Faça você mesmo: 4 etapas para renovar o rejunte do piso

Com o tempo, o rejunte pode desgastar-se, manchar ou até mesmo rachar, comprometendo a estética e a integridade do seu piso. Saiba como renovar!

rejunte 4 passos capa jpg Faça você mesmo: 4 etapas para renovar o rejunte do piso

Quando se trata de renovar o rejunte entre os porcelanatos, cerâmicas e azulejos é preciso ter disposição, os recursos e ferramentas certas, para não comprometer o resultado final.

E para auxiliar você nessa tarefa, que melhora a estética do ambiente, mas também prolonga a vida útil do piso, o Rodrigo Pothin, CMO da Loja do Mecânico – pioneira no comércio de máquinas e ferramentas no Brasil e maior e-commerce do setor na América Latina -, preparou um guia prático para renovação do rejunte, com eficiência e segurança. Confira!

Escolha o novo rejunte e as ferramentas corretas

Antes de iniciar o processo, é importante escolher o tipo de rejunte adequado para o seu piso. Existem diferentes tipos no mercado, como o acrílico, epóxi e à base de cimento.

Cada um possui características específicas e é indicado para diferentes situações de uso. Então, confira as recomendações dos fabricantes e avalie qual a sua necessidade. Considere usar um impermeabilizante, misturado à massa preparada, para maior durabilidade e, também, para evitar infiltrações. 

Remoção do rejunte antigo

Para a remoção do rejunte antigo e para a aplicação do novo, separe um raspador manual com lâmina de tungstênio, uma desempenadeira, uma esponja úmida e um pano macio e seco.   ‏

Com o raspador manual, posicione a lâmina sobre a junta e faça movimentos de vai e vem para levantar o rejunte antigo. Tenha cuidado para não danificar o piso. Então, use o raspador com delicadeza para evitar riscos, quebras ou acidentes. Após remover todo o rejunte, limpe as juntas com a ponta da desempenadeira até que tenha retirado todos os resíduos.

Aplicação

Prepare o rejunte novo conforme as instruções do fabricante. Se desejar, aplique um impermeabilizante nas juntas, antes de aplicar o rejunte. Depois, use a desempenadeira para aplicar o rejunte entre o piso, pressionando bem para preencher todos os espaços.

Com uma esponja úmida, limpe o excesso de rejunte que fica sobre as peças de porcelanato, cerâmica ou azulejo, tomando cuidado para não remover o rejunte aplicado nas juntas.

Finalização

Aguarde o tempo de secagem, a chamada ‘cura’, conforme indicado pelo fabricante do rejunte. Em geral, esse processo dura cerca de 48 horas. Use um pano macio e seco para retirar qualquer resíduo que tenha ficado sobre o piso e está pronto!

Sair da versão mobile