Muitas vezes despercebido por sua ‘simples’ função de conectar ambientes, o corredor tem potencial para ir além nos projetos residenciais. Para acrescentar vida, estilo e aplicabilidade, profissionais de arquitetura e design de interiores fazem dele muito mais atraente por meio da aplicação de cores, a inserção de móveis, quadros e outros objetos decorativos
Todavia, é preciso evitar o excesso para que o espaço não fique sobrecarregado. A arquiteta Isabella Nalon afirma que gosta de explorar composições que propiciem sensações, despertem curiosidade e que transmitam a identidade de quem habita o local.
Cuidar da iluminação, tornar o percurso leve, fluido e surpreendente também é função do projeto de interiores de um espaço como o corredor na opinião do arquiteto Bruno Moraes. “O bom uso das cores é sempre bem-vindo em nossos projetos”, conta.
Mas o corredor assume apenas a função decorativa?
A resposta é não: em planta compactas, ou em função das demandas distintas de cada projeto, o corredor pode agregar uma estrutura de marcenaria – desde que exista uma largura adequada para a circulação –, que cumprirá atribuições como um armário extra para acomodar roupas de cama e toalhas, por exemplo.
Medidas e iluminação
A arquiteta Isabella Nalon diz que a principal referência está na largura: entre 0,90 e 1 m os moradores transitam de forma agradável e ainda não correm o risco de bater nas paredes no transporte de algum item de médio ou grande porte. Sobre o comprimento, a atenção deve ser voltada para a iluminação.
Segundo a Yamamura, explorar efeitos de luz tornam o corredor muito mais interessante e, por isso, as arandelas de fachos nas paredes, balizadores de piso ou parede, fitas de led nos rodapés, spots no teto e lâmpadas inteligentes (que funcionam por voz ou aplicativo) são excelentes sugestões.
A nobreza da arte
Uma boa estratégia é designar a ideia de apreciação de arte, que pode acontecer por meio da seleção de telas e fotos em um gallery wall ou o acréscimo de itens decorativos que expressem memórias dos moradores ou que acompanhem o estilo do décor.
Boiseries
Para a arquiteta Cristiane Schiavoni, clássico é eternamente clássico. No acesso aos dormitórios desse apartamento, ela explorou as boiseries – presentes em outros ambientes do projeto –, para adornar um lado do corredor e o teto. Com as molduras retangulares, o efeito de luz da arandela deixou o caminho dos moradores muito mais elegante.
Aposta no monocromático
Todo rosa: no projeto do apartamento onde investiu na alegria dos tons pastel, a arquiteta Mari Milani mostra como o rosa compartilha o romantismo e a delicadeza em um viés moderno.
No corredor monocromático, paredes, portas e teto se destacam pela cor que também se faz presente na marcenaria da sala.
Atribuindo uma nova função
Na reforma desse apartamento, o arquiteto Raphael Wittman, à frente do escritório Rawi Arquitetura + Design, promoveu uma mudança no layout com o acréscimo de uma divisória que delimitou a sala e se transformou em um corredor com função. Além de conduzir o morador à ala íntima, o local recebeu a função de home office.
Valorizando as paixões dos moradores
No corredor que recebe os moradores no segundo andar da cobertura, a arquiteta Cristiane Schiavoni valorizou o mimo que a esposa adquiriu para presentear o seu marido, fã das corridas automobilísticas: a réplica de um carro de Fórmula 1 na escala de 1 para 2.
Madeira e iluminação
BMA Studio
@bmastudio
brunomoraesarquitetura.com.br/
(11) 2062-6423
Cristiane Schiavoni
@cristianeschiavoni
www.cristianeschiavoni.com.br
(11) 3649-4900
Frezza & Figueiredo Arquitetura e Interiores
@frezzaefigueiredo
www.frezzaefigueiredo.com
Tel.: (16) 3623-3816 e (16) 99964-7800
Isabella Nalon
@isabellanalon
Site: www.isabellanalon.com
Tel.: (11) 94453-5500
Mari Milani
@marimilani_arquiteta
www.marimilani.com
Rawi Arquitetura + Design
@rawiarquitetura
www.rawi.com.br
11 3667-7778
Spaço Interior
@spacointerior
www.spacointerior.com.br
(11) 98753-4033 (WhatsApp)