Alinhada com o tema da CASACOR São Paulo 2024: “De presente, o agora”, BARBARA DUNDES se conectou ao taoísmo para criar a CASA TAO, um ambiente que busca evidenciar e compreender o universo, a natureza e a constância dos seus ciclos de transformações.
Nele os fluxos intensos podem ser acolhidos pela densidade da matéria, permitindo que a consciência entre em sincronia com as formas, cores, ritmos e texturas para acessar, experienciar, processar e internalizar memórias de outros tempos e espaços presentes, passados e futuros.
Uma escolha que reforça a força da ancestralidade
A coleção Invecchiatto Terracota, lançamento da Lepri em 2024, foi a escolha perfeita no processo de reconhecimento da força da ancestralidade e para integrar as tradições dos trabalhos artesanais às tecnologias contemporâneas que transformam, conjunta e profundamente, matérias-primas, integrando-se para alcançar a beleza efêmera do momento presente.
Barbara descobriu nas raízes ancestrais da humanidade a riqueza de sabedoria e práticas que resistiram ao tempo (como as cerâmicas rústicas e naturais da Lepri), e mesmo em um mundo cada vez mais digital, essas heranças são partes essenciais de quem somos, moldando nossa visão de mundo e inspirando nossas criações mais profundas.
“Sabemos que, nesse processo de dar vida ao nosso espaço, a respiração de cada pessoa envolvida nesse ciclo artesanal também contribuiu para a singularidade que caracteriza a Casa Tao. Transforma cada detalhe em um todo conectado”
Composição do projeto
Com 62m², a “Casa TAO” é composta por cozinha, quarto, banheiro e sala. No piso, o Invecchiatto Terracota da Lepri, no formato 14 cm x 23 cm e na tonalidade Terracota, combina detalhes artesanais e tecnológicos para proporcionar conforto e naturalidade ao espaço. Esta coleção está em total sintonia com a tendência de valorização das formas orgânicas através de um revestimento natural em argila, rica em textura de superfície e acabamento envelhecido.
Segundo Ludmila Lepri, diretora de marketing da marca, o Invecchiatto Terracota é um tom lançado este ano, com seu acabamento “envelhecido”, proporciona um toque aveludado e uma sensação tátil confortável. “Suave, delicada, com a geometria do quadrado “piccolo”, como dizem os italianos”, explica.
É muito versátil e pode ser usada na parede, piso, fachadas e até no teto de ambientes internos e externos (mesmo em áreas molhadas como cozinhas, banheiros, espelhos d’água). Proporciona criatividade ilimitada para projetos como este de Bárbara Dundes. Também chama atenção a paginação inusitada, desenvolvida por Bárbara para este ambiente. As cerâmicas no formato 14 cm x 23 cm criaram uma espécie de trama, unindo diferentes recursos e sentidos das peças.