Inspirada pelo sertão como símbolo de resistência, ancestralidade e potência criativa, a arquiteta Gleuse Ferreira, à frente do escritório que leva seu nome, retorna à CASACOR São Paulo para assinar um dos espaços mais simbólicos do evento: a bilheteria.
Batizado de ‘Meu Verde, Meu Sertão’, o espaço de 89 m² funcionará como a entrada oficial da maior e mais completa mostra de arquitetura, arte, design de interiores e paisagismo das Américas, que este ano será realizada no tradicional Parque da Água Branca, cenário tombado de grande valor histórico e cultural na capital paulista. Em sintonia com o tema de 2025, Semear Sonhos, Gleuse mergulha nas raízes do sertão para criar um ambiente que invoca memória, afeto e pertencimento.
“O sertão, para mim, é sentimento e origem. Vou transformar esse universo em experiência sensorial como uma forma de plantar sonhos de valorização do que é nosso, transformando o árido em poesia”, afirma a arquiteta sergipana, bisneta de Lampião e Maria Bonita, figuras emblemáticas do cangaço brasileiro.
O projeto vai resgatar elementos da cultura nordestina para os traduzir em uma estética contemporânea, onde o verde ganha protagonismo como símbolo de renascimento entre tramas, texturas e cores que remetem ao chão rachado pela seca e às folhas que insistem em resistir.
Nada minimalista, o espaço promete exalar brasilidade em sua forma mais genuína. O mobiliário, objetos escolhidos e obras exclusivas exaltarão a força da arte popular e do design brasileiro, com destaque para nomes como Roberta Banqueri, Gil Apolinário, Beto Pezão, Mario Britto e Burle Marx. Os elementos dialogarão entre o regional e o contemporâneo, revelando um Brasil profundo e criativo.
Serviço CASACOR São Paulo 2025
Local: Parque da Água Branca – Rua Dona Ana Pimentel, s/n, Barra Funda.
Período: 27 de maio a 03 de agosto.
De terça a Domingos e feriados: 11:00 às 21:00.