Este refúgio contemporâneo – localizado na Granja Viana em São Paulo, reinventa o conceito clássico de moradia para uma família grande e moderna. Abrangendo uma área de 310 m², a obra do arquiteto Daniel Szego é uma inspiração à elegância rústica das casas de campo, harmonizada com a funcionalidade e o visual sofisticado.
A junção desses elementos cria um espaço que não só atende às necessidades do dia a dia, mas também oferece beleza atemporal e aconchego. Concebida para atender às necessidades de uma família com crianças pequenas, a residência promove uma conexão harmoniosa entre os ambientes internos e o exuberante jardim, oferecendo uma paisagem convidativa.
O projeto foi concebido desde o início com o objetivo de criar um espaço onde as atividades diárias se concentram principalmente no andar térreo, removendo a dependência de escadas para o uso cotidiano. A fachada do edifício, adornada com uma obra de grafite única, destaca-se por seu caráter distintivo, ao mesmo tempo que preserva a intimidade dos espaços internos.
No interior da residência, a fluidez entre os espaços é harmoniosamente preservada, enquanto a cozinha se destaca com uma ampla porta deslizante que assegura um ambiente reservado quando necessário. O uso de tons serenos de azul, complementados por detalhes em branco puro, cria na cozinha uma atmosfera acolhedora e convidativa.
A presença de uma salamandra na sala de estar introduz uma versão atualizada da tradicional lareira. O conceito do projeto é moderno, com uma decoração interna minimalista e muita luz natural, o uso de tons neutros, como o cinza, em harmonia com elementos naturais, enfatizam um estilo contemporâneo e acolhedor.
No andar térreo o espaço gourmet proporciona conveniência e organização, a extensa estante de madeira, repleta de bebidas variadas, complementa a cozinha totalmente equipada, que conta com uma bancada espaçosa e banquetas altas. Uma robusta mesa de jantar de madeira com assentos estofados convida para refeições memoráveis, enquanto um forno de pizza e um fogão a lenha tradicional adicionam um charme rústico ao ambiente.
Um oásis verde exala a essência do campo, enquanto a área da piscina promove lazer e entretenimento. Para as crianças, uma casa na árvore é um convite à aventura. Para as noites mais frescas, uma área de estar aconchegante com poltronas confortáveis e uma lareira central oferece um refúgio acolhedor.
Na área intima da residência, os dormitórios, interligados por um corredor equipado com armários práticos, foram projetados para promover o convívio.
Cada uma das três suítes infantis é um refúgio acolhedor, com suas pequenas camas em formato de casinha, painéis decorativos com temas automotivos, e janelas grandes que oferecem uma visão encantadora do jardim, enquanto os brinquedos espalhados trazem alegria e cor ao ambiente.
A suíte principal se sobressai com seu closet espaçoso e uma janela generosa que enquadra o jardim de maneira tão magnífica que se assemelha a uma obra de arte.
Daniel Szego – Arquitetura
Instagram @danielszego