A criatividade carioca e a rica história da primeira fabricante de porcelanatos do Brasil conquistaram mais um prêmio internacional. Desta vez, o reconhecimento veio de um júri composto por especialistas internacionais em arquitetura, design e cerâmica.
O XV Prêmio Internacional TILE Brasil, organizado pela revista TILE Brasil, celebra o uso criativo e inspirador dos revestimentos cerâmicos. A série Milo, criada pela Cité Arquitetura para a Eliane Revestimentos, conquistou o bronze na categoria Cenário. A publicação digital será apresentada na Cersaie, a maior feira de revestimentos cerâmicos do mundo, que ocorrerá na Itália.
Inspirada nos icônicos azulejos da marca, a série homenageia a trajetória do fundador da Eliane, Maximiliano Gaidzinski, carinhosamente chamado de Milo. Ao mesmo tempo, reflete o desejo da Cité de criar produtos que representem o estilo arquitetônico com o qual trabalham.
A coleção exclusiva e atemporal abrange três séries: Milo, que entrelaça os desenhos dos antigos azulejos da Eliane; Avesso, que apresenta um relevo impresso, remetendo ao verso dos azulejos; e Itá, que se conecta com a natureza, trazendo novas percepções e cores às matérias-primas.
As boas memórias e texturas afetivas da série Milo garantem uma releitura artesanal, onde esses sentimentos são protagonistas. O toque macio e os relevos impressos na superfície evocam uma viagem no tempo, reinterpretando a arquitetura afetiva e os desenhos icônicos dos azulejos decorados Eliane, agora em peças contemporâneas e elegantes
Avesso, por sua vez, celebra a mistura de eras e a poesia entre passado e presente. A série valoriza a parte de trás das peças, ressignificando a geometria única dos revestimentos Eliane. Esse novo olhar confere a Avesso um design moderno, com relevos que permeiam entre uma estética retrô e existencialista.
Para fechar a coleção, Itá é inspirada nas ardósias, materializando as texturas naturais das pedras em tonalidades inéditas. Itá celebra a neutralidade orgânica dos relevos para espaços mais conectados à biofilia, revelando a exuberância de matérias-primas. Além de valorizar as nuances das pedras brasileiras, a arquitetura terapêutica ganha novas possiblidades com um apelo sensorial e calmo.
“A gente junta a nossa história de 11 anos com a história de 64 anos da Eliane. Mais do que isso, a gente entrelaça essa história”, afirma Celso Rayol, arquiteto fundador e sócio-diretor da Cité. “A Cité está muito contente porque a coleção Milo, que tem em seu DNA conceitual a história das cerâmicas Eliane, acaba de receber o Prêmio Internacional TILE Brasil”, celebra Fernando Costa, também arquiteto fundador e sócio-diretor da Cité.
Sobre a Cité Arquitetura
A Cité Arquitetura, fundada em 2012 no Rio de Janeiro pelos arquitetos Celso Rayol e Fernando Costa, se destaca por sua abordagem inovadora e multidisciplinar. Celso Rayol, ex-presidente da AsBEA-RJ, pós-graduado e professor na PUC-Rio, e Fernando Costa, conselheiro da Ademi-RJ e pós-graduado pela FGV, lideram uma equipe que combina expertise em diferentes escalas e programas. O escritório é reconhecido por sua habilidade em criar uma profunda conexão com o entorno, seja através da integração com a natureza, da valorização da paisagem ou do diálogo com a vida urbana e o cotidiano das comunidades locais. Com projetos vencedores e finalistas de premiações como Building of The Year pelo ArchDaily Internacional, Obra do Ano pelo ArchDaily Brasil, Prêmio AsBEA-RJ, Prêmio Domus de Conservação da Universidade de Ferrara, na Itália, Build Awards pela revista inglesa BUILD, e Prêmio Saint-Gobain da AsBEA, seus trabalhos também foram publicados em veículos como Revista PROJETO, Galeria da Arquitetura, Design Milk, Yellowtrace e MINI Buildings. A Cité Arquitetura foi nomeada como Most Client-Focused Residential Architecture Studio pela BUILD Magazine em 2021, recebeu o prêmio de Arquiteto do Ano pelos Destaques Ademi-RJ em 2022 e também foi destaque na Monolito #53, que apresenta os grandes nomes da arquitetura nacional. Para saber mais, acesse citearquitetura.com.br e siga @citearquitetura.