Desde os primeiros traços no curso técnico em Curitiba até o reconhecimento internacional com importantes prêmios, Daniela Ferro construiu uma carreira notável como designer de produto. Com uma base consistente em desenho industrial adquirida ainda jovem, iniciou sua jornada com uma visão clara da importância da fusão entre a estética e a funcionalidade. Graduando-se pela Universidade Federal do Paraná na década de 90, começou a desenhar móveis que combinam usabilidade, fabricação racional e expressividade. Seu primeiro projeto de peso foi uma cadeira de balanço inovadora, que serviu como ponto de partida para o profundo envolvimento com o design de mobiliário.
Sua carreira evoluiu rapidamente. De experiências valiosas em chão de fábrica, partiu para a criação do Asadesign Studio, que já completa mais de duas décadas de existência. Daniela vê o design como uma maneira de melhorar a vida das pessoas, colocando o ser humano no centro do processo criativo, uma filosofia que reflete a influência do modernismo da Bauhaus.
As inspirações vêm de várias fontes, incluindo a cultura brasileira e a rica biodiversidade do País. De cadeiras que capturam a essência de figuras emblemáticas da história a estofados que mimetizam as formas da natureza, cada criação é testemunho de sua habilidade em transformar inspiração em arte funcional.
Entre seus projetos mais significativos estão a poltrona Órbita, lançada em 2008, que fez uma combinação inusitada de madeira de cumaru com Neoprene, o material a base de elastômero utilizado em trajes de surfe. Já a coleção “Mulheres Notáveis” de 2015, inclui peças dedicadas a personalidades como Madre Teresa de Calcutá, Zilda Arns, Lygia Clark, e Lina Bo Bardi. Nesta série, a designer idealizou poltronas e cadeiras que refletem a força e as nuances de personalidade destas figuras influentes.
Daniela também tem especial preocupação com a otimização do uso de materiais e a racionalidade produtiva dos seus projetos, pois sabe que isso faz parte da criação de um futuro mais sustentável. Embora reconheça que nem todas as decisões estão sob seu controle direto, ela colabora estreitamente com as fábricas, objetivando a melhoria progressiva das práticas de produção. A sustentabilidade é o objetivo maior.
Em 2023, Daniela expandiu sua visão criativa com o lançamento da Lampejo, marca dedicada à criação de objetos decorativos em cerâmica, idealizados pelo Asadesign Studio e produzidos no ateliê anexo ao Studio. São peças nascem de sua paixão pela cerâmica, e que visam proporcionar uma dimensão poética aos ambientes.
Importantes prêmios também atestam a relevância do seu trabalho. Em abril deste ano, Daniela recebeu o iF Design Award pelo projeto da cadeira Manacá. Também foi agraciada com o Prêmio Salão Design – Categoria Indústria, pela cadeira Buriti; e as inovadoras mesas laterais Tiê, produzidas em cerâmica artesanal, recebem terceiro lugar no Prêmio Museu da Casa Brasileira; e no mês de setembro, recebeu mais um prêmio do Museu da Casa Brasileira com a coleção Videira, da Lampejo Cerâmica.
Para Daniela, o design só faz sentido quando multiplica prosperidade e bem-estar. Atualmente com planos de projetar para mercados internacionais, esta brasileira talentosa tem pela frente um futuro que promete novas conquistas.
Contato:
Site: Link
(41) 99683-0314 | (41) 3352-5048