Carvalho Hosken e Azo Inc. trazem para o Rio o conceito de casas suspensas para o último terreno livre da orla da Península

Empreendimento com apenas 39 unidades exclusivas à beira da Lagoa da Tijuca é o primeiro projeto da parceria das duas incorporadoras

hosken 1 jpg Carvalho Hosken e Azo Inc. trazem para o Rio o conceito de casas suspensas para o último terreno livre da orla da Península

Você já ouviu falar sobre a tendência de “casas suspensas” para moradias de alto padrão? O último terreno livre da orla da Península, bairro planejado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, vai receber o Insigna, um novo modelo de condomínio residencial de alto padrão, diferente de tudo o que já foi lançado no bairro. Com projeto de arquitetura do escritório Konigsberger Vannuchi, serão apenas 39 unidades com três tipologias únicas:

Insigna House – Casas térreas com quintal.
Insigna Classic – Casas suspensas com varanda gourmet.
Insigna Penthouse – Casas suspensas na cobertura com terraço gourmet

O projeto é o primeiro da parceria entra a Carvalho Hosken, desenvolvedora da Península, e a Azo Inc., incorporadora paulista que assinará também o esperado retrofit do Edifício A Noite, no Centro do Rio. As duas empresas se uniram para somar expertises e criar esse projeto inovador dentro do bairro planejado mais desejado e valorizado da cidade.

Para se ter ideia, a Península tem área de 780 mil metros quadrados, equivalente ao bairro do Leblon, com apenas 8% de ocupação total. É o primeiro bairro ecologicamente planejado da Carvalho Hosken. Considerada hoje uma galeria de arte ao ar livre, a Península tem ainda um grande acervo de obras clássicas em mármore de Carrara e contemporâneas, tornando o bairro planejado um exemplo sofisticado de ocupação urbana em harmonia com a natureza.

O novo residencial terá casas de quatro quartos entre 264 e 369 metros quadrados com hobby box e depósito privativo. Uma outra novidade é a altura do pé-direito, medida que vai do piso ao forro: serão 3,5 metros nas áreas sociais e 2,9 metros nas áreas íntimas, conferindo mais contemporaneidade aos espaços devido à amplitude.

A Carvalho Hosken, proprietária do terreno, buscava um parceiro que pudesse desenvolver no seu exclusivo terreno livre da orla da Península algo realmente diferente do que havia no bairro e harmônico com a natureza exuberante do local. A Azo Inc. também tem em seu portfólio de residências casas de alto padrão em Campinas, São Paulo, como o Casa da Mata, no bairro Gramado, e o Pateo Atmosphera, em Sousas.

“Esse terreno era de grande importância para o meu pai, Carlos Fernando de Carvalho, que foi o idealizador dos bairros planejados na Barra da Tijuca. A parceria com a Azo Inc. só reforça a nossa premissa de estar sempre à frente do tempo, desenvolvendo projetos exclusivos que se diferenciam em termos de arquitetura, sustentabilidade, mobilidade, conveniências e qualidade de vida. Uma novidade que vale destacar é que, em breve, teremos um novo parque ecológico, que fará parte da Península 2 e será desenvolvido em uma área de 220 mil metros quadrados”, ressalta Carlos Felipe de Carvalho, presidente da Carvalho Hosken.

As casas suspensas se caracterizam por terem amplos terraços e varandas. No Insigna, as unidades tipo Classic terão espaço para uma ampla varanda gourmet e as unidades House e Penthouse poderão receber piscinas exclusivas. Os modelos House contam ainda com amplo quintal e um acesso exclusivo à rua do bairro, reforçando o conceito de casa. Outros diferenciais do conceito de exclusive condominium do empreendimento são os acessos independentes, com elevador social exclusivo e vagas de garagem privativas, unindo o conforto de viver em uma casa independente, mas com a segurança de um condomínio. O valor geral de vendas (VGV) do empreendimento é de R$ 200 milhões.

Equilíbrio entre arquitetura, saúde e bem-estar

Unindo aspectos como neuroarquitetura, geobiologia, design biofílico e feng shui, o residencial traz o conceito de casa equilibrada. Cada detalhe foi pensado para impactar positivamente os usuários, despertando emoções e proporcionando mais qualidade de vida, saúde e bem-estar aos moradores. “A casa equilibrada é projetada para valorizar a luz natural, a ventilação, promover maior contato com a natureza ao redor e também se evidencia em outros elementos, como o paisagismo que desenvolvemos, a posição dos cômodos, entre outros. O ambiente tem a capacidade de afetar o nosso organismo, comportamento, mudar hábitos, e até modificar plasticamente o nosso cérebro. Com o olhar atento à essas condições, utilizamos critérios que buscam elevar a experiência humana, através do design arquitetônico consciente” explica o CEO da Azo, José de Albuquerque.

As unidades foram projetadas em lâmina com um desnível entre as áreas sociais e de lazer para garantir o isolamento e conforto acústico dos quartos e sala íntima. A integração dessas áreas é feita através de uma escada generosa cercada por um atrium de luz e para ampliar ainda mais o conforto. Há ainda a possibilidade de instalação de um elevador residencial privativo, a cargo do futuro morador, que garante conforto e acessibilidade entre os pavimentos.

De frente a uma extensa faixa de mata nativa na margem da Lagoa da Tijuca, com uma rica vegetação local, o residencial foi pensado para atrair moradores que buscam um verdadeiro refúgio urbano. “Eles viverão de frente a um local com natureza intacta e muito exuberante, e são privilegiados por poder estar próximos de uma área totalmente cuidada e preservada. A presença da natureza em nossos projetos não só valoriza os empreendimentos, mas também enriquece a vivência dos moradores”, afirma José de Albuquerque.

Para garantir essa integração harmoniosa com o meio ambiente do local, a Azo Inc. contratou o renomado botânico e paisagista Ricardo Cardim, da Cardim Arquitetura Paisagística, que desenvolve o conceito inovador de Floresta de Bolso®. Ele utiliza a vegetação nativa em projetos nas áreas urbanas, promovendo a biodiversidade e criando espaços verdes que beneficiam tanto a fauna quanto os moradores. No Insigna, espécies nativas, muitas delas frutíferas, serão plantadas para atrair pássaros e proporcionar um ambiente que conecta os moradores, especialmente as crianças, com a natureza original da região. Além disso, busca-se a diminuição da temperatura, o aumento da umidade, a retenção de águas pluviais e a promoção de uma maior biodiversidade local. Esses elementos são fundamentais para criar um ambiente saudável e sustentável, alinhado às expectativas de qualidade de vida que os empreendimentos de luxo da Azo Inc. proporcionam.

As áreas comuns têm design exclusivo projetado pela renomada arquiteta de interiores Patrícia Anastassiadis. E nas áreas de lazer haverá espaço fitness, salão de festas com vista para a mata, brinquedoteca, piscina com raia de 25m, espaço wellness com sauna úmida e sala de relaxamento e um lazer externo pensado para as crianças com playground e praça das águas. Para os adultos, terá também um mirante para a mata.

Sobre a Península: a Península é um bairro planejado de altíssimo padrão desenvolvido pela Carvalho Hosken na Barra da Tijuca (Zona Oeste do Rio) em uma área de 780 mil metros quadrados, equivalente ao bairro do Leblon, com apenas 8% de ocupação da sua área total. Para se ter ideia, o bairro planejado está sempre entre os destaques de imóveis mais vendidos, segundo Pesquisa do Secovi Rio (Sindicato da Habitação), com base no ITBI. É considerado o primeiro bairro ecologicamente planejado da Carvalho Hosken, com áreas de lazer ao ar livre, dois imensos parques de 45 mil metros quadrados cada, pet place, cinco jardins temáticos, praças e uma trilha ecológica plana de 4 km, com vegetação de restinga, além de áreas de piquenique, lazer, brinquedos infantis e dois decks interligando o bairro ao Barrashopping.

Considerada hoje uma galeria de arte ao ar livre, a Península tem ainda um grande acervo de obras de arte clássicas em mármore de Carrara, e contemporâneas de artistas como Franz Weissmann, e Ascânio MMM, entre outros, tornando o bairro planejado um exemplo sofisticado de ocupação urbana em harmonia com a natureza. Oferece ainda ônibus exclusivo para os principais pontos do bairro e shopping. O bairro planejado é administrado pela ASSAPE (Associação Amigos da Península).

Ficha técnica:

Total de Unidades: 39 unidades – 03 torres

Área do terreno: 10.700,85m²

INSIGNA HOUSE: 362,30m² |Hobby box com até 3 vagas | depósito privativo | 13 unidades | 4 quartos, sendo 2 suítes ou opção de 3 suítes| previsão para piscina + churrasqueira a carvão.

INSIGNA CLASSIC: 262,21m² |Hobby box com até 3 vagas | depósito privativo |13 unidades 4 quartos, sendo 2 suítes ou opção de 3 suítes | terraço gourmet com previsão para churrasqueira a carvão.

INSIGNA PENTHOUSE: 364,54m² |Hobby box com até 3 vagas | depósito privativo|13 unidades| 4 quartos, sendo 2 suítes ou opção de 3 suítes | previsão para piscina com deck elevado e churrasqueira a carvão.

Arquitetura: Konigsberger Vannuchi

Paisagismo: Ricardo Cardim Paisagismo
Decoração: Patrícia Anastassiadis

Sobre a AZO Inc.

Com 20 anos de mercado e sendo sinônimo de qualidade, a Azo Inc. traz o que há de mais contemporâneo em seus projetos, valorizando cada detalhe para que a vida de seus clientes faça todo o sentido em cada metro projetado. Inspirada na natureza, a Azo Inc, valoriza a interação com equilíbrio e respeito ao planeta e conquistou certificações internacionais de sustentabilidade e uso de recursos sustentáveis. Ao longo de sua história, a Azo Inc, que conta com um time de especialistas em arquitetura e construção, desenvolveu projetos icônicos não apenas no mercado residencial, mas também no mercado de galpões logísticos e corporativos.

Sobre a Carvalho Hosken

Pioneira no desenvolvimento de bairros planejados na Barra da Tijuca, a Carvalho Hosken tem 73 anos de uma vitoriosa trajetória que mudou a vida de milhares de famílias. Fundada pelo visionário engenheiro Carlos Fernando de Carvalho, a empresa iniciou suas atividades realizando obras públicas por todo o país. Além de participar da construção de Brasília, assinou inúmeros projetos arquitetônicos que marcaram a sua história.

Empreendimentos como o Atlântico Sul, o Itanhangá Hils e o Village São Conrado, construídos nas décadas de 1970 e 1980, são, ainda hoje, ícones da arquitetura de alto padrão na região da Barra da Tijuca. Sempre com o olhar no futuro da Cidade, a Carvalho Hosken vem construindo ao longo do tempo bairros planejados de grande importância para a Barra da Tijuca. Assim, nasceram o Rio2, a Península, o Cidade Jardim, o Centro Metropolitano e mais recentemente a Ilha Pura, o único bairro planejado sustentável da cidade.

Sair da versão mobile