O projeto de interiores para o apartamento de um casal e sua filha pequena, assinado pelo escritório Hersen Mendes Arquitetura, tem como principal objetivo promover o convívio familiar e valorizar as memórias da família.
Desta vez, o apartamento foi projetado como um espaço de transição, explorando a utilização de itens da família e materiais modulares versáteis, que podem ser reutilizados no futuro.
Os módulos de marcenaria na sala são multifuncionais, servindo como estantes para livros, buffet para refeições e aparadores, enquanto a parte inferior armazena brinquedos das crianças.
Uma estante adicional, confeccionada em compensado naval – um material robusto em sua forma bruta – reflete a personalidade dos moradores. Além disso, azulejos especialmente produzidos em Brasília para este apartamento trazem identidade.
Os ambientes foram integrados para atender ao desejo dos moradores de receber convidados. A sala de estar, por exemplo, foi projetada para proporcionar um espaço onde as crianças possam brincar e os adultos possam receber familiares e amigos.
O acervo pessoal da família foi incorporado ao projeto para refletir sua personalidade. Obras de arte e mobiliários foram selecionados, como a Poltrona Eames, a Luminária Bauhaus, da Lumini, uma mesa antiga de ipê laqueada – uma herança familiar – e o Banco Uma, da Oppa.
—
Ficha técnica
Arquitetura: Hersen Mendes Arquitetura
Gerenciamento/Coordenação: Hersen Mendes Arquitetura
Produção: Anastácia Hersen
Local: Brasília – DF, SQS 102, Bloco C
Ano: 2020
Área: 128 m²
—
Sobre Hersen Mendes Arquitetura
Anastácia Hersen e Matheus Mendes são arquitetos reconhecidos em Brasília, no Brasil e exterior, com uma carreira consolidada na área de arquitetura, planejamento e design.
Anastácia e Matheus se conheceram na Faculdade de Arquitetura da UNB e desenvolveram carreiras distintas na área. Sua trajetória profissional se reuniu no ano de 2016, agregando conhecimentos complementares na criação da Hersen Mendes Arquitetura, que reúne, em um só local todo o processo de planejamento, projeto, coordenação, execução e entrega de espaços e de edificações.
Ambos os profissionais têm se destacado pela qualidade estética e funcional dos projetos, mas também pelo compromisso com práticas sustentáveis e inovação na arquitetura contemporânea. Dos projetos mais recentes destacam-se, no Brasil, a reforma da Residência Oficial da Embaixada do Reino Unido, em Brasília; o projeto e construção da Casa das 7 Árvores, que preserva a vegetação do cerrado existente; e o Apartamento dos Arcos, premiado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil como primeiro lugar no Prêmio IAB 2023 na categoria Design e Interiores. No exterior destaca-se o projeto de reforma e requalificação do Colégio Pio Brasileiro, em Roma, Itália; além de casas e apartamentos na Alemanha, Áustria e Holanda.