Dentro de um projeto de interiores, os eletrodomésticos, além de exercerem suas funções, podem (e devem!) se configurar como parte da decoração. Para a arquiteta Mari Milani, a diversidade desses equipamentos que compõem os ambientes residenciais não precisa destoar em função da estética e do design de fábrica.
Esse é o caso do ar-condicionado, item cada vez mais desejado pelos moradores, principalmente nas áreas sociais. Predominantemente branco, a profissional aposta na pintura do aparelho para acompanhar a cor do ambiente onde está inserido. “É um procedimento simples e que contribui para o resultado que idealizamos. Sem contar que passa uma ideia muito bacana de modernidade”, analisa.
Acompanhe alguns exemplos práticos da aplicação de um ar condicionado colorido e entenda como a pintura é executada sem apresentar problemas à peça:
A pintura do ar-condicionado
Acompanhando a cor escolhida para a parede, Mari explica que, ao invés do rolo e pincel, o processo de transformação do ar-condicionado é feito com um compressor de pintura, em um processo semelhante ao laqueamento da marcenaria.
“Para garantir um resultado bem sucedido, sempre conto com profissionais especializados”, relata. Ainda de acordo com ela, desde que realizado dessa maneira, a pintura não compromete as especificações técnicas e mantém o ar-condicionado dentro da garantia do fabricante.
“Um dos charmes do recurso de incluir um ar-condicionado colorido é exatamente a possibilidade de brincar com a paleta cromática e até de camuflá-lo no espaço”, avalia a arquiteta.
Trabalhando as possibilidades p&b
As cores mais comuns de ar-condicionado no mercado são o preto e o branco, sendo possível desenvolver ambientes pensados para que essas cores trabalhem com a decoração e que a peça não fique desconexa.
“É perfeitamente possível criar ambientes com as cores originais”, garante Mari. “Tudo é questão de analisar as possibilidades e consultar a preferência dos moradores”, finaliza.
Sobre a arquiteta Mari Milani
Formada em arquitetura e urbanismo em 2009, pós-graduada em master arquitetura em 2012, com mais de 300 projetos realizados em lares e negócios, Mari Milani está sempre presente nas maiores feiras e eventos de design do mundo acompanhando e trazendo as últimas tendências de mercado para seus clientes.
Para ela, a construção de um ambiente transformador vai além de erguer paredes e distribuir cômodos; é a habilidade de criar um espaço que reflita a personalidade e os sonhos de cada cliente, pensando sempre no conforto e segurança. Cada projeto é uma oportunidade de criar sensações diferentes e únicas, seja por meio da iluminação, do formato ou da decoração.
www.marimilani.com
@marimilani_arquiteta
R. Marina Jacomini, Nº 57 – Santa Paula, São Caetano do Sul – SP