Um projeto que mistura um visual industrial com elementos decorativos inspirados no espaço. Este é o apartamento “Cosmos”, um imóvel com 65 m² de área total localizado no bairro Cabral, em Curitiba. Segundo Felippe Comninos, arquiteto responsável pelo projeto de interiores, seu grande diferencial é a iluminação, que pode transformar totalmente o espaço de acordo com a ocasião.
“Todo o projeto luminotécnico foi pensado para dar prioridade à iluminação indireta, ideal para receber amigos, e à iluminação direta, necessária para áreas como a mesa de jantar”, diz. Seu conceito estético baseia-se no estilo industrial, evidenciado pela laje de concreto aparente no teto e pelo pilar no canto da sala, que é parte da estrutura original do edifício.
A decisão de mostrar estes acabamentos em sua forma “natural” enfatiza a honestidade dos materiais, utilizando os elementos já presentes no espaço como parte da composição do projeto de interiores. Já os itens decorativos remetem ao espaço (o sideral mesmo), com quadros que são fotos tiradas pela NASA.
“Adicionamos peças decorativas de forma sutil, mantendo o conforto e aconchego necessários para um ambiente de descanso”, relata Felippe sobre a decoração. Além disso, as cores selecionadas para compor os ambientes seguem um esquema monocromático de preto e branco.
Em elementos brancos foram adicionados detalhes em preto e, nos elementos pretos, detalhes em branco. Para trazer um toque de cor, pontos focais azuis foram inseridos, como quadros e outros objetos decorativos. De acordo com o arquiteto, “Uma solução encontrada para obter mais espaço foi fazer a inversão da sala de TV e adequar a nova sala de jantar”.
Como o conceito do projeto é open plan, foi necessário redimensionar e derrubar algumas paredes para alcançar o resultado desejado. Um exemplo é a área da cozinha, onde a solução foi remover uma parede para integrar o espaço. Além disso, a bancada destinada ao preparo de refeições foi feita com uma pedra única que se estende até o tanque da lavanderia, conectando os dois ambientes. Para Felippe, um projeto de interiores deve refletir a personalidade do cliente e proporcionar conforto.
Por isso, apostou na versatilidade como elemento chave do apartamento “Cosmos”, que permite que o proprietário adapte o espaço de acordo com suas necessidades diárias, criando ambientes funcionais e acolhedores para todas as situações. Esta abordagem garante que cada área do apartamento, não apenas atenda às demandas estéticas, mas também ofereça praticidade e bem-estar no cotidiano.