DIA DAS CRIANÇAS: 4 PROJETOS INFANTIS PARA SE INSPIRAR

A arquiteta Camila Palladino assina os projetos com cores, estética e funcionalidade

quarto infantil 1 DIA DAS CRIANÇAS: 4 PROJETOS INFANTIS PARA SE INSPIRAR

No Dia das Crianças, celebramos a alegria e a vivacidade dos pequenos, e nada mais propício para comemorar essas qualidades do que ambientes projetados para fomentar a criatividade e o desenvolvimento infantil.

Confira 4 conceitos encantadores de projetos para quartos de crianças, cada um exibindo uma fusão de inovação, singularidade e a harmonia perfeita entre praticidade e beleza visual, todos meticulosamente concebidos pelo escritório Palladino Arquitetura.

Neste projeto, a arquiteta usou cores neutras para criar uma superfície calma que combina com os brinquedos e cria um ambiente lúdico. Para os pais que querem incentivar a criatividade e a imaginação usando a decoração, mas sem deixar de lado a segurança e a funcionalidade do quarto infantil.

Henrique Ribeiro / Photons

Já para este quarto de bebê, que foi criado para receber o primeiro filho do casal – um sonho dos moradores -, a arquiteta Camila optou por uma aplicação de papel de parede que cria uma estética mais elegante e elaborada, servindo como ponto de destaque para a narrativa visual do espaço.

A escolha do mobiliário com elementos amadeirados proporciona uma sensação de calor e naturalidade, enquanto os detalhes em madeira transmitem essa linguagem orgânica, o que contribui para a harmonia estética do ambiente mais sofisticado com teto de madeira. A iluminação foi cuidadosamente planejada para garantir conforto e segurança ao bebê.

Henrique Ribeiro / Photons

Este quarto de menina é inspirado no conceito montesoriano, com uma paleta de cores vivas, mas com nuances pastéis, o que torna o ambiente mais leve. A utilização de nichos como solução de armazenamento é uma opção inteligente, pois, além de aumentar o espaço, proporciona ao quarto infantil uma sensação de ordem e tranquilidade. Deixar tudo ao alcance da criança também é uma solução inteligente, já que esses elementos são cruciais não apenas para a estética e a decoração, mas também para incentivar a criança a desenvolver sua individualidade, criatividade e criação de rotinas.

Para os pais que desejam decorar um quarto de crianças que estão na fase entre a infância e a adolescência, entre jogos eletrônicos e brinquedos, este projeto é uma ótima opção. A arquiteta criou um espaço com cores vibrantes para refletir a personalidade do morador, colocando prateleiras estratégicamente posicionadas para exibir a coleção de brinquedos e estimular a criatividade, além de espaços para armazenamento para incentivar a organização e a categorização.

Henrique Ribeiro / Photons

Segundo a arquiteta Camila Palladino “a decoração de quartos infantis deve refletir não apenas a criatividade e a personalidade, mas também um equilíbrio entre funcionalidade e estética”.

Esses projetos não apenas proporcionam um ambiente propício para o desenvolvimento infantil, mas também são fontes de inspiração para que os pais criem espaços que sejam reflexos dos sonhos e da imaginação de seus filhos.

Arquiteta: Camila Palladino / Instagram: @palladino_arquitetura

Sair da versão mobile