberdade de configuração, o outro resulta em agilidade e custo-benefício, mas qual é a melhor opção? O arquiteto Paulo Tripoloni, à frente do Atelier Paulo Tripoloni, explica as diferenças, os benefícios e as situações ideais para cada um.
“A escolha entre marcenaria sob medida e móveis planejados depende das prioridades de cada família. Se você valoriza exclusividade, design personalizado e aproveitamento máximo do espaço, a marcenaria sob medida é a alternativa mais assertiva. Por outro lado, se você busca praticidade, agilidade, bom custo-benefício e a segurança de ter uma indústria por trás do negócio, os móveis planejados podem atender esses desejos”, afirma Paulo Tripoloni.
Personalização x Praticidade: Qual a principal diferença?
A marcenaria sob medida é a escolha ideal para quem busca um design exclusivo e um aproveitamento máximo do espaço. “Ela é projetada especificamente para atender às necessidades e demandas do ambiente, sem limitações de módulos pré-estabelecidos”, explica Paulo Tripoloni. “Isso garante um aproveitamento de cada milímetro da área, além da possibilidade de também personalizar ferragens, puxadores e acabamentos de acordo com o estilo do projeto”, continua.
![](https://enfeitedecora.com/wp-content/uploads/2025/02/marcenaria-2.webp)
Já os móveis planejados são baseados em módulos padronizados, o que pode limitar o design e o uso do espaço. No entanto, eles são uma opção mais rápida e, em alguns casos, mais acessível. “Em situações em que a perda de espaço é mínima e o custo-benefício é vantajoso, os móveis planejados, que já estão prontos para serem montados, podem ser uma boa escolha”, afirma o arquiteto.
Prós e Contras da Marcenaria Sob Medida
Para ficar mais fácil de compreender, Paulo Tripoloni elenca as principais características de cada um:
Pontos Positivos:
- Personalização total do design;
- Aproveitamento máximo do espaço;
- Acabamentos e materiais sob medida;
- Durabilidade superior, dependendo dos materiais escolhidos.
Pontos Negativos:
- Prazo de entrega mais longo (70 a 100 dias);
- Custo, geralmente, mais elevado;
- Necessário marceneiro especializado em modulado sob medida.
![](https://enfeitedecora.com/wp-content/uploads/2025/02/marcenaria-3.webp)
Prós e Contras dos Móveis Planejados
Pontos Positivos:
- Entrega mais rápida;
- Processo de compra e instalação mais dinâmico, pois envolve indústrias e sistemas padronizados;
- Custo-benefício atrativo para projetos menores;
- Maior segurança de entrega, especialmente quando se contrata empresas com mais tempo de mercado, melhores pós-venda e garantia de manutenção a longo prazo.
Pontos Negativos
- Personalização limitada, pois os módulos são pré-determinados, conforme a marca do móvel planejado;
- Aproveitamento de espaço pode ser inferior;
- Menor possibilidade de acabamentos e customização, quesitos vantajosos da marcenaria sob medida.
Acabamentos, materiais e instalações
![](https://enfeitedecora.com/wp-content/uploads/2025/02/marcenaria-4.webp)
Na marcenaria sob medida, os materiais mais comuns são o MDF e o compensado para a estrutura, enquanto os acabamentos incluem laminados melamínicos e folhas naturais. “Esses materiais permitem uma variedade enorme de texturas e cores, o que é essencial para projetos personalizados”, destaca o profissional. Já nos móveis planejados, os acabamentos são limitados ao catálogo do fabricante. Embora hoje exista uma grande variedade de opções, a flexibilidade é menor comparada à marcenaria.
Segundo Paulo Tripoloni, o processo de instalação é bastante similar nos dois casos. “Geralmente não há diferença significativa. Os móveis planejados podem até ter um padrão melhor de instalação, mas isso depende muito do fabricante ou fornecedor”.
Então qual é o melhor?
Se a personalização é um fator determinante, a marcenaria sob medida é a alternativa mais adequada, segundo o arquiteto. “A marcenaria sob medida é sempre a escolha que recomendo, pensando nas necessidades individuais de quem vai usar aquele espaço. Nela é possível alcançar um design exclusivo, pois oferece mais liberdade”, afirma o arquiteto. “Os móveis planejados podem funcionar bem em ambientes mais padronizados, como cozinhas, mas em termos de exclusividade, a marcenaria é insuperável”, finaliza Paulo Tripoloni.
Sobre o Atelier de Arquitetura Paulo Tripoloni
Para o arquiteto Paulo Tripoloni, nascer na maior cidade da América Latina o fez refletir, desde cedo, sobre o lugar do homem nas cidades – o morar, o viver e o trabalhar. Morar em São Paulo despertou nele o olhar atento aos detalhes, necessidades e a força que a urbanidade trazia. Encontrou na arquitetura minimalista uma de suas inspirações para realizar projetos que buscam atender às necessidades da vida contemporânea por meio de ambientes funcionais, belos e ecologicamente responsáveis que conectem cada cliente ao que, de fato, é essencial para cada um.
Instagram: @paulotripoloni