Residências em cidades praianas enfrentam desafios constantes impostos pelo clima: a maresia acelera processos corrosivos, enquanto a intensa exposição solar e os ventos fortes exigem soluções construtivas de alta resistência. Para superar essas adversidades e garantir longevidade às construções, arquitetos desenvolveram casas-modelo para o condomínio Oxy, em Xangri-lá, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
Os projetos utilizam materiais reconhecidos por sua durabilidade, como concreto aparente, pedras naturais, cobre patinado e vidro estrutural. Além de resistentes, conferem sofisticação e uma estética atemporal às fachadas. A amplitude dos terrenos, que chegam a 479 m², permitiu que os profissionais criassem residências exclusivas, com cinco suítes, piscina e vista para o lago do condomínio, todas projetadas para valorizar a integração com a paisagem e oferecer conforto térmico e luminosidade natural.
Em uma das casas-modelo, o arquiteto João Martin explora o uso de concreto aparente e pedra moledo, materiais que garantem solidez estrutural e resistem à umidade e à ação do sal. O projeto de 394 m² foi concebido para promover fluidez entre os espaços internos e externos, utilizando esquadrias embutidas no térreo para conectar living, piscina e pátio. No pavimento superior, o diferencial fica por conta do revestimento externo em cobre patinado, cuja tonalidade verde cria um contraste marcante com a base de concreto.
Além da resistência dos materiais, a orientação solar foi cuidadosamente estudada para otimizar a incidência de luz natural. “A residência se ajusta ao terreno de forma estratégica, buscando a melhor relação entre luz e sombra”, explica Martin. Já a dupla Mario Quintana e Humberto Wildner optou por uma abordagem que mescla urbanismo contemporâneo e referências da arquitetura uruguaia.

O projeto de 395 m² destaca o uso de concreto, pedra e vidro, formando uma paleta de materiais que valoriza a estética da construção e garante resistência ao clima costeiro. A casa foi projetada para maximizar a integração entre interior e exterior, priorizando vistas privilegiadas para o lago e a serra. Entre os diferenciais, um terraço panorâmico no segundo pavimento funciona como um mirante natural, enquanto uma escadaria externa conecta a residência ao jardim.
“O pavimento térreo é completamente aberto para a área do lago, permitindo que a paisagem seja um elemento presente tanto na cozinha quanto na sala de jantar”, destaca Quintana. O terceiro projeto de destaque, assinado pelo escritório Aunic Arquitetos, tem como inspiração a arquitetura brasileira, caracterizada pela integração com a natureza e pelo uso de materiais naturais e duradouros, como pedra, madeira e concreto.

Com aproximadamente 405 m², a residência foi estrategicamente planejada para garantir que os quartos e a área social tenham vista privilegiada, reforçando a conexão visual com a paisagem natural. Os arquitetos Willian Marques, Jonathan Maschmann e Samuel Cardoso apostaram em grandes aberturas, promovendo ventilação cruzada e iluminação abundante, fatores essenciais para o conforto térmico.
“Os principais materiais utilizados reforçam a sensação de aconchego e integração com o entorno, ao mesmo tempo que oferecem alta resistência ao clima e à maresia”, enfatiza Willian Marques. Os projetos das casas-modelo do Oxy também contam com a participação de Cristiano Hoffmann, Cristiano Beck, Elaine Nagel, Hanna Conrado Boff e Bassani Arquitetura, reforçando um compromisso coletivo com soluções construtivas inovadoras e resistentes. Combinando tecnologia, estética e materiais selecionados por sua durabilidade, as residências representam um novo padrão de arquitetura para o litoral gaúcho: construções pensadas para o presente, mas projetadas para resistir ao tempo.
Condomínio Oxy
Com uma localização privilegiada, a apenas 900 metros da praia, o Oxy conta com 182 lotes de 406 a 479 m², todos à beira do lago, em uma área total de quase 18 hectares. O empreendimento foi idealizado pela Durafa, a convite da Metagon Incorporadora. Este é o 44º condomínio em Xangri-lá (RS). Visando atender um público exigente, cada terreno foi cuidadosamente planejado para oferecer espaços amplos e privacidade. De acordo com o sócio-diretor da Durafa, Marcelo Strazas, o Oxy é um projeto exclusivo com detalhes técnicos incomparáveis direcionado para um público exigente. “Buscamos contribuir para a cultura imobiliária da região, que vem se tornando cada dia mais rica em termos de refinamento e patrimônio”, enfatizou.