Espelhos orgânicos: quando a estética da natureza vira tendência no décor

Saiba como usar essa peça marcante para valorizar halls, lavabos e até quartos com charme único

espelho organico

O espelho orgânico conquistou um lugar especial nos projetos contemporâneos de interiores e tem sido cada vez mais procurado por quem busca transformar o décor com sofisticação e personalidade. Ao romper com o tradicional e trazer formas que lembram elementos da natureza, ele desperta curiosidade, valoriza os espaços e propõe uma estética autoral, que foge das linhas convencionais e imprime um toque artístico e atemporal.

Esse tipo de peça — inspirada em movimentos da própria natureza — vai além da mera função de refletir imagens. Ela imprime um ar poético ao ambiente, como bem pontua a arquiteta Daniela Funari, à frente do próprio escritório: “A estética orgânica sempre surpreende, porque quebra a simetria previsível das formas geométricas e traz mais fluidez e aconchego aos espaços.” Segundo a profissional, o espelho orgânico é uma solução criativa que funciona como ponto focal, destacando-se em halls, lavabos e até em áreas íntimas.

Impacto visual em halls e lavabos

Na área social, o espelho orgânico assume um papel marcante e receptivo. Por sua forma assimétrica e envolvente, ele atrai os olhares e dá um toque escultural que eleva o design do ambiente.

Logo na entrada do apartamento, a arquiteta Daniela Funari trouxe a peça orgânica para dar boas-vindas aos moradores e convidados, além da checagem do look antes de sair de casa. Complementando o projeto, um banco em marcenaria foi executado com uma sapateira para auxiliar no momento de calçar os sapatos e organizar itens de saída como materiais de academia e guarda-chuvas | FOTO: Mariana Camargo

“No hall de entrada, por exemplo, ele dá as boas-vindas com charme e proporciona uma checagem prática do visual antes de sair de casa”, explica Daniela. Para a profissional, o espelho orgânico também funciona muito bem em lavabos: “Esse tipo de espaço permite ousar, tornando-se mais divertido e autoral. Modelos grandes criam um visual sofisticado e ainda trazem a sensação de amplitude.”

Com um toque natural, incluindo plantinhas em um jardim vertical, o lavabo realizado pela arquiteta Daniela Funari ganhou mais destaque com um espelho orgânico que reflete o natural. A composição não só ficou esteticamente agradável, como também sofisticada, com a inclusão de uma torneira rosé gold e um pendente estilizado | FOTO: Mariana Camargo

Ao investir em um espelho orgânico no lavabo, o ambiente ganha charme extra quando combinado com outros elementos naturais. O uso de um jardim vertical junto à peça, por exemplo, reforça a conexão com a natureza e o visual orgânico da proposta. Nesses casos, metais rosé gold e luminárias com design marcante são complementos que acentuam a sofisticação da composição.

Sonho e poesia nos dormitórios

Ao contrário do que muitos pensam, os espelhos orgânicos também funcionam perfeitamente em quartos e suítes. Segundo Daniela Funari, essa peça rompe com o padrão de sobriedade tradicional e, quando usada com sabedoria, pode transformar o dormitório num refúgio cheio de poesia. Ela recomenda apostar em tamanhos generosos para decorar a parede que dá acesso ao closet, criando um painel que interaja com a cabeceira e até com os pendentes laterais.

Para essa sala de jantar integrada com a sala de estar e a cozinha, a arquiteta Daniela Funari desenhou uma composição com três espelhos orgânicos que se complementam para refletir os cômodos do apartamento. A tríade se sobressai como um gallery wall | FOTO: Celina Germeer

“Mesmo em dormitórios, os espelhos orgânicos contribuem para criar uma atmosfera mais onírica e suave, pois suas formas remeten a um cenário quase sonhador e muito aconchegante”, explica a arquiteta. Dessa forma, a peça se harmoniza facilmente com madeira, linho e iluminação suave — materiais que reforçam a sensação de conforto e personalizam o espaço.

Criatividade e movimento para a casa toda

Não há dúvidas de que o espelho orgânico pode revolucionar qualquer cômodo da casa. Seja em um hall compacto, num lavabo criativo ou num dormitório aconchegante, essa peça dá mais dinamismo à decoração, além de refletir a luz natural e tornar os espaços visualmente mais amplos.

O tamanho generoso do elemento apostou nas curvas orgânicas para decorar a parede do dormitório que antecede a entrada para o closet. O espelho também harmonizou com o painel de madeira acima da cabeceira e com os pendentes que seguem o formato | Projeto: Daniela Funari Arquitetura | FOTOS: Mariana Camargo

Como afirma a arquiteta Daniela Funari: “Apostar em formas livres dá uma sensação quase artística ao décor e permite que o morador explore a própria criatividade.”

Sobre Daniela Funari Arquitetura

Daniela Funari Arquitetura é um escritório de arquitetura e interiores voltado para projetos residenciais e comerciais buscando sua individualidade, originalidade e funcionalidade. A arquiteta Daniela Funari é jovem, arrojada e apaixonada em criar espaços e ambientes personalizados e combinados. Seu grande objetivo é fazer parte do sonho das pessoas, trazer à baila o convívio em espaços prazerosos e aconchegantes, gerando satisfação, alegria e vivacidade. Sua paixão é revelada em projetos com ênfase em interiores e ambientes integrados. Em 2024, teve sua estreia na CASACOR São Paulo 2024 e recebeu o Prêmio VEJA SP de Melhor Ambiente CASACOR na categoria “Ilha de bem-estar e lounge”.

Daniela Funari Arquitetura 

(11) 95500 0293 
@danielafunariarquitetura 
danielafunariarquitetura@gmail.com 
Av. Ordem e Progresso, Nº 157, CJ. 1104,  
São Paulo – SP

Sair da versão mobile