A CASACOR São Paulo não é uma mostra voltada para a visitação paga. Na 38ª edição, que acontece no Parque da Água Branca, no conjunto de 73 ambientes que compõem a mostra em 2025, 23 estão abertos ao público geral, sem a necessidade de ingresso. Basta chegar e conferir!
Entre esses estão a bilheteria ‘Meu Verde, Meu Sertão’, assinada pela arquiteta sergipana Gleuse Ferreira. Em um generoso espaço de 89 m², que homenageia a arte e a cultura do sertão nordestino, ela promoveu um resgate emocional de suas origens.

Bisneta do casal de cangaceiros Lampião e Maria Bonita, a profissional presta homenagem ao verde, cor que simboliza a esperança após a tão aguardada chuva. Mesclando referências de sua trajetória pessoal com elementos oriundos na cultura do nordeste brasileiro, ela uniu o estilo rústico com o moderno, claramente externando aos visitantes a sintonia como essas referências se entrelaçam.
Junto com o mobiliário que integra o living, ela valorizou a curadoria primorosa entre artistas e artesãos, incluindo sergipanos. Com valor afetivo, a profissional expôs as porcelanas pintadas à mão por sua avó, Expedita Ferreira Nunes, filha única do casal cangaceiro. Outros objetos remetem à natureza local como o vaso Mangueton, assinado pelo músico e artista visual Nino Karvan e fornecido pela Galeria Mario Britto, inspirado nos manguezais de Sergipe.

Foto: Carlos Oliver
Logo na sequência, é possível visitar o Banheiro Respiro, idealizado pela arquiteta e designer de interiores Luciana Moreno, que traz esse nome junto com uma proposta focada no bem-estar. Sofisticado e com 53m², o espaço é dividido entre uma área de estar e quatro cabines. Logo na entrada, a fotografia da praia de Maresias, no Litoral Norte de São Paulo, é de autoria da própria Luciana e anuncia a proposta natural que guia todo o ambiente.
Repleto de contornos, design biofílico e uma paleta rica em tons de terracota, areia e de água (verdes e azuis), os visitantes são envolvidos em uma atmosfera ligada à natureza, ao bem-estar e à reflexão sobre um futuro mais sustentável e em harmonia com o planeta.
No banheiro, a arte também se expressa com obras brasileiras como a da artista manauara Flor Silva: a “Figa” em uma das paredes, também confeccionada com fibras, sementes e madeira caídas na Floresta Amazônica, e mais uma decoração pendente também elaborada com sementes e escamas de peixe pirarucu, mas na cor marrom. A fotografia também reforça sua presença com o acervo do fotógrafo Eduardo Toldres, da Toldres Gallery.

SERVIÇO – CASACOR São Paulo 2025
Onde: Parque da Água Branca – Rua Dona Ana Pimentel, 37 portaria G4 do PAB
Quando: até 03 de agosto de 2025
Horário de funcionamento do evento: Terça a domingo das 11h às 21h
Horário bilheteria: Terça a domingo* das 11h às 19h
* fechamento da bilheteria física 15 minutos após o último horário. A visita poderá acontecer até às 21h.
Bilheteria digital: https://appcasacor.com.br/events/sao-paulo-2025
Sobre Gleuse Ferreira Arquitetura
Sergipana e formada pela Universidade São Marcos desde 2005, atuou como estagiária no IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional) e, trabalhando, na mesma época no Estúdio Sarasá, participou de obras de restauro em São Paulo. Pós-graduada em Restauro Arquitetônico na UPC (Universidad Politécnica da Cataluña) também se dedicou a realizar um Master em Arqueologia na UB (Universidade de Barcelona). Ainda na Espanha, trabalhou na UT Remolar, empresa responsável pela obra do novo aeroporto de Barcelona, além do escritório do arquiteto Rafael Vila Rodriguez. Ao retornar para São Paulo em 2008, atuou com a arquiteta Cristiana Castro, onde teve seu primeiro contato com design de interiores, reforma de apartamento residenciais, decoração e se encantou por esse novo mundo. Hoje atua em seu próprio escritório e prepara-se para mais uma edição da CASACOR São Paulo.
@gleuse.arquitetura
79 98828-2905 | [email protected]
Aviso de Conteúdo Publieditorial
Este material foi desenvolvido em formato Publieditorial sob encomenda de um anunciante específico. A publicação integra nossa política de transparência com o público e com o mercado publicitário, assegurando clareza sobre conteúdos produzidos em parceria.