Casa da Natureza promove educação ambiental aos alunos da APAE

Programa da Eucatex recebe visita de 28 alunos da associação de Bofete (SP) no dia 08/11; iniciativa celebra 25 anos em 2024

FOTOS EUCATEX CAMERA 2 537 jpg Casa da Natureza promove educação ambiental aos alunos da APAE

A Casa da Natureza vai receber 28 alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) da cidade de Bofete, no interior paulista, no dia 08 de novembro, das 09h às 12h. Eles irão participar do Programa de Educação Ambiental (PEA), projeto da Eucatex para impulsionar o debate sobre fauna, flora, recursos hídricos, silvicultura e resíduos, além de promover dinâmicas e outras atividades para facilitar a compreensão sobre a importância da preservação ambiental.

“Foi um pedido da instituição filantrópica que nos deixou muito felizes. É uma oportunidade de contribuir com a conscientização ambiental e com a inclusão social. Além do PEA regular de 2024, com alunos da rede pública de ensino, que foi bem produtivo, teremos essa edição especial justamente quando completamos 25 anos da iniciativa. Receberemos um público que vai desde os 6 até os 70 anos de idade, além dos acompanhantes”, afirma Luísa Marques, supervisora socioambiental da Unidade Florestal da Eucatex.

A programação do dia inclui a visita ao Viveiro de Pesquisa, com minijardim, estufa e casa de polinização, destacando os aspectos gerais da produção de mudas (neste caso, em escala de pesquisa).

 Divulgação Eucatex

Será a sétima vez que a iniciativa recebe alunos que não são de escolas municipais. Anteriormente, o projeto recebeu os colaboradores da Florestal e seus filhos, em 2014; da Escola da Família (com crianças carentes e menores cumprindo medidas socioeducativas), em 2017 e em 2018; a equipe de marketing da Eucatex, em 2015 e em 2023; e ainda realizou um mutirão de plantio de mudas nativas com as crianças do bairro Laguna, em Salto (SP), em 2014.

“São mais de mil alunos participando das nossas atividades apenas nos últimos cinco anos, sendo que, em 2020 e 2021, a pandemia do COVID-19 paralisou as atividades. Queremos mostrar os benefícios ecológicos e os impactos de nossas ações, além de inspirar e mostrar novas possibilidades, pois contratamos, ao longo dos anos, profissionais que participaram do programa no passado. Estamos certos de que nossa missão está sendo cumprida e bem recebida pelas comunidades próximas das nossas instalações”, comenta Luísa Marques em referência às unidades fabris da Eucatex em Botucatu e em Salto.

Em Bofete, o PEA ocorre na Casa da Natureza, localizada na mesma fazenda em que há o viveiro de mudas de pesquisa e o viveiro comercial, importantes para a geração de emprego e renda da região e onde muitos pais e parentes de alunos trabalham. Já em Salto, em 2023, as crianças receberam a iniciativa em suas escolas, com atividades interativas para facilitar o aprendizado.

Sobre a Eucatex

Empresa genuinamente brasileira, com 73 anos de história e quase 3 mil funcionários, a Eucatex está presente em mais de 40 países, por meio de seus produtos. São seis fábricas, instaladas nos municípios de Salto e Botucatu (SP) e uma delas em Cabo de Santo Agostinho (PE). São mais de 100 famílias de produtos, distribuídas pelos segmentos da Construção Civil, Indústria Moveleira e Revenda Madeireira.

Em sete décadas a companhia se firmou como uma das únicas no mercado com um portfólio completo de soluções, que inclui painéis MDF e MDP, pisos laminados, pisos Vinílicos/LVT, rodapés, portas, divisórias, tintas imobiliárias e chapas de fibras de madeira (da qual é a maior fabricante do Brasil e do mundo) e mais recentemente uma linha de porcelanatos.


Seus produtos base madeira (grande parte do portfólio) tem o eucalipto como matéria-prima, proveniente de florestas cultivadas e certificadas. Marcada pelo pioneirismo e habilidade de se adaptar às exigências dos novos tempos, a Eucatex instalou, em 2004, a primeira Linha de Reciclagem de Madeira em escala industrial, até hoje considerada a maior da América Latina. Em 2023, o Grupo assinou um contrato de compra de energia elétrica de longo prazo com o Grupo Comerc Energia, que permite utilizar energia solar para cerca de 50% da demanda da Eucatex, demonstrando o compromisso da Eucatex com a redução de suas emissões e a transição para uma economia mais sustentável.
 

Ano após ano a Eucatex reforça a sua missão de oferecer produtos práticos e eficientes para o bem-estar das pessoas, com respeito ao meio ambiente e à sociedade.

Sair da versão mobile