Na arquitetura de interiores, o principal preceito de um profissional é ofertar ambientes customizados que se encaixem perfeitamente à essência, necessidades e sonhos que o morador deseja vivenciar em sua morada. Para a arquiteta Andrea Teixeira, à frente de seu escritório homônimo, entender o universo interno do cliente é fundamental antes de iniciar uma reforma, pois esse é o caminho que a conduz às transformações.
Para uma jovem executiva que vive na capital paulista, ela realizou, enquanto ainda era sócia do escritório Negrelli & Teixeira, o projeto em que a expectativa era tornar o imóvel alegre e elegante. Em seus 110m², Andrea materializou esse desejo por meio da escolha de acabamentos, revestimentos, móveis e cores que permitiram a produção de cenários e a sensação de um apartamento exultante.
O deleite através das cores e da fluidez
A personalidade da moradora foi externada logo na entrada com a cor escolhida para a porta. “Propusemos o azul ela adorou a ideia”, relembra Andrea sobre o pedido que deu o pontapé inicial no projeto. “Logo de cara, a cor adicionou gracejo e a alegria ao projeto”, explica a profissional que trabalhou a cor em harmonia com o mobiliário e os acabamentos.
Com um moodboard que mistura tons sóbrios, claros e muita madeira, o projeto de interiores se tornou sinônimo de bem-estar e tranquilidade. Todos esses elementos estão envelopados em uma integração inteligente entre sala de estar com a varanda que agregou amplitude, fluidez e a luz natural que se espalha por todos os ambientes.
Já para a sala de estar, ao invés de um painel de TV convencional, a Andrea embutiu a tubulação dentro das paredes e brincou com a marcenaria que abraça a tela.
No rack, as prateleiras laterais deixam à vista livros e objetos decorativos, enquanto o armário ripado recebe os equipamentos eletrônicos. “Acompanhando a estética, a parte superior oculta o aparelho de ar-condicionado”, revela.
Na área social, cada detalhe foi pensado para desenvolver uma atmosfera acolhedora e, ao mesmo tempo, maximizar a utilização dos espaços com a praticidade dos móveis e a distribuição do layout.
E foi justamente considerando essa distribuição equilibrada que a varanda ganhou duas áreas importantes: o espaço de jantar, onde a mesa conta com uma vista da capital paulista e, na outra ponta, o canto alemão.
Elegância através da marcenaria
Marca registrada no apartamento, a madeira se fez presente em diferentes resoluções com o propósito de entregar praticidade e acolhimento. No cantinho do bar, por exemplo, localizado na varanda do imóvel, as portas e gavetas do armário são de carvalho ripado.
Outro cuidado especial envolveu a escolha da iluminação representada pelo pendente de LED em destaque e os pontos de luz, acoplados na marcenaria, que valorizaram ainda mais a bancada com bar, os móveis da cozinha e o painel da TV.
Cozinha sintonizada no azul
A concepção da cozinha seguiu a paleta de cores do apartamento, tendo uma base neutra e o azul vibrante como ponto de destaque através da marcenaria. Além do projeto cromático, o ambiente ganhou alguns detalhes espetaculares como a bancada de quartzo, material que possui alta resistência e beleza ímpar.
No interior da cozinha, a circulação também foi estudada e pensada de maneira a deixar a cuba, a geladeira e o cooktop próximos, dentro do seu formato de corredor.
Dormitório sofisticado sem deixar o aconchego de lado
Para o dormitório, uma base de cores mais neutra foi obtida com o mix de bege, variando entre o clarinho e o mais semelhante ao marrom. “O objetivo foi transformar o quarto em um recanto de tranquilidade e calma”, analisa Andrea que propôs uma cabeceira estofada de camurça realizada até o teto.