O outono, período de transição entre o verão e o inverno, chega ao fim em menos de um mês e traz mudanças significativas para o ambiente. Nessa época, a luz solar reduz gradativamente e torna as noites mais longas e frias.
A estação, que se estende até 21 de junho, também é marcada por plantas e flores típicas, que possuem características e cuidados diferentes e, dessa forma, os arranjos também seguem a tendência da estação.
Nunca é tarde para ter um ambiente florido
Para Francine Arruda, também conhecida Fada Flor, especialista em arranjos e na elaboração de guirlandas, mesmo faltando poucos dias para a chegada do inverno, ainda é tempo de deixar o ambiente lindo com arranjos outonais e os tons de laranja, marrom, dourado e vermelho, que imitam as mudanças de cores das folhas durante essa época, são os mais indicados.
“Nunca é tarde para deixar um ambiente florido e aconchegante. No outono, ao invés de arranjos muito estruturados, o ideal são composições mais livres e fluidas, que imitam a beleza casual da natureza. Misturar diferentes texturas, como flores delicadas com folhagens mais robustas ou flores suaves com elementos mais ásperos, cria interesse visual e profundidade nos arranjos”, complementa Francine.
Dicas para a escolha das flores
Para quem tem dúvidas na hora de escolher as flores que melhor combinam com a estação, Francine elenca que, para essa época, o crisântemo é uma das flores mais emblemáticas, por ter uma variedade de cores vibrantes, como laranja, amarelo e vermelho.
Já o girassol tem aparência alegre e ensolarada e pode ser associado ao outono, devido à sua semelhança com o sol maduro. A dália é exuberante e cheia de personalidade, disponível em uma variedade de cores ricas e profundas, como tons de vermelho, roxo e laranja.
As folhagens também são importante
Mesmo que as flores sejam protagonistas na hora da elaboração e criação dos arranjos, a expert frisa a importância de utilizar folhagens para adicionar profundidade e interesse visual.
“Enquanto as flores são o destaque de muitos arranjos florais, as folhagens também desempenham um papel crucial na criação de uma atmosfera outonal. Folhas de bordo, carvalho e eucalipto apresentam cores e texturas que complementam perfeitamente as flores da estação”, complementa.
Rosas evocam uma sensação de calor
Francine ainda comenta que as rosas são flores populares durante todo o ano, não perdendo o charme e a elegância em nenhuma estação. “A rosa vermelha é especialmente significativa no outono, devido à sua associação com o amor, a paixão e o romance.
Adicionar essa tonalidade em arranjos florais de outono pode evocar uma sensação de calor e intimidade”, comenta a Fada Flor, que reforça a importância de criar uma paleta de cores harmônicas que reflita as cores típicas do outono garantindo uma aparência harmoniosa e equilibrada.
Para quem deseja se aventurar e criar seu próprio arranjo, Arruda deixa uma dica especial: “Não tenha medo de experimentar diferentes composições. Brinque com a altura, forma e disposição das flores e folhagens, para criar um visual único e interessante”, finaliza a expert.