Faltou luz? Confira itens para ter em casa que ajudam em caso de queda de energia

Dispositivos de segurança, luzes de emergência, pilhas e lanternas são alguns produtos fundamentais, segundo especialista da Elgin que dá dicas de como escolher o melhor tipo

falta de luz 1 Faltou luz? Confira itens para ter em casa que ajudam em caso de queda de energia

Com as recentes chuvas no Brasil e casos de falta de energia, basta fechar o tempo que surge o medo de ficar no escuro. Como diz o ditado, “é melhor prevenir do que remediar”, é sempre bom ter por perto alternativas para iluminar a casa – e existem opções mais seguras e tecnológicas do que a boa e velha vela acesa.

Diante desta possibilidade, Douglas Muniz, especialista em pilhas e gerente de produto na Elgin, empresa que atua nos setores de bens de consumo, ar-condicionado e eletrodomésticos, energia solar, refrigeração comercial e automação comercial, separou itens fundamentais para ter em casa e ainda dá dicas de como escolher o melhor tipo. Veja a seguir.

1- Luzes de emergência

A luminária de emergência pode não ser um item tão comum e essencial na vida doméstica, mas em situações com queda de energia, o equipamento traz segurança e praticidade. Além de iluminar locais, serve, também, para indicar saídas ou escadas em espaço com maior circulação de pessoas.

Quando o objetivo principal é iluminar o piso, a iluminação de aclaramento é a mais indicada, sendo obrigatória para espaços de circulação horizontal ou vertical, que possuam saídas para o exterior do ambiente. Já para a iluminação de lugares planos, como corredores e halls, é recomendado o uso de uma iluminação de sinalização, que serve para indicar a saída da edificação e não ilumina o ambiente.

Outras opções de iluminação são os Blocos Autônomos de Emergência e a Luminária de Emergência Power Line, ambas opções contam com blocos autônomos para iluminação de emergência e é ideal para galpões e ambientes comerciais. Compacta, a luminária conta com duas cabeças articuláveis para direcionar a luz para dois lugares diferentes.

Para que as luzes de emergência cumpra sua função, é necessário que seja instalada em pontos estratégicos como, por exemplo, corredores, escadas, próximo do quadro de energia e até na área externa de casa. “A luminária de emergência está conectada à tomada e acende quando ocorre a interrupção do fornecimento de energia. A dica é sempre deixar esses produtos carregados, com checagens mensais se está tudo em dia, já que a bateria descarrega quando é acionada a luz de emergência após a queda de energia. A autonomia varia conforme o modelo e dos ajustes feitos pelo comprador, em residências a luminária dura em média seis horas”, destaca Muniz.

2- Lanterna de bolso

Ideal para ter em bolsas, carros e em casa para emergências. Além de ser portátil, leve, funciona com pilhas alcalinas ou pilhas recarregáveis. Esta opção no mercado é de led e funciona com três pilhas AAA.

3- Lanterna recarregável

Ótima opção para ter em casa e deixar sempre carregada. Este modelo da Elgin, lanterna recarregável power Led 1W, é bivolt e o seu carregamento é feito direto na tomada. Tem duração de até 4 horas de bateria para menor intensidade e 2 horas para maior intensidade. Há também a opção lanterna recarregável power Led 0,5W, mais compacta, com duração de até 6 horas de bateria

4- Pilhas alcalinas e pilhas recarregáveis

As pilhas fazem parte do nosso dia a dia, ainda estamos cercados de aparelhos que requerem o uso delas para funcionamento e isso faz com que a utilização do produto seja constante. Por isso, é sempre bom tê-las por perto para usar em eletrônicos compatíveis em caso de falta de luz.

Para aparelhos com alto consumo de energia, como lanternas, recomenda-se usar as alcalinas. “Enquanto nas pilhas comuns o processo de transferência de elétrons é feito pelo zinco, o hidróxido de potássio das alcalinas tem capacidade de acumular uma quantidade maior de energia, cerca de cinco a oito vezes mais do que as pilhas comuns, o que explica a maior durabilidade das pilhas e baterias alcalinas”, explica Muniz. Assim, esse tipo de modelo dura mais tempo e são mais seguras, já podem ser guardadas, em boas condições, por até 7 anos sem perder sua capacidade original, importante observar sempre a validade do produto.

Já as pilhas recarregáveis são ideais para aparelhos que também consomem muita energia e precisam de trocas mais frequentes. Por isso, este tipo de modelo é a opção mais apropriada pelo seu custo e por serem ecologicamente melhores. Dica de ouro: “o modelo NiMH (Níquel Metal Hidreto) é a pilha recarregável mais usada, já que é a mais durável, possui maior capacidade de recarga. Além disso, não possui cádmio e não desenvolve o “efeito memória”, afirma o gerente de produto da Elgin.

5-Baterias seladas de chumbo 12V 7 Ah

Ideal para no-breaks/UPS, sistemas de alarme, iluminação de emergência, sistemas de Telecom e sistemas médicos. Este modelo de bateria garante a energia necessária para manter seus equipamentos funcionando mesmo durante queda de energia. Oferece uma longa vida útil e uma potência estável e consistente. Seus terminais tipo fast on (engate rápido), modelo F187, facilitam a conexão com os dispositivos, tornando a instalação rápida e simples.

6-Dispositivos de proteção

Indispensáveis em qualquer instalação elétrica, dispositivos de proteção e Dispositivo de Tensão contra Surtos (DPS) funcionam interrompendo a circulação de corrente elétrica em casos de sobrecarga e curto-circuito. “O DPS é fundamental na proteção de instalações elétricas e em equipamentos eletrônicos, entre eles: computadores, televisores e máquinas de lavar.

O dispositivo tem como principal função evitar problemas com surto de tensão de energia na unidade consumidora, na fiação e nos acessórios. Dica de ouro, todo o equipamento deve ser dimensionado por profissional qualificado, consulte um especialista”, finaliza Muniz.

Sobre a Elgin

Presente há mais de 70 anos no mercado e pioneira no setor de costuras no Brasil, a Elgin é uma empresa fabricante e distribuidora de equipamentos fotovoltaicos, bem como soluções para uso comercial e residencial, nos segmentos de ar-condicionado, automação comercial, energia solar, escritório, iluminação, mídias, informática, pilhas e carregadores, refrigeração, segurança, telefonia e eletroportáteis. Com um portfólio diversificado e mais de 12 mil produtos, a companhia é reconhecida por sua qualidade, credibilidade e inovações constantes.

No segmento de bens de consumo com iluminação, informática, mídias e impressoras, a Elgin conta com um portfólio de 600 itens, com destaque para casa inteligente, disjuntores, cabos de fibra ótica, internet e TV. Desde 2022, a marca tem como representante das pilhas e baterias o personagem Sonic. Além disso, as pilhas Elgin Energy são testadas por laboratórios credenciados pelo INMETRO, para garantir a qualidade e conformidade com a Resolução CONAMA 401.

Sair da versão mobile