Saber como limpar a cuba da cozinha corretamente faz toda a diferença para manter o brilho, a higiene e a durabilidade do aço inox. Queridinho das cozinhas brasileiras, o material costuma ser bem resistente, mas necessita de cuidados específicos no dia a dia para evitar manchas, riscos e a perda de brilho.
Para simplificar essa rotina, consultamos a GhelPlus, uma das maiores marcas de pias e cubas de inox do Brasil, para reunir dicas práticas para você cuidar da sua cuba com segurança.
Como limpar a cuba da cozinha?
No dia a dia, a limpeza da cuba pode – e deve! – ser simples. O segredo está em escolher os produtos certos, seguir os passos indicados pelos fabricantes e finalizar com a secagem.
“Sempre recomendamos o uso de detergente neutro e esponja macia para limpar o interior da cuba. Evite utilizar a palha de aço ou produtos abrasivos, que podem arranhar a superfície. Após a limpeza, enxágue bem a cuba e seque a superfície com um pano limpo. A secagem é bem importante porque aumenta a vida útil do produto e previne o aparecimento de manchas d’água”, explica Grazieli Cesca Gelinski, do departamento de qualidade da GhelPlus.
Como remover manchas da cuba da cozinha?
Em um mundo ideal, o correto seria limpar e secar toda a cuba a cada uso mais pesado (após as lavar as louças das refeições, por exemplo), mas é compreensível que, em uma rotina mais corrida, nem sempre isso é possível.
Neste sentido, com o passar do tempo, podem aparecer algumas marcas ou até manchas d’água mais difíceis de limpar em uma limpeza de rotina. Apesar do susto, é possível resolver o problema sem danificar o material:
“A dica é dissolver bicarbonato de sódio em água e aplicar na superfície da cuba utilizando um pano macio. Esfregue suavemente, enxágue e seque em seguida. Essa receita funciona muito bem para retirar manchas leves e o interessante é que ela devolve o brilho ao inox”, orienta Grazieli.
Dicas extras para conservar a cuba da cozinha por mais tempo
Além da limpeza da cuba de aço inox, algumas mudanças de atitude no dia a dia da cozinha também ajudam a prolongar a vida útil e manter a estética de uma das peças mais importantes do ambiente que é considerado o “coração” de uma casa:
- Não corte alimentos diretamente na cuba: isso pode riscar o inox;
- Evite deixar produtos de limpeza fortes em contato prolongado, como água sanitária ou desengordurantes;
- Enxágue após o uso de produtos ácidos, como limão ou vinagre.
“São pequenos cuidados no dia a dia que, somados, transformam-se em hábitos que fazem toda a diferença. Assim, você mantém a sua cuba com aquela aparência bonita, cara de nova, mesmo após anos de uso intenso”, destaca a especialista em qualidade da GhelPlus.
Guia prático: o que fazer e o que não fazer com sua cuba de cozinha
- Use apenas detergente neutro e esponja macia para a limpeza diária;
- Enxágue bem e seque sempre após o uso para evitar manchas;
- Para manchas mais resistentes, use água com bicarbonato de sódio, esfregue suavemente, enxágue e seque com um pano macio;
- Nunca use palha de aço ou produtos abrasivos;
- Evite o contato prolongado com produtos de limpeza fortes ou alimentos ácidos;
- Não utilize a cuba como tábua de corte para evitar riscos.
“Vale destacar que, além de manter uma rotina de limpeza cuidadosa, é essencial optar por cubas de fabricantes com procedência e qualidade reconhecidas. As cubas produzidas pelas GhelPlus, por exemplo, são pensadas para quem valoriza a resistência e a durabilidade do aço inox na cozinha, oferecendo 12 anos de garantia, uma comprovação do nosso compromisso com a qualidade”, completa Grazieli.
GhelPlus
www.ghelplus.com.br
(46) 3547-8300
(46) 9 8802-1262