Durante anos, arquitetos e designers lutaram para destacar a importância de um bom projeto de interiores. Hoje, essa valorização é consenso: casas e espaços comerciais se tornaram sinônimos de conforto, estética e identidade. Agora, a atenção se volta para as áreas externas – jardins, varandas e quintais – com uma demanda crescente por qualidade de vida também nesses ambientes. O desafio atual é levar aos espaços ao ar livre o mesmo cuidado e sofisticação aplicados ao interior dos imóveis.
“É preciso repensar os ambientes externos com o mesmo olhar cuidadoso e criativo dedicado aos interiores”, afirma Edison Pinter, gerente de marketing da Palazzo. Especialista em revestimentos cimentícios, a empresa é referência nacional no que diz respeito à inovação, agregando tecnologia e soluções sustentáveis aos seus materiais.
Dentro desse contexto, o produto Folha ganha protagonismo. Desenvolvido como uma alternativa ao tradicional gradil, o componente atua como uma divisória de ambientes sem separá-los. “A própria ideia de delimitar espaços traz um novo significado com o Folha. Suas formas orgânicas promovem fluidez, passando a sensação de um constante movimento”, explica.

Inspirado nas curvas da folha de bananeira, símbolo da região de Corupá, em Santa Catarina, onde a Palazzo está sediada, o seu desenho é fruto da sensibilidade do escritório de arquitetura catarinense Metroquadrado. Além do seu aspecto estético, o produto Folha se destaca por suas qualidades técnicas e funcionais que incluem soluções práticas para a arquitetura e urbanismo.
Tecnologia e inovação

Produzido em UHPC – do inglês, Ultra-High Performance Concrete, ou em português Concreto de Ultra-Alto Desempenho –, uma inovação na área da construção civil, na qual a Palazzo é pioneira no Brasil, o Folha apresenta uma resistência excepcional à compressão, tração e flexão, garantindo cimentícios mais leves e menos porosos.
Um universo de possibilidades
Apresentando três desenhos distintos, a instalação do Folha é feita com uma base de concreto, na qual são produzidos os furos para o encaixe das peças. Sua presença traz uma série de possibilidades que vão além da função de ‘muro’. De acordo com Pinter, a peça cimentícia pode ser incorporada em jardins residenciais, praças e parques, ou ainda servir como fundo artístico para lounges externos, bares, restaurantes e espaços de coworking a céu aberto. “O Folha possibilita experimentar paginações ousadas – retilíneas, curvas ou em diferentes níveis –, trabalhar com iluminação em um jogo de luz e sombras e criar transições suaves e naturais”, diz.
Vencedor do prêmio Best in Show 2025, na categoria Melhor Componente Construtivo: Área Externa e Interna, durante a 23ª edição da Expo Revestir, que aconteceu em março, o Folha integra poesia, função e tecnologia. “Ele dissolve as fronteiras entre o ambiente construído e a natureza, confirma a vocação contemporânea para o híbrido e proporciona a chance de viver a beleza dos interiores também sob o céu aberto – em quintais, praças, áreas de lazer e vida urbana”, conclui Pinter.
Sobre a Palazzo Revestimentos
A Palazzo é uma fabricante especialista em revestimentos cimentícios para pisos e paredes, além de outros elementos especiais em concreto arquitetônico. Pautada em autenticidade, desenvolve revestimentos de alto padrão utilizando tecnologia de ponta em suas formulações, e processos semiartesanais na fabricação. Isso confere a cada peça aspectos mais naturais e humanos a serem utilizados como diferenciais em projetos audaciosos. Pioneira na utilização do UHPC (CUAD) em revestimentos aderidos, traz inovações em produtos mais leves e mais resistentes, com cores, formatos e texturas produzidas com o que há de mais avançado no universo da tecnologia em concreto atualmente.
Palazzo Revestimentos
Corupá, Santa Catarina
Tel.: (47) 3375-0200
E-mail: [email protected]
@palazzorevestimentos
www.palazzo.ind.br