ArtRio 2024 transforma o Rio de Janeiro na capital das artes

Feira de arte acontece na Marina da Gloria de 25 a 29 de setembro

art rio

Desde sua criação, a ArtRio tem a ambição de ter o Rio de Janeiro como referência no mundo das artes. Na semana em que a feira é realizada, uma intensa agenda agita a cidade – enquanto o evento acontece na Marina da Glória, emoldurado pelo Cristo Redentor e pelo Pão de Açúcar, uma riquíssima e diversa agenda de exposições, encontros, visitas guiadas, performances acontece em diferentes endereços da cidade.

É a potência da arte unindo todos os bairros e regiões, arte moderna, contemporânea, popular. Colecionadores, artistas, curadores, amantes das artes e pessoas que estão descobrindo o que esse universo traz.

Chegando a sua 14ª edição, a ArtRio terá um novo projeto arquitetura para a área externa, possibilitando uma configuração com espaços maiores. Um importante foco da ArtRio é dar continuidade à valorização do conteúdo, amplificando o debate e o aprendizado sobre o mercado de arte de forma ampla, incluindo história, movimentos e impactos das mudanças sociais e a chegada de novas tecnologias a esses cenários.

ArtRio cred Bruno Ryfer

Em sintonia com importantes questões da atualidade, a ArtRio segue seu compromisso com a sustentabilidade e conscientização sobre o tema, realizando uma série de ações para a redução de impacto de todas as etapas da produção e realização da feira e sua agenda.

A feira de arte acontece na Marina da Gloria entre os dias 25 e 29 de setembro, com uma rica e intensa programação paralela em diferentes espaços culturais e áreas públicas da cidade, além de ações digitais. Desde sua 1ª edição, em 2011, a ArtRio conta com um calendário anual, levando conhecimento a diferentes públicos e incentivando o contato com a arte.

Um dos nossos principais desafios ao realizar o evento é ter uma curadoria de excelência, com a seleção de galerias e propostas curatoriais que despertarão um novo olhar para a arte, além de reforçar o reconhecimento ao trabalho de artistas e galeristas. Ao mesmo tempo, temos o compromisso com as principais questões de alto impacto no futuro, como sustentabilidade, educação, inclusão e diversidade. A ArtRio, com sua agenda perene e ações direcionadas a diferentes públicos, nos permite trazer uma característica incomparável da arte: a capacidade de representar o pensamento e o desejo de mudança da sociedade, e assim traçar novos rumos da história”, indica Brenda Valansi, presidente da ArtRio.

Brenda Valansi cred Bruno Ryfer

O Comitê Curatorial da ArtRio 2024, responsável pela seleção das galerias participantes, é formado pelos galeristas Alexandre Roesler (Nara Roesler), Antonia Bergamin (Galatea), Filipe Masini e Eduardo Masini (Athena), Gustavo Rebello (Gustavo Rebello Arte), e Juliana Cintra (Silvia Cintra + Box 4), e pelo special advisor Márcio Botner.

No pavilhão TERRA estará o programa PANORAMA,comgalerias com atuação estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea.

A Artrio 2024 é apresentada pelo Instituto Cultural Vale, com patrocínio máster da Prio e do Bradesco, e patrocínio da cerveja Stella Pure Gold. A feira tem o apoio de Rio Galeão, IBMEC | Instituto Yduqs, Bombay, Sauer, VIVO e Granado. A Woods Wine é parceira do evento. O Copacabana Palace é o hotel oficial do evento e o Shopping Leblon é o shopping oficial.

O evento tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura.

A realização da ArtRio é da BEX Produções e coprodução da Dream Factory.

ARTRIO 2024 – PANORAMA

BRASIL CONTEMPORÂNEO

Seguindo seu compromisso de valorização da arte brasileira, a ArtRio 2024 traz o programa BRASIL CONTEMPORÂNEO, destinado a artistas residentes fora do eixo Rio–São Paulo, representados prioritariamente por galerias das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país. Com curadoria de Paula Borghi, o programa possibilitará uma visão mais ampla da produção artística nacional, detalhando as influências como questões culturais e econômicas, história da região, matéria-prima local.

Paula Borghi – curadora

Queremos trazer para a feira artistas de todas as regiões do país, e mostrar a grande pluralidade da produção artística brasileira. É importante que o público reconheça a riqueza que temos no país, com artistas inspiradores e que traduzem em suas obras nossa história como sociedade e como nação”, indica Brenda Valansi, presidente da ArtRio.

As galerias do BRASIL CONTEMPORÂNEO estarão no pavilhão MAR, construído na área externa da ArtRio.

AMPARO 60 (Recife – PE)

Diogum (Pernambuco)

José Patrício (Pernambuco)

Marcelo Silveira (Pernambuco)

Ramsés Marçal (Pernambuco)

ArteFASAM (Belo Horizonte – MG)

Adão (Paraná)

Ana Sant´Anna (Bahia)

Carmo Johnson Projects (São Paulo – SP)

Kássia Borges (Minas Gerais)

Kaya Agari (etnia Kurâ-Bakairi – Mato Grosso do Sul)

Coletivo MAHKU – Movimento dos Artistas Huni Kuin (Acre)

Christal Galeria (Recife – PE)

Olinda Tupinambá (Bahia)

Ziel Karapotó (natural da comunidade Karapotó Terra Nova / Alagoas, e reside na Reserva Indígena Marataro Kaetés / Pernambuco)

Cerrado Galeria (Brasília e Goiânia/GO)

Manuela Costa Silva (Goiás)

Miriam Inez da Silva (Goiás)

Paulo Pires (Mato Grosso)

Estêvão Parreiras (Minas Gerais)

Galeria Eduardo Fernandes (São Paulo – SP)

Heloisa Crocco (Rio Grande do Sul)

Galeria Karandash (Maceió – AL)

Maria Amelia Vieira (Alagoas)

Dona Roxinha Lisboa (Alagoas)

Véio (Pernambuco)

Vicente Ferreira (Alagoas)

Galeria Tato (São Paulo – SP)

Anna Guerra (Pernambuco)

Desirée Hirtenkauf (Rio Grande do Sul)

Lidia Lisbôa (Paraná)

Juniara Albuquerque (Pernambuco)

Galeria Boi (Rio de Janeiro – RJ)

Abniel Nascimento (Pernambuco)

Rafael Chavez (Paraíba)

Ratinho (Pernambuco)

Bianca Boeckel (Rio de Janeiro)

Jorge Feitosa (Rondonia)

SOLO

Ademar Britto – curador

Programa com curadoria de Ademar Britto, quando cada galeria apresenta projeto original de um único artista. É uma oportunidade para o público conhecer a produção dos artistas com uma linha curatorial definida, produções recentes de artistas em diferentes momentos de carreira e com diferentes técnicas.

As galerias do SOLO estarão no pavilhão MAR, construído na área externa da ArtRio.

Conheça os artistas do programa SOLO 2024 e suas galerias

Thiago Neves – Asfalto

Rommulo Vieira Conceição – Aura

Siwaju – Galeria Karla Osório

Bruno Faria – Galeria Marilia Razuk

Alberto Pitta – Nara Roesler

Melissa de Oliveira – Nonada

Manuel Brandazza – Pasto (Argentina)

Carlos Zilio – Galerias Raquel Arnaud e Cássia Bomeny

Moris – Galerie Rolando Anselmi (Itália)

Antonio Maluf – Trapézio Galeria

MIRA

O MIRA, programa da ArtRio dedicado a videoarte, chega a sua 7ª edição e apresenta Jeniffer Inacio como curadora em 2024. Curadora associada do Pérez Art Museum Miami (PAMM), instituição de referência em arte latino-americana, Jennifer fez uma seleção de obras que, além da exibição durante a feira, também serão exibidas no PAMM.tv, canal de streaming do museu norte-americano, e ficarão em exibição por 6 meses. Esta plataforma pioneira entrega videoarte diretamente para públicos globais, exibindo obras de ponta da coleção do museu, juntamente com seleções de festivais de cinema conceituados, curadores convidados e cineastas regionais. A missão do PAMM.tv é democratizar o acesso à arte contemporânea, tornando-a acessível a todos, independentemente da localização.

Jennifer intitulou o programa selecionado para este ano de ZELO – um termo que abrange dedicação, afeição e cuidado. “Em português, “zelo” significa um compromisso sincero e espírito de cuidado, evocando uma sensação de calor e ternura profundamente arraigada na cultura brasileira. Este conceito reflete os valores e conexões emocionais centrais para a vida brasileira. Por meio de uma seleção cuidadosamente selecionada de trabalhos em vídeo, ZELO se aprofunda nas várias dimensões deste conceito, destacando como o cuidado e a dedicação se manifestam em diferentes aspectos de nossas vidas. De laços familiares e relacionamentos comunitários a paixões pessoais e administração ambiental, esses trabalhos oferecem uma exploração diferenciada do que significa se importar profundamente e agir com comprometimento”, apresenta a curadora.

Para Jennifer Andrade, os artistas selecionados para o programa MIRA desse ano trazem em suas obras narrativas íntimas e pungentes que convidam os espectadores a refletir sobre a importância do cuidado. Ao exibir essas expressões variadas, ZELO promove uma apreciação mais profunda pelas conexões que nos unem uns aos outros e ao mundo ao nosso redor, encorajando um diálogo intercultural que ressalta nossa humanidade compartilhada.

A cena artística do Brasil é vibrante e dinâmica, caracterizada por uma rica diversidade de expressões artísticas e um forte senso de comunidade. Esta exposição busca promover o diálogo entre artistas internacionais e a comunidade artística brasileira, criando uma plataforma para troca e inspiração mútua. Ao exibir as obras de artistas internacionais e brasileiros dentro dos temas universais de dedicação, afeição e cuidado, a exposição ressoa com os espectadores globalmente, destacando as experiências humanas compartilhadas que transcendem as fronteiras culturais”, destaca a curadora.

Artistas presentes no MIRA 2024

EXPANSÃO

Programa dedica a instituições culturais e projetos sem fins lucrativos que utilizam, pensam e desenvolvem com e através da arte suas vocações sociais, apoiando propostas que ousam expandir horizontes tradicionais.

No primeiro dia da feira, serão apresentados os vencedores do Prêmio FOCO ArtRio 2024, realizado com o Instituto Cultural Vale.

Playlist sobre arte brasileira

Um projeto inédito desenvolvido pela ArtRio em parceira com o Instituto Yducs e o IBMEC vai oferecer informações sobre os grandes mestres da arte brasileira, uma experiência guiada audível disponível na plataforma do Spotify. Dessa forma, é possível ter conhecimento mais aprofundado sobre os mestres e seus impactos na cultura e na sociedade e depois ver suas obras presentes na feira de arte. A ArtRio 2024 acontece de 25 a 29 de setembro, na Marina da Glória.

Estão disponíveis online 17 programas, divididos em três trilhas de conhecimento. Sobre Arte Moderna o projeto contempla os artistas José Pancetti, Cícero Dias, Maria Leontina, Alfredo Volpi, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti. Sobre Artistas Mulheres, estão presentes Adriana Varejão, Melissa de Oliveira, Anna Bella Geiger, Lays Mirrha, Virgínia de Medeiros, Lucia Laguna e Rose Afefé. Sobre Arte Popular, os episódios trazem Ratinho, Roxinha, Véio e Heitor dos Prazeres. Os textos são da jornalista Domi Valansi, da comunicação digital da ArtRio, que também faz a locução.

Conversas ArtRio

Palco Instituto Cultural Vale – Pavilhão MAR

26/09 – quinta-feira

27/09 – sexta-feira

Adentrando questões que vão além do que os olhos vêm, o espiritual na arte parte da compreensão da linguagem como magia presentes em determinadas produções artísticas. Trata-se de abordar o trabalho em arte enquanto um caminho espiritual, que além de se relacionar com a História da Arte, se relaciona com aquilo que é do campo do imaterial.

28/09 – sábado

29/09 – Domingo

Lançamento de livros

Espaço PRIO – Pavilhão MAR

25/09 – quarta-feira

26/09 – quinta-feira

27/09 – sexta-feira

28/09 – sábado

#artrio

#artrio2024

#compartilhearte

ARTRIO 2024

25 de setembro – Preview das 13h às 21h

26 a 28 de setembro – das 14h às 21h

29 de setembro – das 12h às 21h

MAIS INFORMAÇÕES

FleishmanHillard

Renata Pacheco Jordão – renata.jordao@fleishman.com.br / 21.99466-4316

Agata Cunha – agata.cunha@temp.fleishman-gip.com.br – 21.99367-6919

Sair da versão mobile