As inúmeras possibilidades do verde-oliva no décor de interiores
Elegante, contemporânea e atemporal: esses são alguns dos motivos para apostar na cor que combina com diversos materiais na elaboração dos ambientes residenciais
Em uma época em que a paleta neutra segue bastante requisitada no décor de interiores – muitas vezes, pelo receio de ousar –, para a felicidade dos profissionais de arquitetura há muitos que querem vivenciar a presença e a energia das cores dentro de casa. Entre tantas características, o verde-oliva carrega vários atributos que justificam sua predileção por muitos moradores quando dão o aval para a cartela de cores do projeto ao lado do seu arquiteto.
Para começar, trata-se de uma tonalidade eclética e capaz de integrar todos os ambientes residenciais, sem exceção. Essa veia multifacetada vai mais além: esse tom entra em cena na pintura, marcenaria planejada, sofás, poltronas e enxoval de cama, entre tantas possibilidades. Outra razão é sua atmosfera moderna e, ao mesmo tempo, sóbria.
Sabe aquela cor que é percebida no ambiente por sua personalidade e sofisticação? Sim, com muita sutileza, o verde-oliva preenche ’10 de 10’ dentro desse requisito. Passando para a parte das sensações, ele também é perfeito quando o intuito é conferir serenidade – ainda mais por sua conexão com o natural.
O verde-oliva combina com tudo?
Dentro da cartela cromática, ele entrega sua versatilidade na combinação com outras tonalidades – como a madeira natural, dourado, o preto e até tons mais intensos –, como acabamentos diversos. Acompanhe uma seleção de projetos, em que o verde-oliva roubou a cena:
Projeto Rawi Arquiteura + Design | Fotos: Thiago e Dam Mol
Neste studio com 40 m², o arquiteto Raphael Wittmann adicionou uma pitada de cor ao nomear o verde-oliva para a composição da meia-parede.
Com arquitetura de interiores que faz a linha natural chic, percebida tanto pela força da madeira na sua forma original e no porcelanato do piso, além das plantas, o projeto é uníssono com o propósito de agradar e propiciar tranquilidade ao morador.
Projeto BMA Studio | Fotos: Guilherme Pucci
Transformação simples, resultado incrível: na reforma de um apartamento antigo, localizado no centro de São Paulo, o arquiteto Bruno Moraes fez questão de revalidar os elementos que formavam a identidade do imóvel. Assim, no quarto do casal ele deu nova vida ao armário embutido que já existia ao pintá-lo na cor verde-oliva.
Na marcenaria criativa
Com a pegada camaleoa da marcenaria, o verde-oliva acompanha inúmeras composições dos profissionais de arquitetura:
Projeto Frezza e Figueiredo Arquitetura e Interiores | Foto: Carolina Mossin
Neste living produzido pelo arquiteto Gabriel Figueiredo e o designer de interiores Fabricio Frezza, a estante de marcenaria denota leveza e, ao mesmo tempo, agrega identidade por seu desenho e as dimensões que ocupam toda a parede. Para adorná-la, uma seleção primorosa de objetos decorativos se vincula com a linha referência da cor.
Projeto: Cristiane Schiavoni Arquitetura | Fotos Carlos Piratininga
Este não é um móvel qualquer: trata-se de uma cristaleira verde-oliva, pensada pela arquiteta Cristiane Schiavoni para ser a personagem principal nesse apartamento. Integrada ao mobiliário com o ‘L’ que forma com a parte inferior, ela oferece compartimentos estratégicos, guardando desde o essencial do dia a dia até os calçados logo ao chegar em casa.
Para selar essa união, as artes escolhidas refletem quem vive ali e as prateleiras de vidro, feitas sob medida, organizam cristais e garrafas como se fossem obras-primas.
Projeto: arquiteta Mari Milani | Fotos: Julia Herman
No dormitório desse casal, a arquiteta Mari Milani se inspirou no aconchego na natureza para definir a paleta de cores. Junto com o amadeirado, ela destacou o terroso para acompanhar o verde-oliva da marcenaria. O equilíbrio sutil marca presença nas mesinhas laterais suspensas, no detalhe da parede com a TV e na entrada do closet, que também leva ao banheiro.
No sofá como protagonista da sala
O sofá já fazia parte do acesso das moradoras, era muito querido por elas e, na avaliação da arquiteta Cristiane Schiavoni, estava em perfeito estado. Com a decisão de reformá-lo, ela conta que o moodboard da área social teve como ponto de partida, justamente, o verde-oliva do estofado.
Projeto da arquiteta Cristiane Schiavoni | Foto: Carlos Piratininga
Aliás, a profissional também revela que a decisão levou em conta as características do tecido – um material super resistente e com uma textura muito gostosa –, que deixou a cor ainda mais reluzente.
Projeto: Paiva e Passarini Arquitetura e Interiores | Foto: Xavier Neto
Na sala de estar deste apartamento faltava personalidade e bossa para os ambientes, questões resolvidas prontamente pelas arquitetas Vanessa Paiva e Claudia Passarini, do escritório Paiva e Passarini Arquitetura. Assim, o novo ambiente ganhou, de um lado, painel e rack sob medida onde está a TV e, do outro, um sofá em L, que otimiza o espaço e torna o verde-oliva o centro das atenções da ala social.
No enxoval de cama
Para aqueles que preferem ter a cor em uma pequenas doses, a roupa de cama é um bom exercício para aderir ao verde-oliva.
Projeto Spaço Interior | Fotos: Kadu Lopes
Com a base cinza do dormitório, a arquiteta Ana Rozenblit, da Spaço Interior, usou o verde-oliva para atuar como o ponto de destaque dentro dos gradientes paleta predominante. Pontual, ela trouxe a cor nos móveis de cabeceira, almofadas e peseira.
Projeto ResiliArt Arquitetura | Fotos: Kelly Queiroz
Estratégia semelhante também foi adotada pela arquiteta Natália de Souza, da ResiliArt Arquitetura: para reluzir o décor de tons neutros adotado para o pequeno studio, o presença do verde-oliva é notável nas almofadas e na pesei que decoram a cama.
Sou Cláudio P. Filla, formado em Comunicação Social e Mídias Sociais. Atuo como Redator e Curador de Conteúdo doEnfeite Decora. Com o apoio de uma equipe editorial de especialistas em arquitetura, design de interiores e paisagismo, me dedico a trazer as melhores inspirações e informações para transformar ambientes. E-mail:[email protected]
O arquiteto Bruno Moraes atua há mais de 19 anos no mercado de arquitetura e interiores, com sólida experiência em projetos e execução de obras. Formado pela Faculdade Belas Artes de São Paulo (FEBASP) e pós-graduado em Gerenciamento de Empreendimentos na Construção Civil pela FAU Mackenzie, Bruno iniciou sua carreira em grandes escritórios, como o do renomado arquiteto Siegbert Zanettini.
Em 2017, fundou o escritório Bruno Moraes Arquitetura, com foco em projetos residenciais, reformas de apartamentos e espaços comerciais. O crescimento demandado por obras completas levou à criação de uma estrutura própria para execução e gerenciamento de obras, com equipe especializada e treinada. Essa expansão culminou, alguns anos depois, na transição da marca para BMA Studio, unificando os serviços de arquitetura e execução sob um novo posicionamento, mais alinhado aos diferenciais do escritório. O BMA Studio é a evolução da Bruno Moraes Arquitetura, mantendo a mesma essência, equipe e compromisso com a qualidade.
O escritório atua em projetos de casas, reformas, retrofits, espaços corporativos, áreas comuns de edifícios e stands de apartamentos decorados. Conta com um aplicativo próprio para a gestão das obras, otimizando processos e comunicação com os clientes.
Entre os principais clientes estão o Grupo Volkswagen, as multinacionais Arauco e Fabbri, os escritórios da Tecban (Banco 24h), as Sorveterias Rochinha e um projeto de revitalização urbana no bairro do Bixiga. Também participou da Mostra Casa Saudável HBC e tem obras executadas em diversas regiões do país.
A marca já teve seus projetos e vídeos publicados em importantes veículos de arquitetura. Bruno também assina colunas no Portal PiniWeb, apresenta o podcast de Arquitetura Corporativa para o Club&Casa Design, e foi apresentador do podcast do Viva Decora. De 2019 a 2024, participou do quadro de decoração do Programa da Eliana, no SBT.
Em 2023, estreou na CASACOR São Paulo com o ambiente ‘Cozinha Funcional’ e foi premiado pela VEJA São Paulo como Melhor Ambiente na categoria Cozinha Integrada ou Cozinha Gourmet. Em 2024, retornou à mostra com o espaço ‘Acalanto e Encontros’, reafirmando seu compromisso com a inovação, funcionalidade, bem-estar e brasilidade nos projetos.
Uma equipe de arquitetos que contempla a integração entre o espaço e o indivíduo. Por meio de soluções customizadas, desenvolvem projetos a partir do diálogo e da tradução das aspirações dos clientes. Dessa maneira, exploram opções de layout que se materializam em ambientes atemporais, ao combinar tendências, personalidade e tecnologia. Os projetos podem ser concebidos e conduzidos do início ao fim pela equipe de arquitetos, desde a obra até o enxoval, com a missão de garantir comodidade, eficiência e confiança aos clientes.
Presente há 25 anos no mercado de arquitetura e decoração, a Spaço Interior Arquitetura tem no comando a arquiteta Ana Rozenblit. O escritório realiza dezenas de projetos por ano, que vão desde pequenas reformas até casas completas. As maiores inspirações da arquiteta vêm dos desafios propostos em cada obra. Sempre atenta às novidades do mercado e às necessidades do cliente, desenvolve soluções criativas e inusitadas para imóveis dos mais variados tamanhos.
Projetos personalizados que unem arquitetura e design contemporâneos à alma brasileira. Na Rawi Arquitetura, sob o comando do arquiteto Raphael Wittmann e com mais de uma década de atuação, buscamos conceber espaços que transcendem o convencional, onde a interação entre formas, vazios, percursos, texturas e cores é uma consequência da busca por experiências e memórias inesquecíveis.
Nosso trabalho diversificado abrange reformas, retrofits, interiores, decoração e projetos arquitetônicos, incluindo também orientações na escolha de terrenos ou imóveis. A nossa abordagem é uma fusão entre a cultura brasileira e a estética contemporânea, sempre sob uma perspectiva sensível e, ao mesmo tempo, crítica e inovadora. Utilizamos materiais na sua essência, elementos artesanais, cores e pré-existências em nossas composições.
Cada projeto é uma jornada personalizada, onde valorizamos a singularidade de cada pessoa, com suas vivências e histórias. Fazemos um mergulho em suas experiências, memórias, estilo de vida, desejos e sonhos, conectando esses importantes ingredientes ao contexto do local e às exigências do conforto ambiental, sempre com foco na sustentabilidade e no uso racional de recursos e materiais.
Nossa missão é transformar a arquitetura em uma experiência poética e reveladora, que não atenda apenas às necessidades funcionais, mas também esteja conectada ao ambiente e ressoe com o ritmo pessoal e o contexto cultural de cada indivíduo. Com mais de 100 projetos residenciais e comerciais realizados em São Paulo e em outros estados, nossa equipe de arquitetos e designers de interiores é dedicada a proporcionar experiências únicas a cada cliente.
A busca por soluções acessíveis para trabalhar de casa nunca foi tão necessária. Afinal, com a consolidação do trabalho remoto, muita gente percebeu que um canto improvisado na mesa da cozinha ou...
Em tempos de rotina agitada, transformar um canto da casa em um espaço zen é mais do que um desejo estético: é uma necessidade emocional. Inspirado nos princípios da cultura oriental, especialmente...
As cores revelam aquilo que palavras nem sempre conseguem expressar. Nos envolvem, despertam emoções e moldam a forma como vivemos nossos espaços. O que escolhemos evidenciar em nossas residências diz muito sobre...
Com a rotina escolar se estendendo para dentro de casa — seja por conta das tarefas diárias, aulas remotas ou até mesmo pelos momentos de leitura —, criar um cantinho de estudo...